Mentoring e Coaching Humanizado

Meu propósito é apresentar o Mentoring e Coaching Humanizado, pelo fato dele ser diferenciado das formações em Coaching comum que existem no mercado.

Esta diferenciação se dá em quatro esferas principais: visão, ferramentas, metodologia, e Intenção.

Vou aborda-las de uma forma integrada, visto que estas não estão dissociadas ou separadas entre si:

Inicio pela Visão, ou seja, pela conceituação inicial deste processo humanizado.

A visão está ligada à Mentalidade, e esta está por sua vez ligada à Visão de Mundo, ou então Cosmovisão de cada pessoa.

Geralmente o Coaching, é exercido com uma visão mais mecanicista ou tecnicista, mais separativa, pois está focado em resultados mais concretos, na obtenção de objetivos, alcance de metas. Está voltado a melhorias, ao desenvolvimento, onde predomina mais o raciocínio lógico, analítico. Desenvolver significa melhoria daquilo que já existe, não há mudança de paradigma. Muitas ferramentas utilizadas no Coaching são ferramentas da qualidade, como o 5W2H,  Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa, PDCA ou Método GROW de Whitmore, Análise SWOT, ferramentas de Assessment ou Análise Comportamental, Perguntas Poderosas, Planejamento Estratégico, ferramentas de gestão e assemelhadas.

O Coaching é, em geral, voltado para a busca de resultados. É um processo necessário e importante em várias situações. Vamos chamar isto de Fator Técnico.

O que é o Coaching Humanizado? Ora, é simples, é quando consideramos não somente o Fator Técnico do Coaching, mas também o Fator Humano.

Então, o que é este Fator Humano? Significa considerar os aspectos mais emocionais, o quociente emocional, onde o raciocínio lógico não funciona muito bem.

Temos que considerar o aspecto da visão de mundo, da mentalidade, da motivação, dos relacionamentos, da saúde, felicidade pessoal.

O Fator Humano corresponde aos aspectos da Liderança.

Através do gráfico podemos então entender melhor a união e a interdependência do  FATOR TÉCNICO e FATOR HUMANO.

O Fator Humano vamos chamar de Mentoring.

Em função disto quando usamos uma visão sistêmica, onde tudo está interligado com tudo veremos que o Mentoring e o Coaching são indissociáveis. Não podemos separar o Fator Técnico do Fator Humano. A Alta Performance de um profissional depende em torno de 80% da sua capacidade de liderança, lidar com o fator humano e em torno de 20% de sua capacidade técnica.

Mesmo um Coach, este terá pleno sucesso apenas se souber lidar com o fator humano do cliente, e não apenas o fator técnico de resultados e metas.

Então resumindo, teremos:

Fator Humano + Fator Técnico = Mentoring e Coaching Humanizado.

Lembre que estamos lidando ainda na esfera da Visão, Mentalidade ou Cosmovisão do Mentoring e Coaching Humanizado.

Atualmente a grande dificuldade das pessoas que se formam em Coaching é se prenderem ao fator técnico, de resultados, de obter metas, enquanto que a Vida é muito mais do que metas e resultados. São poucos os Coaches que entendem e sabem lidar com o fator Humano com desenvoltura. Isto pode resultar em frustrações para os clientes, pois na realidade suas verdadeiras dificuldades estão na condução da sua vida, em saber o que realmente precisam e buscam, que no fundo não são metas e resultados, mas buscam essencialmente uma felicidade de vida mais plena e profunda, além das metas e resultados, embora estas façam parte da vida, mas não como o fator essencial.

Este é um dos grandes diferenciais do Instituto Holos, ensinar a lidar com o que realmente importa, a  Vida Humana como um Todo, ou seja, o Mentoring que contém o Coaching.

A segunda esfera é o conjunto de instrumental de Ferramentas ISOR®

Ao lidar com o Fator Humano na totalidade e aplicado ao Coaching, precisamos estar embasados em algumas premissas:

  • Pessoas buscam felicidade e bem-estar em todas suas ações.
  • Empresas precisam de pessoas felizes para manter sua sustentabilidade.
  • Empresas existem para servir às pessoas e à sociedade a partir de sua lucratividade e colaboração de todos.
  • Dificuldades existem, mas podem ser superadas pela ampliação da mentalidade e novas visões de mundo e exercício da permanente aprendizagem.
  • Todo Ser Humano é sábio por sua natureza, e todos tem as respostas dentro de si.
  • Para lidar com pessoas precisamos utilizar abordagens mais sistêmicas e humanizadas, baseadas no respeito à cada um, e descartar abordagens menores.
  • Entendemos que o exercício da generosidade é a primeira fonte de felicidade real.
  • Os seres humanos devem ser tratados de forma apreciativa.

O Sistema ISOR® é uma metodologia diferenciada e única, pois nasceu no Brasil, fruto de um processo histórico de quase 90 anos, altamente depurado por milhares de participantes e permanentemente atualizado para a realidade atual, tendo 4 vertentes principais – SABEDORIA, MENTALIDADE, CIÊNCIAS E LIDERANÇA, de onde se extraiu o melhor dos melhores nomes em cada uma destas áreas do conhecimento humano.

