O que é MindSet?

O que é MindSet?

O MindSet funciona como um espelho da alma, que retrata a maneira como enxergamos o mundo e também qual é a nossa resposta diante dos acontecimentos ou frente aos próprios  pensamentos.

MindSet é uma palavra muito utilizada nos últimos tempos, principalmente no mundo do Coaching, Mentoring e da Psicologia, mas você sabe o que significa?

A palavra tem origem no inglês, e pode ser desmembrada em dois termos: “mind”, que significa mente, e o termo “set”, que pode ter inúmeras traduções, mas a que mais se encaixa neste contexto é configuração. Podemos dizer então, que mindset nada mais é do que a configuração da mente.

Na prática, mindset significa o tipo de mentalidade que cada indivíduo tem sobre a própria vida. É a maneira como você organiza os seus pensamentos, como decide viver e como interpreta  as situações e desafios do dia a dia.

Como o MindSet funciona?

A forma como você reflete sobre certa situação e, principalmente, de que maneira decide agir depois dessa análise, pode determinar o seu sucesso ou sua falha. O MindSet funciona como um espelho da alma, que retrata a maneira como enxergamos o mundo e também reflete qual é a nossa resposta diante dos nossos pensamentos.

Existem três tipos de consequências que podem se originar a partir do MindSet: a positiva, a neutra ou a negativa. Vai depender do tipo de MindSet que o indivíduo possuir na vida.

A união de ideias, crenças e valores que um indivíduo possui é responsável pelo seu MindSet, que pode ser traduzido como um modelo mental dominante. Este modelo é responsável pelo modo como a pessoa compreende, enxerga e julga tudo o que ocorre em sua vida, determinando suas decisões e atitudes. Refere-se à percepção que cada um possui da realidade em que está inserido, conduzindo e retratando a sua vida.

Os tipos de MindSet: Fixo x Crescimento

Mindset Fixo

Quando o indivíduo tem seu mindset fixo significa que ele acredita que a sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. Esses indivíduos já nasceram com um “dom”, uma “genialidade”, que não se transforma. É assim e ponto final. Ou é inteligente ou não é. Ou possui habilidade ou não possui.

Raramente essas pessoas assumem a responsabilidade pelos seus atos, procurando sempre por desculpas externas para justificar quando alguma coisa não dá certo, ou não acontece de acordo com o esperado.

MindSet de Crescimento

Em oposição ao MindSet fixo, o de crescimento confia que obstáculos e limitações sempre espelham uma oportunidade de superação e aprendizado. São indivíduos movidos por desafios. O esforço não é somente essencial, existe também a crença da valorização do trabalho duro e do mérito, ao invés de apenas a premiação por resultados.

Desse modo, é a partir das dificuldades e desafios, que os neurônios humanos realizam importantes conexões, que os tornam mais inteligentes. Ou seja, praticar e treinar é o que os indivíduos com mindsets de crescimento focam, para aperfeiçoar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.

Desenvolvendo e aprimorando

Da mesma maneira que o mindset pode ser construído, ele pode ser modificado. Isso quer dizer que você pode desenvolver uma nova realidade, da qual deseja fazer parte, e começar a viver com base na mesma. Para mudar efetivamente um hábito ou comportamento, é necessário mudar também o seu mindset, ou seja, sua maneira de ver o mundo.

É possível criar uma mentalidade diferente daquela que se está acostumado e que foi moldada pela história de vida de cada um. Isso resultará no alcance de resultados diferentes daqueles já alcançados, com uma performance ainda melhor e maior.

Para mudar sua mentalidade você precisará se libertar de suas crenças limitantes, que geralmente são experiências negativas, traumas ou medos que você já vivenciou no passado. Caso você com frequência baseie suas ações futuras no seu passado, provavelmente estará sujeito a caminhar com medo e isso será um dos motivos que irá dificultar bastante a sua jornada rumo ao sucesso.

O primeiro passo para uma mudança positiva de suas ações, pensamentos e comportamentos é assumir trabalhar com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento. Este pode ser potencializado através da inteligência emocional, permitindo que você consiga lidar melhor com suas próprias emoções e sentimentos.

Adquirindo Aliados

O Mentoring é um ótimo aliado na busca pelo MindSet, desenvolvendo e potencializando o autoconhecimento do indivíduo, trabalhando a sua inteligência emocional. O que pode (e vai) trazer grandes frutos para o mentorado, tanto na sua vida pessoal quanto na vida profissional, melhorando também as relações humanas.

No Instituto Holos em nossos cursos de Formação de Mentoring e Coaching Humanizado ISOR®  ou na Formação de Líderes Transformacionais utilizamos sempre uma abordagem ou Mindset Holossistêmico, ou seja, uma visão ampla holística,  aliada à visão sistêmica – da interligação das diversas partes.

Entre em contato conosco, e aprenda a desenvolver o seu MindSet de maneira positiva e eficaz, em especial nos tempos atuais de mudanças complexas e disruptivas que estão acontecendo em todo planeta. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem