Recolocação Profissional: outro significado para sua carreira

Mudar nem sempre é fácil.
Nossa mente tem a tendência de fazer o que sempre faz.

Afinal, por que fazer diferente?
Resposta: porque é preciso mudar para se sentir vivo.

Recolocação profissional é o processo que se percorre para adquirir uma nova oportunidade no mercado do trabalho.

Os motivos são variados: uma demissão inesperada, necessidade de trocar de cidade, esgotamento, etc. Independente disso, mudar os rumos da carreira profissional deve ser encarado com inteligência emocional e entrega.

Este é um passo muito importante que passará por diversas fases e exigirá lucidez, flexibilidade e coragem.

Mas por onde começar? Hoje vamos conhecer três atitudes muito importantes que te ajudarão a tomar boas decisões. As encare     como três pilares que devem andar juntos durante toda sua busca.

Pratique o Autoconhecimento

A busca por uma nova profissão começa com um mergulho em si mesmo. É importante saber quais são suas habilidades e diferenciais para ter um ponto de partida. A ideia não é começar no zero. Tudo que você adquiriu até aqui é válido e potente.

Este é um momento de olhar um pouco para o passado. Não para julgar ou arrepender-se. É preciso praticar o distanciamento e enxergar o que você viveu como material para construir um novo futuro.

Para adquirir autoconhecimento podemos nos utilizar de ferramentas como: terapia, meditação, mentoria e diversos outros exemplos que devem sim serem seriamente  considerados. Mas o primeiro passo é você quem deve dar.

Para começar, responda as seguintes perguntas:

  • O que eu sei fazer de melhor?
  • Que tipo de ambiente eu quero trabalhar?
  • Com quem eu gostaria de trabalhar?

Não tenha medo de ser ambicioso nas suas repostas. Lembre-se que estamos iniciando um processo e responder com sinceridade significa reconectar-se com seus antigos e novos sonhos.

Caso você esteja com dificuldades de responder estas três perguntas podemos tentar inverter esse processo e meditar sobre o que você NÃO se quer fazer, onde você NÃO quer estar e com quem você NÃO quer trabalhar. Estas perguntas não serão difíceis de serem respondidas, sobretudo se você já passou por diversas experiência até aqui.

Neste começo do processo o autoconhecimento é importante porque leva a decisão. E sim, muitas decisões deverão ser tomadas até que você encontre seu novo lugar no mercado de trabalho. Nada melhor do que saber quem você foi e quem você é para entender quem você quer ser a partir de agora.

Busque o novo

Depois de conscientizar tudo que você fez no passado e começar a compreender onde quer chegar, está na hora de se abrir para o novo. E a melhor forma de iniciar esta busca é através do estudo.

Independente da quantidade de qualificações que você tem na vida é preciso atualizar-se. Aprimore suas competências e habilidades fazendo cursos e consumindo conteúdo de qualidade. Hoje existem diversas plataformas de cursos online acessíveis. Além de todo o conteúdo disponível na internet no formato de textos, podcasts e vídeos.

Mas um ponto muito importante deve ser considerado: não espere estar “pronto” para iniciar sua busca! Sem dúvida você já aprendeu muitas coisas e se está buscando novos horizontes já está em movimento. Estudar é a prática de uma vida toda. Mesmo depois de conseguir um novo emprego você continuará se qualificando, certo? Então, porque esperar?

Além dos estudos, outra busca pelo novo deve ser priorizada: o networking.

Conectar-se com novas pessoas é a certeza de viver novas experiência. Na vida pessoal, quando conhecemos alguém logo nos deparamos com uma perspectiva diferente. O mesmo acontece no profissional.

A troca de vivências e conhecimentos vão alimentar sua trajetória. Assim, as tomadas de decisões ficarão mais fáceis porque você terá mais referências.

Porém, tanto os estudos quanto o networking só vão acontecer efetivamente se você se comprometer a adquirir novos hábitos.

É muito fácil se perder numa rotina que envolve um compromisso apenas com nós mesmos. Mas é fundamental que você estabeleça metas diárias e semanais de estudo, networking e a busca pelo emprego almejado.
Mover é ser. Se organizando você estará em movimento constante. E as distrações, tanto internas quanto externas, não irão te desestabilize e ficará mais fácil enxergar quais os próximos passos a seguir.

Recolocação profissional exige sabermos onde queremos ir. E para isso, o planejamento e a estratégia é fundamental.

Seja protagonista

O desconhecido gera dúvida. A dúvida gera o medo. O medo gera angústia, ansiedade e insegurança. Isso é um fato. E tudo bem.

Não ter certeza do que vamos enfrentar pela frente pode ser apavorante. Mas a busca por autoconhecimento, estudo, networking e o estabelecimento de novos hábitos te deixarão mais seguro para seguir em frente.

Recolocar-se profissionalmente é se antes de tudo se tornar protagonista da própria vida. E ser protagonista é entender que depois de toda preparação chegou o momento de agir. São decisões que apenas você pode tomar.

Todas as atitudes que você tomou até aqui transformarão seu mindset. Quando mudamos a maneira de pensar mudamos também os rumos das nossas escolhas.

Pense, medite, mas não pare por aí. É preciso transformar toda a experiência e reflexão em ação.

As três atitudes que vimos hoje devem ser entendidas como um guia para te auxiliar. Mas é claro que cada pessoa passará por experiências completamente diferentes. Sendo assim: acredite no seu processo e se abra para o novo.

No fim, apenas você saberá o que é melhor para sua vida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem