Como se preparar para ser um Mentor Humanizado

Como se preparar para ser um Mentor Humanizado

O termo Mentor nos remete a um personagem do escritor grego Homero, do século IX a.c. Mentor foi designado por Ulisses para preparar Telêmaco para ser o rei da Grécia em sua sucessão, enquanto lutava na guerra de Troia.

O termo foi incorporado pelos principais idiomas europeus, significando um orientador, tutor, conselheiro. Recentemente passou a ser apresentado distinto de coach.

Diferença entre Coach, Mentor e Mentor Humanizado

Um coach é alguém que, usando alguma metodologia pedagógica, utiliza um conjunto de competências e habilidades para levar uma pessoa a alcançar algum objetivo pessoal ou profissional.

Um Coach é de grande auxílio para o afloramento e o desenvolvimento das competências das pessoas. Mas pode não ser suficiente quando se trata de lidar com um sentido mais profundo de vida, com os anseios espirituais que transcendem e, muitas vezes, estão na origem das dúvidas e angústias existenciais que, por sua vez, desequilibram seu campo vivencial e relacional.

É aqui que entra o Mentor, que é, geralmente, uma pessoa experiente que inspira, orienta e estimula alguém em sua caminhada pessoal ou profissional. O Mentor norteia seu mentorado a superar suas limitações de crenças e valores, a buscar um sentido maior para o que faz ou quer fazer na vida ou na profissão.

É assim que nós entendemos a função de um Mentor Humanizado. O Mentor Humanizado é alguém que não busca reforçar uma cosmovisão mecanicista e cartesiana, olhando o ser humano como partícipe da vida em sua totalidade e não como mero instrumento de desenvolvimento econômico e social mergulhado no consumismo, sentindo-se ele mesmo objeto de consumo da grande máquina social.

Para se tornar um Mentor Humanizado, portanto, é imprescindível uma pessoa que já tenha passado por um processo de superação de suas limitações de crenças, valores e tradições culturais, em busca de um nível mais ampliado de percepção de si mesmo e do mundo a sua volta.

Não é fácil superar os paradigmas incrustados no inconsciente pessoal, que impulsionam as pessoas a se ajustarem ao campo social e cultural, a fim de as manter sob controle e ajuste a esses paradigmas, que travam a emergência de sua plenitude física, mental e espiritual.

As diferentes disciplinas e áreas científicas – tais como a psicologia, a física, a biologia, a neurologia, as ciências sociais e administrativas – estão em busca de uma visão mais abrangente e integradora, de uma concepção holística e sistêmica, que permita um encontro de valor incalculável entre a ciência e as milenares tradições, fazendo emergir um novo salto qualitativo planetário.

O Holomentor®

No trabalho prestadio com pessoas, a falta de ampliação de visão frequentemente mantém ou reforça o status quo gerador dos problemas e dificuldades. Reiteradamente os mentores, por falta de um preparo pessoal de auto superação em suas próprias limitações, não proporcionam a seus mentorados instrumentação e impulsão suficientes para seus saltos de qualidade.

O Instituto Holos de Qualidade tem uma proposta de formação de mentores com esta visão ampliada, simultaneamente sistêmica e holística, isto é, que enxerga tudo interligado, compondo um todo dinâmico, que atua simultânea e integradamente em seu interior e em todo o campo em que está inserido. O que Holos propõe nessas formações visa dar maior consistência teórica e prática a esta modalidade de Mentoring. Holos aplica os instrumentais e a metodologia do conjunto pedagógico denominado Sistema ISOR®, que dá ênfase especial em dois aspectos fundamentais:

  1. Na ampliação de visão, em direção a uma Cosmovisão ampla e profunda, holística, sistêmica e complexa, embasada na descoberta pessoal de um sentido maior de vida e de convivência com todos os diferentes níveis energéticos pelos quais se apresenta o universo, principalmente na difícil área dos inter-relacionamentos humanos.
  2. Numa visão evolutiva e dinâmica, que capta a progressão dos campos energéticos, através das macrocompetências da evolução da vida, aplicada ao cuidado com as pessoas, grupos, instituições, empresas e sociedade.

Esta é a principal razão por que em nossos cursos não é dada apenas uma formação em Coaching ou mesmo em Mentoring, mas sobretudo onde a ênfase é dada ao Holomentoring®, que inclui e transcende tanto o Counseling e o Coaching, quanto o próprio Mentoring.

Um Holomentor®, termo cunhado pelo Instituto Holos, é um Mentor que cultiva sua mente, buscando ampliá-la numa visão holossistêmica. Mas é, sobretudo, alguém que busca cultivar em si mesmo uma postura amorosa, de ajuda incondicional às pessoas no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Conclusão

Um curso não é suficiente para formar um Holomentor. É preciso, da parte do aluno, uma dedicação constante a seu autodesenvolvimento, buscando uma integração crescente de seu campo pessoal interior com a Fonte originante da vida e com o todo a sua volta. É preciso um cuidado permanente em seu campo relacional em busca de posturas focadas numa autocondução centrada, mirando o aqui e agora, estando plenamente presente, e usando comunicação real, sem jogos de poder e de controle.

Um Mentor Humanizado ou Holomentor® é alguém que cultiva a alegria de viver, alguém que gosta de se recolher para, através da meditação e de novos estudos, recarregar suas baterias energéticas e ampliar constantemente sua visão de mundo. Só assim poderá ele ter uma postura realmente humanizada, com profundo respeito pelo ser humano como expressão da Fonte, num compartilhamento carregado de afeto e respeito pela expressão própria de cada ser em plenitude.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem