8 motivos para desenvolver a comunicação assertiva

8 motivos para desenvolver a comunicação assertiva

Saber passar uma mensagem a alguém utilizando a expressão corporal, tom de voz, gestos e postura adequados não é exatamente uma tarefa simples. Quem consegue se comunicar bem a este ponto tem mais chances de ser reconhecido como um intermediador de talento. A boa notícia é que este talento pode ser desenvolvido a partir de técnicas de comunicação assertiva.

O ato de comunicar consiste em criar uma mensagem e transmiti-la a alguém através de um meio e um canal de comunicação. Podemos nos comunicar com outras pessoas utilizando nossa voz e a presença física, por exemplo, a depender da maneira como expressamos a mensagem teremos um resultado assertivo ou não.

Conversar com alguém que está fisicamente próximo demanda um tipo de esforço, temos que movimentar nossos músculos, sinalizar com nosso olhar, podemos tocar na pessoa e fazer gestos como aperto de mão ou abraço. Tudo isso vai junto com a mensagem ajudando a criar um entendimento daquilo que se tem vontade de transmitir.

Já uma conversa a distância não terá os mesmos elementos, então será preciso escolher outros gestos e outra postura para dar conta dos traços que formarão a mensagem para que ela seja bem compreendida. Em uma negociação com o objetivo de vender um produto, por exemplo, o vendedor precisa se comportar diferente dependendo do tipo de canal escolhido para a abordagem, conversar por whatsapp é diferente de conversar por uma chamada telefônica e a conversa flui de maneira diferente se o vendedor optar por realizar uma visita presencial.

Há, portanto, nuances na nossa comunicação. Usamos não apenas palavras para comunicar. Ao comunicarmos com um objetivo em mente estamos mais próximos da comunicação assertiva. A assertividade corresponde a uma coerência interna entre a mensagem e o propósito do indivíduo ao elaborá-la.

Quando escolhemos nos comunicar assertivamente estamos colocando em exercício todo nosso potencial em autogerenciar nossa vida. Dessa forma, conseguimos antever as consequências de nossa atitude e aplicar com mais qualidade técnicas de condução que levarão à comunicação a um patamar de mais eficiência, ou seja, nosso esforço e nosso tempo terá sido bem empregado transmitindo uma mensagem alinhada ao nosso propósito.

No entanto, se incorremos na comunicação desfocada, aquela que está simplesmente reproduzindo imagens mentais e ecos de tudo o que coletamos em nossa mente ao longo da vida, desperdiçamos oportunidades valiosas. O seu tempo de Vida é precioso! Reconhecer o verdadeiro valor da sua existência transforma a qualidade da sua comunicação!

Por isso, se você sente esta necessidade de entender melhor como desenvolver a assertividade e colocá-la em prática na sua comunicação, veja como começar agora:

Elaboração de Propósito de Vida

A assertividade se expressa através da tomada de decisão coerente com um propósito maior, que vai além do que está sendo dito em um simples diálogo, por exemplo. Elaborar seu propósito de Vida e tê-lo sempre em mente vai ajudá-lo a escolher a forma mais adequada de se comunicar consigo mesmo e com as outras pessoas.

Ampliação da Visão de Mundo

A comunicação assertiva acompanha a ampliação da visão de mundo do indivíduo. Uma pessoa muito focada em pequenezas da vida, palavras corriqueiras e atitudes banais perderá a oportunidade de apreciar a vista enquanto trilha sua caminhada pela Vida. Olhar para situações do cotidiano e enxergar muito além de gestos e palavras condicionados permite uma relação mais vívida com o Todo. A ampliação da Visão de Mundo é o componente que dá vigor e energia à comunicação assertiva, porque está claro para o indivíduo o porquê de sua escolha de se comunicar dessa maneira.

Aprimoramento da Comunicação Intrapessoal

Permitir-se sentir emoções sem condenar a si próprio é uma forma de expressar o auto cuidado e o amor próprio. Isso não significa manejar a Vida sendo condescendente com todo tipo de vontade e comportamento. Pelo contrário, o autoconhecimento leva o indivíduo a experimentar uma vida autônoma e com mais Felicidade, já a crítica constante sobre o que ele sente e como atua no mundo tira-o completamente a vontade e o vigor pela Vida.

A comunicação assertiva pode, portanto, ser utilizada para estabelecer um diálogo franco e contínuo consigo mesmo, facilitando a perceção sobre o próprio corpo e alma do indivíduo. Dessa forma, a pessoa se sente livre para desenvolver seu potencial sem incorrer em autopunições desnecessárias como prisões mentais, crenças limitadoras e comportamentos de autossabotagem.

Desenvolvimento do autocontrole

O autocontrole é uma habilidade que pode ser treinada e aprimorada ao longo da vida auxiliando enquanto técnica na comunicação assertiva. Para escolher qual postura adotar diante de uma situação de conflito, por exemplo, é preciso ter clareza sobre as próprias emoções, ter uma noção do que pode estar se passando na mente da outra pessoa, e também saber conduzir esse fluxo emocional para ações positivas, coerentes e assertivas.

Relacionamentos interpessoais com mais qualidade

Saber dialogar com os outros independente de crenças e valores individuais, ambientes e intencionalidade. A comunicação assertiva melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais permitindo que o indivíduo comunique uma sensação de segurança e confiança em sua postura. Ao passar confiança em sua atitude, terá pessoas mais dispostas à cooperação ao seu redor.

Experiência da Felicidade

 

A comunicação assertiva reduz o ruído na transmissão da mensagem em um processo clássico de comunicação. Com isso, o indivíduo tem mais oportunidade de experimentar a Felicidade, uma sensação de completa conformidade com seu propósito e conexão com Universo. Um tipo de Felicidade real, consistente com seu esforço de aprimoramento pessoal e que não é possível de ser trocada ou comprada através de bens e serviços. A experiência da Felicidade individual e em sinergia com o Cosmos, resultado de uma mente alinhada e centrada naquilo que realmente importa.

Viver com plenitude

A plenitude de viver vem com o destravamento de todo o potencial do indivíduo que se liberta de mecanismos limitantes impostos desde seu nascimento pela cultura na qual está inserido. A Vida com Plenitude pode ser vivida além dos esquemas mentais mais triviais e corriqueiros. Ocorre junto com o desenvolvimento de uma segunda consciência, mais disposta a experienciar a Vida com liberdade de escolhas, atitude positiva frente ao desconhecido e autonomia de viver. A comunicação assertiva é parte das técnicas que conduzem à experiência da Vida com Plenitude, porque cria um elo entre o propósito de Vida e a forma como o indivíduo dialoga com o mundo.

Inspiração para outras pessoas

Ao se comunicar com assertividade o indivíduo também se torna um exemplo e uma fonte de inspiração para as pessoas com as quais se relaciona. Dessa forma, a condução de pessoas em forma de gestão e liderança se torna mais autêntica e a relação com familiares e amigos mais afetuosa.

Entenda que a comunicação assertiva faz parte de um conjunto mais amplo de técnicas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que conduzem você a experimentar uma vida mais coerente com o sentido da sua existência e em sintonia com a Felicidade. Você pode escolher como quer chegar até ela e pode optar pelas rotas propostas no Mentoring e de Coaching para potencializar essa jornada, tornando-a mais assertiva e condizente com o seu ritmo de vida.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem