Entenda como Aplicar a Análise SWOT Pessoal e o que ela Revela sobre Você

Entenda como Aplicar a Análise SWOT Pessoal e o que ela Revela sobre Você

A análise SWOT é uma ferramenta que faz parte do planejamento estratégico empresarial com ótimos resultados quando aplicada para o desenvolvimento pessoal. Esta metodologia difundida nos Estados Unidos no início da década de 1960 foi ganhando adeptos entre grandes administradores do mundo e hoje faz parte dos mais elogiados currículos e programas de capacitação para empreendedores e empresários.

A palavra SWOT é na verdade uma sigla em inglês que significa Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essas quatro palavras formam um quadrante conceitual capaz de fornecer alguns insights para o gestor sobre a situação atual de seu negócio ou para o indivíduo que deseja saber mais de seu perfil pessoal e profissional.

A análise SWOT pessoal pode vir ou não acompanhada de outras técnicas e ferramentas alinhadas a uma metodologia mais abrangente como o Mentoring, o Coaching e o Advice ISOR®.. Quando aplicada dentro de um contexto que permita o desenvolvimento holossistêmico do indivíduo o que ela revela pode ser valioso para as etapas futura do trabalho de desenvolvimento pessoal.

No entanto, caso você esteja interessado em conhecer primeiro como funciona a análise SWOT pessoal antes de iniciar um trabalho mais completo de aprimoramento, veja a seguir como aplicá-la.

A análise SWOT aplicada para o desenvolvimento pessoal

Para conhecer esta ferramenta, você pode aplicá-la neste momento. Divida uma folha de papel em quatro partes e seguindo o sentido horário nomeie cada um dos quadrantes na ordem Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Organize seus pensamentos para canalizar sua atenção total para esta tarefa neste momento. Veja o que você deve escrever em cada quadrante.

Strenghts (Forças)

Faça as seguintes perguntas para si mesmo e procure respondê-las com total sinceridade e franqueza.

Quais habilidades você desenvolveu a partir da sua formação acadêmica?

Você tem algum conhecimento certificado ou não que o diferencia das demais pessoas?

Em quais tarefas ou atividades você avalia seu desempenho como ótimo ou excelente?

Como você acha que as pessoas avaliariam seus pontos fortes listados neste quadrante?

Quais valores de Vida você considera mais importante?

Weakness (Fraquezas)

Neste quadrante, procure não ser muito duro consigo mesmo, mas avalie de forma honesta os pontos que podem ser interpretados como fraquezas no seu perfil pessoal e profissional.

Quais conhecimentos você ainda não domina e que considera importante para a sua vida?

Quais cursos ou eventos você gostaria de ter realizado/participado?

Dominar alguma área técnica é importante para você? O que falta para que você se considere especialista nesta área?

Que características comportamentais gostaria de mudar em você? Essas características são percebidas como negativas por outras pessoas?

Você gostaria de se candidatar a uma vaga específica mas ainda não tem todos os requisitos necessários? Quais são esses requisitos?

Como você acha que as pessoas avaliam as essas fraquezas você?

Opportunities (Oportunidades)

Dentro da sua área profissional, existe alguma necessidade que ainda não foi atendida? Examinando suas forças e fraquezas, você conseguiria propor uma solução para essa necessidade?

Você conhece outros profissionais na sua área ou em áreas adjacentes que podem levá-lo a formar novos contatos relevantes para novas oportunidades?

Você mudaria alguma coisa na sua forma de executar tarefas?

Você percebe algum movimento de mudança ou tendência dentro da sua área profissional que ainda não está sendo percebida pelos seus colegas de trabalho? Você consegue propor alguma mudança no modo de trabalhar da equipe embasado nesta percepção?

Threats (Ameaças)

Que características você percebe que outros profissionais da sua área já desenvolveram e você ainda não?

Existe algum movimento de recessão ou retrocesso na sua área profissional? Sua atividade está sendo substituída por algum tipo de tecnologia ou automação?

Você avalia que suas fraquezas atuais podem ser interpretadas como ameaças a sua posição atual?

Você considera quais comportamentos como ameaças a continuidade do seu aprimoramento pessoal e profissional?

Interpretando os resultados

Para entender o que a análise SWOT pessoal pode revelar sobre o seu perfil, resolva o quadrante da seguinte forma:

  • direcione suas forças para suas oportunidades
  • compare suas fraquezas com suas ameaças

Com isso, tente perceber se há um equilíbrio entre forças e fraquezas de um lado e de outro entre oportunidades e ameaças. Assinale as ameaças urgentes e procure em suas forças elementos para combatê-las. Identifique nas oportunidades aquilo que você pode começar agora. Reveja suas fraquezas para transformá-las em forças e novas oportunidades.

Identifique na sua rede de contatos atual quem pode ajudar aprimorando seus pontos fracos ou abrindo caminhos apresentando você a outras pessoas estratégicas para conseguir realizar as oportunidades que você identificou.

Lembre-se que o fato de aplicar esta ferramenta sozinho pode levar a resultados não tão profundos, porque é possível que você ainda não tenha obtido uma visão consciente e ampliada sobre a sua realidade. Neste caso, a aplicação da análise SWOT pessoal faz mais sentido combinada com um trabalho mais completo de Mentoring, Coaching ou Advice.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem