Uma percepção e superação da depressão

Se está deprimido, fique deprimido, não “faça” nada. O que você pode fazer? Qualquer coisa que faça, fará devido à depressão e isso vai deixá-lo mais confuso. Você pode rezar a Deus, fazer promessas, mas vai rezar  de modo tal que deixará até Deus deprimido com as suas orações!
Como você está deprimido, qualquer coisa que fizer virá acompanhada de depressão. A depressão te acompanha em todas as atividades, causará  mais confusão, mais frustração, mais dificuldades e assim fica cada vez mais deprimido,  é um círculo vicioso, um ciclo sem fim.

É melhor ficar com a depressão original do que criar ainda mais frustração e mais e mais depressão. Considere que se está deprimido, é assim que a existência está se manifestando para você agora. Você está deprimido, então continue assim. Espere e observe. Você não vai poder ficar deprimido por muito tempo, porque nada é permanente. Este mundo é um fluxo permanente, não dá para mudar  as leis  básicas, de modo que possa continuar deprimido para sempre.

Tudo está em movimento e em mudança. A existência é como um  rio, a existência não pode parar para alguém,  para que esta pessoa  possa continuar deprimida para sempre. A pessoa também está em movimento — já mudou. Se você olhar  a depressão, verá que nem ela é a mesma,  é diferente, está em constante  mutação.

Só observe, continue com a depressão e não faça nada. É assim que a transformação acontece: por meio do não-fazer.

Sinta a depressão, prove-a, vivencie-a, esse é o seu destino, ela está ali presente, mas quando menos esperar você perceberá que ela desapareceu, porque a pessoa que aceita até mesmo a depressão não pode ficar deprimido.
A pessoa cuja mente  consegue aceitar até a depressão não permanece deprimida! A depressão precisa de uma mente que lute contra a depressão, que  não aceite a depressão, precisa de uma mente  que diz esta depressão  não é boa, que a depressão  não devia ter acontecido, não devia mesmo estar ali; as coisas não deveriam ser desse jeito”. A mente que nega, rejeita e não aceita a depressão é a mente ideal para a depressão.

O “não gosto, não quero a depressão” é a reação básica; é uma mente que rejeita, mas entendamos que até  a felicidade será rejeitada por uma mente como essa.. Essa mente descobrirá algo para rejeitar a felicidade também.

Quando a felicidade surge para esta mente, ela dirá que algo está errado. Se está feliz achará que existe alguma coisa errada: “Bastou meditar durante alguns dias para eu ficar feliz? Isso não é possível!” A mente sem aceitação não aceita nada, nem mesmo a felicidade.

Mas, se você conseguir aceitar a solidão, a depressão, a  confusão, a  tristeza, você já estará transcendendo. Aceitação é transcendência. Você eliminou o próprio motivo da depressão, então ela não pode continuar.
Experimente isto:  Seja qual for o seu estado de espírito, aceite-o e aguarde até que esse estado mude por si só. Você não estará mudando nada, poderá sentir a beleza quando o seu estado de espírito muda naturalmente. Você verá que é como o sol nascendo pela manhã e se pondo à noite, e assim um dia após o outro, dia após dia. Então com a mente confusa, com a mente deprimida,  é melhor esperar e não fazer nada, para que a confusão desapareça. Ela vai desaparecer; nada é permanente neste mundo. Você só precisa de muita paciência. Não tenha pressa.

Lembre-se sempre  que nada  é permanente; a vida é um fluxo. É impossível entrar duas vezes no mesmo rio porque o rio nunca para de fluir; tudo já terá mudado. E não só o rio flui, você também flui. Você também estará diferente; você também é um rio fluindo.

Veja essa impermanência de tudo. Não tenha pressa, não tente fazer coisa alguma, não apresse o rio!. Apenas espere! Espere num total não-fazer.

E, se conseguir esperar com total aceitação, a transformação acontecerá. Essa espera é a transformação.

Marcos Wunderlich – adaptado dos  ensinamentos de Osho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem