Por que as metas de ano novo desta vez precisam ser diferentes?

Por que as metas de ano novo desta vez precisam ser diferentes?

Estamos nos aproximando a mais um encerramento de ciclo, quando isso acontece é natural nos posicionarmos frente aos objetivos e metas destacados no começo do ano para entender quais foram os resultados.

Geralmente é um momento de indisposição em que a pessoa sente que fracassou consigo mesma quando percebe que diversas metas ficaram pelo caminho. Uma saída é buscar justificativas alimentadas pela própria condescendência, outro caminho, por outro lado é encarar as metas de ano novo como algo completamente desnecessário. Explico o porquê.

As metas de ano novo só servem para alimentar frustrações

Metas de ano novo que dizem respeito a mudanças radicais de hábitos como perder peso, parar de fumar, comer de maneira mais saudável nem sempre são movidas por uma vontade pessoal. Diversas marcas incorporam tais metas em seus discursos e com isso recebemos ordens de diferentes lugares que nos mandam “coma mais vegetais!”, “você precisa perder emagrecer para se sentir bonita”, “você é o que você come”, “sua qualidade de vida está em perigo”, e estes são apenas alguns exemplos.

Na verdade, metas são etapas possíveis de serem atingidas dentro de um cronograma planejado. Se você não tem um plano para alcançar a meta, dificilmente vai conseguir atingi-la. Metas de ano novo, portanto, precisam estar alinhadas ao propósito de Vida do indivíduo, propósito que é elaborado por ele sendo auxiliado por técnicas capazes de esclarecê-lo e transformá-lo durante este processo.

Sem um propósito de Vida, o indivíduo passa a adotar metas de ano novo que não são suas e impõe a si mesmo situações de frustração e ansiedade. Uma meta de ano novo que não está dentro de um planejamento vai ficar pelo caminho gerando na pessoa um sentimento de incapacidade e incompletude.

Essas sensações se somam a outras crenças e distorções de visão de mundo prendendo o indivíduo em armadilhas mentais que vão travando lentamente o desenvolvimento do seu potencial.

Proponha metas possíveis

Como alternativa às irreais metas de ano novo, você pode se propor a fazer diferente este ano, escolhendo metas possíveis e alinhadas ao seu propósito de Vida.

Para isso, basta iniciar um movimento em direção ao seu autoconhecimento. O primeiro passo e tentar criar uma comunicação sincera e clara consigo mesmo para assumir hábitos, comportamentos e emoções que possam estar desalinhados ao seu plano para o ano que vem.

No próximo ano você deseja se propor um desafio? Talvez assumir uma nova posição no mercado de trabalho ou até mesmo empreender por exemplo. Para que esta meta de ano novo possa ser possível de ser cumprida em 365 dias faça uma listas dos seus pontos fortes e dos pontos fracos atualmente e compare-as com as características do profissional que você deseja se tornar ao final do ano que vem. Identificou alguma oportunidade de crescimento? Liste todos os cursos e eventos que você precisa participar, conhecimentos que precisa adquirir e habilidades que devem ser desenvolvidas.

Com isso, será possível montar um plano de ação e um cronograma. Metas de ano novo embasadas possuem muito mais chance de serem atingidas!

Metas de ano novo devem fazer parte de objetivos estratégicos

 

Colocar como meta o hábito de se alimentar de maneira mais saudável é um erro estratégico. A meta precisa ter um valor e uma data limite para ser alcançada. Sem atrelar essas características o indivíduo cai na máxima de “quando chegarmos na meta, dobramos a meta” e isso já está provado que não é a maneira mais adequada de planejar e conquistar bons resultados.

A alimentação saudável é um hábito para a vida toda. Há momentos que o indivíduo pode se sentir descuidado em relação a sua própria imagem ou saúde, para mudar esta sensação é preciso elaborar metas condizentes com objetivos estratégicos. Se você deseja emagrecer bastante, por exemplo, construa um planejamento alimentar que o leve a perda de peso gradual dentro de uma margem esperada e coloque uma data para atingir este novo peso. Assim, você estará usando o planejamento de maneira eficiente principalmente se o emagrecimento estiver relacionado a uma transformação pessoal mais profunda em sua vida.

Os objetivos estratégicos ajudam a não formular metas de ano novo desnecessárias. Cortar o cabelo, renovar o guarda-roupa não são metas de ano novo consistentes com objetivos transformadores. O aprimoramento da comunicação visual incluindo a imagem da pessoa, sua postura, sua assertividade de conduta e sua desenvoltura ao falar são objetivos mais interessantes e que estão à serviços de resultados com propósito. Procure, portanto, embasar as metas de ano novo a objetivos que fazem parte da sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.

Metas de ano podem se transformar em uma armadilha que ajudam a perpetuar ciclos de autossabotagem e frustração. Saber elaborar metas com propósito é um diferencial para este ano.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem