Planejamento e autocuidado ajudam a aumentar a produtividade no home office

Atuais mudanças estruturais em rotinas produtivas levaram muitos trabalhadores a exercer suas funções dentro de casa. Para manter a produção em alta, equilíbrio entre vida pessoal e profissional deve conduzir prazos e cronogramas.

O ano de 2020 vai entrar para a história como um marco para o mundo do trabalho. A pandemia do Covid-19, que teve contornos de tragédia em muitos países, alterou dinâmicas e rotinas de diferentes atividades profissionais.  Nestes últimos cinco meses, por exemplo, trabalhar em casa tem sido uma realidade para muitas pessoas. Diante desse cenário, manter ou ampliar a produtividade é um desafio que pode ser superado a partir da consolidação de comportamentos específicos.

Podemos entender produtividade como ação, uma atitude que tem o objetivo de realizar algo, executar uma tarefa. Essa atitude não depende de grande quantidade de tempo ou insumos, ou seja, podemos ser produtivos em menos tempo e com menos recursos. A produção é o que resulta da produtividade, que quanto maior for, maior serão seus frutos.

Se adaptando ao Home Office

O ser humano tem a capacidade de se adaptar, de extinguir ou criar crenças, pontos de vista, comportamentos. Estamos em evolução e nossa mentalidade pode acompanhar esse processo. Isso quer dizer que mudar é uma decisão que podemos colocar em prática. O universo de trabalho já estava se articulando de diferentes maneiras desde a popularização da internet, especialmente a partir do ano 2000, e da recente adoção de novas tecnologias de comunicação e automação. A rede aproximou pessoas e permitiu que se reunissem, mesmo estando fisicamente distantes. Aqui temos um exemplo de como a tecnologia contribuiu para o surgimento de relações sociais e também para alterar processos produtivos, reduzir custos e acelerar a circulação de ideias e produtos.

Muitos gestores viam o home office como uma possibilidade apenas para grupos específicos de trabalhadores. Mas hoje sabemos que o conforto de casa pode ser local de trabalho para variadas profissões. O ideal a fazer é delimitar os ambientes a fim de que não haja mescla da vida pessoal com a profissional.

Essa mudança de padrão foi proporcionada por uma crise sanitária, que é o lado ruim de atual realidade. O fato é que o ser humano, mais uma vez, demonstrou que é capaz de se adaptar a diferentes situações, já que sua sobrevivência também está vinculada à competência de criar estratégias para alcançar determinado objetivo – isso é o que o homo sapiens (homem sábio) sempre fez.

A adaptação envolve mentalidade, que impacta em nosso comportamento, isto é, na criação e consolidação de hábitos saudáveis que nos ajudam a sermos mais produtivos e alcançarmos nossos sonhos e objetivos. Portanto, trabalhar remotamente requer outra maneira de agir, em comparação com a do ambiente presencial.

Eu sou minha mente

Que tal começar a usar a mente para aumentar a coragem diante deste momento de incertezas e instabilidades? Sejamos sinceros, incertezas e instabilidades são características cada vez mais presentes em nossa realidade contemporânea e, a princípio, sempre existirão. Usar a mente para não adoecer pode evitar fadiga física e mental. Uma mente saudável é plena de pensamentos positivos. Aproveite esse estado e o canalize para o cumprimento de tarefas que farão com que o seu dia tenha sentido. Assim, será mais fácil gerenciar o tempo e cumprir as demandas com menos angústia e maior assertividade.

Muitas vezes, passamos o dia realizando diversas tarefas, envio de e-mails, acesso constante do Whatsapp, ida ao banco, supermercado. Será que estamos sendo produtivos? Destine um tempo para atividades profissionais e relaxe no momento certo. Além de dividir o dia em diferentes iniciativas, você também está exercendo o autocuidado, evitando estresse e acúmulo de tarefas, dois impeditivos da obtenção de resultados.

E nos momentos em que você está relaxando, aproveite para ter um momento de reflexão e autoconhecimento, você pode iniciar a prática da meditação com apenas 1 minuto e conforme for se habituando com essa prática, você pode ir aumentando o tempo. Uma ótima dica é você meditar antes de iniciar o dia de trabalho, pois assim você terá mais clareza para as atividades do dia, conseguirá controlar um pouco mais os momentos de ansiedade e, com isso, terá um dia muito melhor.

Trabalhar em casa é como estar na empresa. Não vamos ao nosso local de trabalho de pijama (na grande maioria das vezes), desalinhados, sonolentos, não comemos sobre a mesa de trabalho. Então, o espaço de home office é área de trabalho. É lá que criamos, produzimos, resolvemos problemas, apontamos soluções. É lá onde somos produtivos, onde empregamos nossa força para entregar o melhor dentro de prazo e cronogramas definidos.

Produtividade

Dedique-se ao processo

Como vimos, a produtividade é um processo, no qual desempenhamos ações para obter os resultados desejados. Um processo que utilizamos conhecimentos, dados, tecnologias, bem como mente, cognição, sensibilidades. Completar com êxito as diferentes etapas envolvidas nessa dinâmica com certeza impactará no trabalho final. E isso fazemos quando estamos em local que é apropriado para nós e quando nossa mente atua a favor, não contra, diminuindo ou bloqueando a capacidade de pensar, criar e produzir.

Processo quer dizer que no caminho para chegarmos a um objetivo todas as suas etapas devem ser completadas, pois cada uma delas é importante. Um telefonema, uma conversa por videoconferência, a leitura de um relatório, a criação de uma planilha no Excel, o tratamento de uma imagem, enfim, esteja presente em todos os momentos, foque em uma atividade por vez e evite fazer várias tarefas simultaneamente. Multitarefas é uma falsa sensação de produtividade. Uma coisa de cada vez.

Durante o envolvimento com o processo, evite pensar muito no resultado final, porque pode gerar angústia e ansiedade, aspectos que contribuem para prejudicar a saúde mental e comprometer o foco e até mesmo a qualidade do trabalho. Em produtividade, a trajetória de produção é importante e cada etapa tem o seu valor para a obtenção de um resultado satisfatório.

Organize-se!

Com organização, você vai poder viver o agora. E também impor alguns limites em sua rotina profissional diária. Quando estamos em casa, podemos cair na tentação de trabalhar mais do que a carga horária que estávamos acostumados no presencial. Mas isso é um equívoco, pois chega um momento que é preciso parar e descansar para que estejamos preparados para o dia seguinte. Então, ter uma boa noite de sono, alimentação balanceada, rotina de atividades físicas, dicas que médicos, nutricionistas e educadores físicos destacam, ajuda-nos a seguirmos em frente em nossas atividades, com mais força e disposição.

Um bom planejamento consegue diminuir a sobrecarga de urgências, fazendo com que tenhamos mais tempo para visualizar possibilidades, criar de modo estratégico. Um bom planejamento permite que prosperamos em diversos âmbitos da vida. Comece o dia já sabendo o que irá fazer, quais são as demandas que precisa atender. Claro que não há nada de impositivo, você pode mudar alguns itens da lista, mas tenha em mente aonde quer chegar para terminar o dia com uma sensação de orgulho de dever cumprido.

Para um bom planejamento, leve em conta o seguinte:

  1. Quais objetivos quero alcançar?
  2. Quais tarefas preciso fazer para alcançar os objetivos?
  3. Qual a ordem de realização dessas tarefas?
  4. Quais recursos (tempo, dinheiro, aprovação de alguém etc.) disponíveis?
  5. Se me faltar algum desses recursos, quais tarefas farei para consegui-los?

Uma rotina organizada, com metas claras a serem alcançadas, e ferramentas tecnológicas eficientes são fundamentais para manter a produtividade em alta, mas de nada adianta tudo isso se sua mente não estiver em sintonia com uma postura pró-ativa, de realização, de alguém que sabe o que quer conquistar, mesmo em tempos de distanciamento social e de mudanças que estamos vivendo.

Ser feliz é um ótimo estímulo para a produtividade. Algumas dicas para deixar sua vida mais alegre:

  • Tenha um hobby;
  • Durma bem;
  • Cultive bons relacionamentos;
  • Se aproxime de pessoas felizes;
  • Não reclame.