O que esperar no começo de uma mentoria humanizada?

O que esperar no começo de uma mentoria humanizada?

Se você está pensando em começar um trabalho de mentoria e gostaria de entender melhor como será o processo, este artigo é o mais indicado neste momento.

Você já pesquisou na internet sobre Mentoring e Coaching, ouviu falar do valor do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas sente que alguns hábitos estão lhe impedindo de avançar em sua trajetória. Este é o momento de entender se iniciar uma mentoria pode ajudar a transformar sua vida.

Autoconhecimento e mentoria

É comum escutar com alguma frequência de familiares e amigos mais próximos algo que deveríamos mudar em nosso comportamento. É possível que você tenha recebido também algum feedback no trabalho que esteja relacionado ao desenvolvimento de habilidades de comunicação ou de relacionamento interpessoal.

Estamos constantemente aprendendo com as outras pessoas sobre os nossos limites e também sobre os limites de cada uma delas. Este tipo de relação, no entanto, não deixa claro o que exatamente temos que aprimorar e nem se apresenta de maneira estruturada e organizada para que seja possível adquirir a nova habilidade. Além disso, dificilmente uma pessoa passa por uma profunda transformação sem que haja um mergulho no autoconhecimento mediado inicialmente por um profissional como é o caso do Mentor em um trabalho de mentoria.

O autoconhecimento é o primeiro passo para quem necessita desenvolver competências e habilidades para viver com plenitude e ter um bom posicionamento no mercado de trabalho seja no papel de especialista, líder ou de gestor e empreendedor.

O trabalho de mentoria apresenta ao mentorado este novo universo e cria as bases necessárias para que ele continue o aprimoramento de sua percepção através novos conhecimentos,  de exercícios e técnicas que conduzem aos resultados esperados.

Técnicas de aprimoramento pessoal na mentoria humanizada

Em um trabalho de mentoria você vai aprender técnicas de desenvolvimento pessoal que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida. O foco é o seu desenvolvimento enquanto indivíduo no mundo com suas aspirações, talentos e sonhos, visando o destravamento do seu potencial partindo de uma cosmovisão holossistêmica, ou seja, com uma abordagem globalizante, holística e sistêmica como oferecido pelo Sistema ISOR® do Instituto Holos.

No começo da mentoria, você já entra em contato com técnicas de ampliação de visão de mundo e de atenção que estão na base de habilidades como o autocontrole e a autodisciplina.

É iniciado também o desenho do seu propósito de Vida, um planejamento amplo, organizado para dar continuidade aos seus objetivos e metas, que está profundamente ligado ao sentido que só você pode encontrar para a sua existência, sem esquecer o despertar da sua felicidade interior que independe de fatores externos. Tenha em mente, no entanto, que este processo não se dá de um dia para o outro, é necessário alguns encontros para apresentar o conjunto básico de técnicas e acompanhar as primeiras tentativas ao aplicá-las nos diversos âmbitos da sua vida.

Uma cosmovisão ampliada para a Vida

Na mentoria, além de pensar sobre metas e resultados, escolhe-se trabalhar com o despertar de uma cosmovisão que transforme verdadeiramente a percepção do indivíduo sobre sua existência e relação dele com o mundo. É esta cosmovisão que vai ajudá-lo na caminhada ao longo da Vida, sempre que uma situação diferente surgir será para enriquecer seu repertório e não para sentir-se em um beco sem saída.

A cosmovisão, entre outros aspectos, ajuda a dialogar com o sentido mais profundo da Vida e do Universo, criando uma conexão entre indivíduo e o Todo e um entendimento mais amplo sobre o que significa estar vivo neste exato momento. Também aperfeiçoa a mente para pensar a longo prazo, de maneira propositiva e positiva, vivenciando a Felicidade em cada etapa da autodescoberta.

Uma cosmovisão dentro do trabalho de mentoria contribui para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo que é chamado desde o primeiro encontro a assumir a responsabilidade sobre a realidade que cria em sua mente e sobre suas ações no ambiente em que vive. Assim, ela é parte importante para o exercício da liberdade, desvencilhando a pessoa de paradigmas improdutivos e geradores de crenças limitadoras sobre seu próprio potencial.

É com a cosmovisão ampliada, por exemplo, que o indivíduo encontra maneiras de interpretar a opinião das outras pessoas sobre sua personalidade e seu comportamento, aprendendo a filtrar o que é interessante para o seu aprimoramento e o que está à serviço apenas de armadilhas mentais que podem levar a quadros mais graves como a autossabotagem.

A mentoria é um espaço aberto e receptivo para o desenvolvimento pessoal estruturado, alinhado a um propósito de Vida e com uma visão muita clara sobre o sentido da existência e do Universo. Se você está pensando em começar este trabalho porque está insatisfeito com a ordem das coisas na sua vida atualmente, vai descobrir logo no começo que mais do que uma mudança de chave na sua percepção sobre a sua situação atual, a mentoria é um exercício de autocuidado e amor próprio que incentiva a transformação cujos resultados acompanharão você para toda vida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “O que esperar no começo de uma mentoria humanizada?”

  1. Inêz Hidalgo

    Perfeito o conteúdo do texto sobre o que é o trabalho da mentoria humanizada. Parabéns ao autor pela clareza de suas colocações.
    Aproveito a oportunidade para saber se, como profissional formada pelo Instituto Holos, e atualmente em atividade nessa profissão, posso utilizar partes desse texto, para fazer a divulgação da minha prestação de serviço no meu perfil do Instagram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem