Mentoria: as Cinco Oportunidade de Ouro

Muita gente ainda confunde ou não entende com clareza o conceito de Mentoria e até mesmo o de mentor. Há um significado, por exemplo, que vem do senso comum que considera mentor aquela pessoa que propaga uma ideia inovadora. Alguém, portanto, altamente criativo, capaz de mudar nossos pontos de vista sobre determinada realidade. Também se difunde que mentor é quem nos faz pensar em algo que não conhecíamos, sendo, assim, um orientador, que ensina conteúdos importantes para as nossas vidas. Há quem pense, ainda, que mentor é aquele que inventa algo, confundindo mentor com inventor. A Mentoria, claro, abrange esses e mais outros aspectos, mas ela não é somente isso, é mais abrangente e profundo, porque envolve muito de humanidade também. Vejamos:

Exercer a atividade de mentor e de mentalizador inclui alguns elementos em comum. O mentalizador é quem inventa, cria o novo, já que toda criação é fruto de uma operação mental que está na mente de alguém. Mesmo se essa criação seja proveniente de máquinas, a princípio, é o ser humano quem está por traz de tal feito, programando possibilidades para a máquina. Mentalização está ligada à criatividade, e criatividade existe em todas as áreas de conhecimento. É intrínseco do ser humano criar, inventar, conceber, unir diferentes conhecimentos para buscar soluções. A humanidade chegou até aqui porque o ser humano é criativo. Pense nisso.

Eu sou mentor de pessoas. Atuo na área há mais de três décadas. Dia após dia atendo pessoas e as ajudo a mudar e melhorar vários aspectos de suas vidas, contribuo para que elas vejam o mundo de outra maneira, ampliem as possibilidades de conexões e de interpretações da realidade. Eu compartilho os conhecimentos adquiridos ao longo de minha vida, seja por meio de referências bibliográficas ou da prática do cotidiano. Isso significa que auxilio essas pessoas a reinventarem, recriarem, repensarem suas vidas pessoais e profissionais, impactando positivamente nos rumos que ambas seguem, ou seja, melhorando pensamentos e ações para que resultados satisfatórios sejam obtidos. Para algumas pessoas esse trabalho tem valor, vale ouro, é algo precioso. Sim, a Mentoria é uma oportunidade de ouro tanto para quem aplica quanto para quem a recebe, sobretudo neste momento marcado por transformações provocadas por uma crise sanitária global.

Ao mesmo tempo, eu também sou um mentalizador, pois criei o Instituto Holos, que atua no desenvolvimento humano e de organizações desde 1993. Mentalizar é tomar conhecimentos como base, relacioná-los e deixar a criatividade fluir para que surja algo novo, de forma espontânea.

Eu costumo lembrar disso quando vejo minha esposa fazendo seus experimentos na cozinha. Ela mistura ingredientes, às vezes, experimenta fermentos diferentes, usa adoçantes diversos, agora está na fase de usar açúcar de coco… e desse experimento surge um alimento, um bolo diferente, de sabor único. Mas o que aconteceu ali? Houve conhecimento prévio, sim, mas também a experiência e a intuição, a qual também podemos chamar de criatividade. Muitas vezes, amigas ou irmãs pedem receitas ou que ela ensine a fazer determinada guloseima. Nesse caso, minha esposa passa a ser mentalizadora, ou uma inventora, mas também uma mentora. Mentoria, então, é o repasse de algo já conhecido, pode incluir sugestões ou incentivar a pessoa a criar algo novo, diferente, é dar ideias etc.

Quando falo em oportunidade de ouro, quero dizer que uma oportunidade de ouro significa a possibilidade de riqueza, de brilho, de abundância. Mas riqueza ou abundância podem se manifestar de diferentes maneiras, como na saúde, no convívio familiar, no trabalho, no bem-estar pessoal, no âmbito financeiro e espiritual. Você pode ter uma empresa, cujo brilho também pode vir do modo como você atua nessa empresa, como está a relação com os funcionários. A sua marca pode brilhar mais ou menos, depende de você.

Por exemplo, eu sou uma pessoa muito rica, não financeiramente, mas devido às conquistas pessoais que obtive e por ter uma visão de ir em busca de muitos conhecimentos que a grande maioria das pessoas nem sequer imaginaria que um ser humano pudesse ter. Tudo isso foi conquistado por meio da Mentoria e da mentalização. Tive grandes mestres que me mentoraram, disseram verdades profundas, me fizerem pensar, trabalhar e domar minha mente. Ser mentorado por um ou vários mestres é um processo muito precioso.  Esses mestres são também pessoas comuns, através das quais aprendemos muito. Por isso, é importante estarmos abertos à aprendizagem e termos a consciência de que podemos aprender com todos que cruzam os nossos caminhos e não somente com detentores de vários títulos.

Por isso, a primeira oportunidade de ouro é abrir a mente e receber a Mentoria, perceber que tais ensinamentos são sementes que irão gerar frutos incríveis e maravilhosos em nossa vida de hoje e do futuro. Uma segunda oportunidade de ouro se refere ao atual momento caótico pelo qual a humanidade está passando. São milhões que perderam seus empregos ou suas empresas, milhões que precisaram aderir ao trabalho home office, conviver com as dificuldades que surgem nas relações familiares. Nessas situações, há uma enorme necessidade de novos mentores no mundo para que possam orientar pessoas e empresários, maridos, esposas e estudantes a se reencontrarem num novo nível de vida e de convivência humana.

Há um mercado potencial para a Mentoria nos tempos atuais. Mentoria é um passo além do Coaching, considerado uma metodologia que visa alcançar objetivos específicos. A Mentoria é transformacional, pois lida com a mente das pessoas e seu foco está na felicidade, no bem-estar do outro.

Toda Mentoria é marcada por uma atitude de generosidade por parte do mentor, o que propicia e garante o sucesso do cliente. Para que o sucesso seja alcançado, o mentor utiliza um conjunto de técnicas que permite a execução de um plano de ação eficaz, são estratégias que levam em conta também o aspecto humano, pois acreditamos que é a partir de mudanças internas que podemos atuar de maneira mais sincera e assertiva no mundo externo. O mentor guia o cliente em uma jornada cujo desfecho pretende o sucesso.

A área da Mentoria é ampla. Há diferentes nichos que você pode se especializar. A Mentoria individual é voltada para uma única pessoa, já a Mentoria em grupo está direcionada a um conjunto de pessoas. Há Mentorias para pessoas físicas e para profissionais de empresas. Independente de cada uma delas, seu trabalho é ampliar a visão e inspirar pessoas para que consigam cumprir a trajetória que as levará ao encontro do que almejam.

A terceira oportunidade de ouro é que o mentor tem comprometimento com o sucesso do cliente, ele sabe lidar com os aspectos comportamentais, como ser um bom líder, como criar clima adequado para que o cliente possa ter sucesso com a tecnologia ou expertise que está adquirindo. Uma técnica é montar inicialmente Mentoria mais rápida, de seis ou sete sessões, uma vez por semana, com duração de uma a duas horas. Depois o mentor pode convidar o cliente para a Mentoria avançada, com mais cinco a sete sessões. A Mentoria é uma profissão como qualquer outra no seu início, tem seu fluxo próprio até engrenar. A melhor forma de obter clientes é através de mídias sociais e, lógico, também pela atuação e dedicação do mentor à atividade.

A quarta oportunidade de ouro é que exercer a Mentoria abre caminho direto para a felicidade mais profunda e livre do ser humano. A Mentoria requer, como falamos acima, que o mentor seja generoso e tenha dedicação ao cliente. Quando somos generosos e nos dedicamos ao bem das outras pessoas, o ego sofre um abalo, diminui, e surge a felicidade natural do ser humano, a qual está sempre no momento presente.

A questão da felicidade é essencial, pois é a verdadeira essência da Mentoria, já que o impulso básico do ser humano é a busca da felicidade. Precisamos, acima de qualquer coisa, entender que as pessoas querem ser felizes. Querem deixar de sofrer. Querem encontrar paz e estar melhor com a Vida e com as outras pessoas. Tudo o que as pessoas aprenderam até aqui, que fizeram até aqui foi buscando a felicidade. Sempre que se comportaram seguindo as normas do meio em que viveram e vivem – buscavam e ainda buscam ser bem vistos, bem aceitos – para serem felizes. Sempre que se revoltavam, eram agressivos, odiavam alguém ou alguma coisa – no fundo era porque se sentiam, de alguma forma, impedidos de terem alguma coisa, de serem estimados – porque queriam ser felizes. Trabalhando, passeando ou jogando, tomando remédio ou tomando droga, queriam ser felizes, acima de tudo…

A quinta oportunidade de ouro é você ter o privilégio de fazer uma formação em Mentoria de altíssimo nível do sistema ISOR®, referência no ensino e aplicação de metodologias de abordagem humanizada e holística.  A metodologia do Instituto Holos é chamada de Sistema ISOR®, contempla um conjunto de ferramentas que compreende o ser humano como uma parte componente de um Todo. O Sistema ISOR® se relaciona com a compreensão isomórfica, capaz de alterar de maneira significativa nosso relacionamento e percepção de outros seres humanos para alcançamos a coerência com a vida (isomorfismo).

É uma formação que existe enquanto eu estiver vivo, pois eu sou o mentalizador da metodologia e do Sistema ISOR®, reconhecido como de alta qualidade por quase a totalidade de nossos alunos. Lógico que é uma metodologia de butique e não de varejão, temos um enorme diferencial a oferecer. Não falo aqui por orgulho, mas é o que nossos alunos afirmam em seus depoimentos. Você tem a oportunidade de receber essa formação e esses ensinamentos diferenciados diretamente de mim, que sou o mentalizador da metodologia.

Não esqueça. Se ambos, mentor e mentorado, se entregarem com sinceridade a essa jornada, não há como dar errado. Porém, é preciso que o mentor domine esse conjunto de técnicas específicas para sua função, não é somente ensinar, envolve algo mais complexo e desafiador, é inspirar, ampliar visões de mundo. É a partir da aplicação de seu trabalho que o cliente estará preparado para conquistar o que almeja e viver com menos sofrimento.

Ser mentor é abrir os olhos das pessoas, é usar o amor para transformar e beneficiar. Não há como sair imune desse trabalho. Uma das consequências mais gratificantes é justamente que mentores também se modificam para melhor a cada progresso de seu cliente. É uma jornada em que ambos ganham. Ambos ficam fortalecidos e capazes de ativar as suas Consciências Plenas.

Ativar a Consciência Plena requer silêncio, não confusão mental. O silêncio faz com que estejamos centrados e presentes no aqui e agora. Antes de começar uma sessão de mentoria, faça uma mentalização ou meditação. Volte-se para dentro de você e perceba como isso vai ajudar a ter insights relevantes. Oriente o seu cliente a também ter o hábito de voltar-se para si a partir do silêncio.

Olhar para dentro faz emergir a Mente Sábia de maneira harmônica, porque somos essa essência. Somos uma Consciência Plena, infinita e poderosa. Somos a plenitude, o Todo, o Universo. Temos a capacidade de edificarmos os nossos mundos e essa criação é a manifestação da mente sábia, que não é afetada por nada, pois é a fonte geradora, a matriz. Um dos grandes segredos para uma vida feliz é acionar e trazer à luz nossa Sabedoria Natural.

Cada mentorado é uma escola para nós. Aprendemos com eles e eles aprendem conosco. Cada mentorado traz uma história diferente, devemos adaptar o nosso conhecimento técnico para atender às expectativas desse cliente. É uma via de mão dupla, pois a cada cliente nossa visão de mundo também se amplia. Por falar em ampliação de visão, podemos entendê-la como a oportunidade de compreendermos um pouco mais de nós mesmos e do mundo que nos rodeia, é a abertura de nossa Consciência Plena, que permite acessarmos nossa liberdade e felicidade inatas. A felicidade inata está dentro de nós e se manifesta quando estamos conscientes e presentes no aqui e agora. Não depende de nada externo e de nenhuma realização pessoal. Precisamos apenas aquietar a mente e deixá-la se manifestar livremente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Mentoria: as Cinco Oportunidade de Ouro”

  1. É realmente uma oportunidade de ouro ser sua mentorada! Que você viva muitos anos para continuar espalhando ‘a boa semente’, ampliando consciências e trazendo mais felicidade ao mundo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem