Meta SMART – Descubra o que é e como aplicá-la!

As metas SMART demandam que a pessoa ou empresa trace metas com especificidade, relevância, prazos e ferramentas para mensurar tudo que será realizado até que essa meta seja alcançada.

Metas Smart: Se observarmos o termo “smart” podemos supor que significa “esperto” em inglês, o que pode ser resumidamente a essência da ferramenta, um método esperto, inteligente, para estabelecer metas e objetivos, entretanto o termo vai além disso.

As metas SMART demandam que a pessoa ou empresa trace metas com especificidade, relevância, prazos e ferramentas para mensurar tudo que será realizado até que essa meta seja alcançada.

A sigla é composta pelas questões que devem ser analisadas na definição da meta do coachee (pessoa que está recebendo o auxílio do coach), são elas:

  • SPECIFIC (específico) – Trata-se do objetivo que a pessoa deseja atingir;
  • MEASURABLE (mensurável) – São os indicadores que podem ser medidos ao longo do processo: tempo, custo, peso, distância, entre outros;
  • ACHIEVABLE (alcançável) – A meta é alcançável? Existem condições para alcançá-la? Nesta fase, o objetivo é avaliar essas questões e rever as metas;
  • REALISTIC (realista) – Este é o momento em que deve-se questionar se a meta está dentro da realidade e qual a relevância desse objetivo para a vida do coachee;
  • TIMED (tempo definido) – Esta etapa consiste em estabelecer dia, mês e ano para o alcance da meta. Colocar prazos é uma excelente forma de evitar a procrastinação da meta.

Por que estabelecer metas?

Estabelecer metas pode parecer uma tarefa simples e comum, estamos acostumados a ver pessoas que parecem já familiarizadas com o processo de pensar, elaborar e colocar em prática as estratégias necessárias para atingir as metas pré-estabelecidas. Entretanto, traçar metas não é um processo tão básico e simples quanto parece. Requer estudo, informações, ferramentas e metodologia.

De modo breve e prático, metas são objetivos quantificados e apropriadamente especificados. É importante lembrar que metas são temporais e totalmente ligadas a prazos. 

Colocar metas em prática muitas vezes significa mudar hábitos nocivos instalados há tempos ou até mesmo criar novos hábitos. Como o processo de uma meta SMART é de médio a longo prazo, a consistência das suas ações é que será o coeficiente definitivo entre o sucesso e o fracasso.

As metas SMART servem tanto para metas pessoais quanto para metas corporativas. Quando uma meta é traçada, fica claro para a pessoa/empresa que aquele é o estado ou o lugar que ela pretende alcançar.  Definir a meta SMART é parte importante do processo de mudança. 

A definição de metas pode parecer muito difícil, mas acredite, é muito compensador quando conseguimos fazê-lo. Para isso é necessário um planejamento especializado, para evitar frustrações ou se sobrecarregar com muitas metas. Ter clareza de objetivos através de um planejamento estruturado ajudará na hora de colocar a ideia para o mundo.

Passo a passo para traçar uma meta SMART

A elaboração de uma meta S.M.A.R.T. contempla os seguintes passos:

  1. Qual é o seu objetivo? (Definir o objetivo em termos positivos)
  1. O que você quer?
  1. Quando, onde e com quem?
  1. A meta está centrada em você e depende de você?
  1. Sua meta é alcançável?
  1. Seu objetivo é relevante?
  1. Como você vai saber que está conseguindo o objetivo e como vai saber que já conseguiu? 
  1. O que impede você de alcançar seu objetivo?
  1. O que já tentou no passado para conseguir o seu objetivo?
  1. Como o objetivo afetará sua vida? 
  1. Que capacidades e recursos você já tem para ajudá-lo a conseguir o seu objetivo? 
  1. O que, especificamente, você vai fazer para realizar esta meta?

Vantagens do Método SMART

Clareza na visão final

Uma forte vantagem em aplicar o método SMART é que, sem uma visão apropriada e estabelecimento de metas, a pessoa estará vagando sem um objetivo pertinente. Para evitar a perda de tempo desnecessário e desperdício de dinheiro, é prudente apontar os objetivos mais definidos. 

Permite uma melhor concentração

Com a definição do objetivo, permite ao coachee uma melhor concentração ao que deve-se focar. Além disso, irá evitar distrações com as atividades cotidianas e evitar também o desperdício de recursos.

Alcançar mais rápido o objetivo

Quando se estabelece metas a longo prazo, isso pode ajudar a motivação para o alcance do objetivo e levá-lo adiante. Sempre que se sentir desmotivado, pense e foque no objetivo e siga em frente. 

Promover a autodisciplina

Se a pessoa não tiver disciplina adequada, será difícil para ela alcançar uma meta específica. Tente se disciplinar e se concentrar no método que poderia-se usar para atingir esse objetivo.

Definir suas prioridades

No método SMART é importante saber quais são as prioridades. Essa é uma maneira segura de atingir uma meta. Definir as prioridades. Fica mais fácil para atingir seus objetivos. 

Permite fazer o “seu melhor”

Estabelecer as metas pode ajudar o indivíduo a crescer além dos limites e ser uma pessoa mais forte e confiável, dando o melhor de si mesmo.

Criatividade e inovação

Estabelecer metas torna a pessoa criativa e inovadora em tudo que está fazendo. Estimulando o pensamento criativo. Isso ajuda a ter uma nova perspectiva do futuro e a atingir os objetivos de maneira consistente.

Ajuda a gerenciar tempo

Definir a própria linha do tempo e tentar atingir o maior número de metas possível. Isso irá  ajudar a trabalhar sob algum tipo de pressão com mais tranquilidade. 

Dever de tomar atitude

Simplesmente configurar uma meta não ajudará o coachee a chegar a qualquer lugar. Tentar tomar atitudes junto a esses objetivos. Eles vão fazer com que sinta comprometido no alcance de suas metas. 

Dá o sentimento de dever cumprido

Ao atingir um objetivo, o indivíduo se sentirá gratificado. Isso fará com que sinta uma grande felicidade e satisfação como pessoa.