Portanto o Sistema ISOR® é uma linhagem já estabelecida, com uma egrégora, clima ou campo de energia próprio que visa a coerência humana. Utiliza-se, sobretudo, Referenciais Gráficos (Holográficos) autoexplicativos, formando um know-how próprio e uma Metodologia peculiar de aplicação e aprendizado, com base no autodesenvolvimento e na ampliação da Mentalidade e Visão.  ISOR® vem do prefixo grego ISOS, que significa “igual” ou “da mesma forma”; e o “R” final abrevia a palavra Relacionamento e nos remete a atividades isomórficas, isto é, coerentes e condizentes.

O Sistema ISOR® referencia, instrumenta e amplia as possibilidades de coerência nos diferentes aspectos da vida, tais como relacionamentos, automotivação, equilíbrio, assertividade, clima pessoal e organizacional, espiritualidade, coerência, felicidade interna, centramento, tomada de decisões, ampliação da mentalidade, administração e superação de conflitos, gestão de carreiras, gestão de mudanças, construção de equipes, sinergia e muitos outros temas de fundamental importância a todas as pessoas e profissionais.

As ferramentas ISOR® são apresentadas geralmente em forma de gráficos, que buscam traduzir as leis universais nas atividades diárias.

Vou abordar agora a Metodologia do Sistema ISOR®.

Os participantes da Formação em Mentoring e Coaching Humanizado ISOR® recebem as ferramentas temáticas ISOR®, além de várias técnicas e referenciais de apoio para as atividades de Mentoring e Coaching Humanizado.  

A metodologia que propomos é aberta, ou seja, o participante determina o modo como vai utilizá-la frente a cada cliente.

O que sugerimos é que cada profissional aplique a cada sessão (encontro ou agenda) uma ferramenta temática com seu cliente, e que explore este aspecto específico na vida pessoal e/ou profissional do cliente, e assim sucessivamente até completar 10 ou 12 encontros temáticos.

Quando um cliente consegue reciclar uma determinada questão, na realidade ela já resolveu várias questões simultaneamente na sua vida, pois uma questão estará presente em várias outras situações. Resolveu uma, resolveu várias!

No final destas aplicações, as principais dificuldades do cliente já estarão sanadas e o cliente terá dado um forte salto evolutivo na sua vida.

Isto permitirá que o Profissional e o cliente tenham uma linguagem em comum, conheçam os mesmos referenciais, o que irá facilitar sobremaneira as sessões seguintes que são abertas, ou seja, o cliente traz as suas questões a cada encontro subsequente, mas que certamente vão se referir a um dos referenciais temáticos anteriormente trabalhados.

Outrossim, o profissional poderá inserir em sua atividade com os instrumentais ISOR® outros conhecimentos ou metodologias que conheça e que queira aplicar, por exemplo, exercícios de PNL, conhecimentos de eneagrama, yoga, arte marcial, psicodrama, constelações familiares ou organizacionais, tarô, meditação, I ching, etc.

O profissional formado em ISOR® é aconselhado a aplicar as ferramentas de uma forma própria.

Além disso, fornecemos roteiros explicativos, materiais de apoio como textos, vídeos e apresentações de powerpoint.

Nossa ultima esfera é o que denominamos de INTENÇÃO do profissional. É talvez a parte mais profunda e delicada do Mentoring e Coaching Humanizado.

A intenção é um dos aspectos mais profundos do Ser Humano, o qual também está ligado à motivação do profissional.

 

Nós enfatizamos muito o que denominamos de postura prestadia.

Esta contém uma motivação e intenção sadia, de atuar com amor verdadeiro e com compaixão verdadeira para a evolução e crescimento pessoal e profissional de nosso cliente. Nada menos do que isto.

Será incongruente atuar com a motivação de apenas sobreviver e ganhar dinheiro a qualquer custo.  A parte financeira sempre deverá ser visto como uma decorrência ou resultante, e nunca como uma causa em si mesma.

segunda esfera Isto pode resultar em frustrações para os clientes, pois na realidade suas verdadeiras dificuldades estão na condução da sua vida, em saber o que realmente precisam e buscam, que no fundo não são metas e resultados, mas buscam essencialmente uma felicidade de vida mais plena e profunda, além das metas e resultados, embora estas façam parte da vida, mas não como o fator essencial.

Este é um dos grandes diferenciais do Instituto Holos, ensinar a lidar com o que  realmente importa, a  Vida Humana como um Todo, ou seja o Mentoring que contém o Coaching.

Nossa intenção de ajudar as outras pessoas deve nossa maior meta, pois não há nada mais elevado no mundo do que beneficiar pessoas e praticar a generosidade.

Cada vez que somos generosos, nós nos sentimos bem. Você se sente bem não porque fez uma generosidade em si, mas porque abriu espaços internos onde o bem estar e a nossa  sabedoria inata podem fluir naturalmente.

Você quer ser feliz? O meio mais rápido é ajudar as pessoas com clareza de intenção.

Fica aqui meu convite para você fazer a Formação em Mentoring e Coaching Humanizado ISOR® comigo! Contacte com o Instituto Holos pelo site www.holos.org.br ou e-mail [email protected]

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem