Leader Coach e Líder comum: qual é a diferença?

Leader Coach e líder comum: qual é a diferença?

Muitos funcionários querem mais do que um chefe, mas também um líder. Por isso, técnicas de Leader Coach estão muito em alta, contribuindo para que gestores assumam esse papel.

Provavelmente você já ouviu alguém dizer: “Empregados não largam empresas, mas sim seus chefes”? Enquanto essa frase pode ser incontestável para muitos de nós, vamos levar em conta o ponto de vista desses chefes.

Sejam gerentes, coordenadores ou diretores, cargos de liderança possuem muitas facetas. Por exemplo, gerenciar a performance dos funcionários no cotidiano e apoiar o desenvolvimento de suas potencialidades a longo prazo.

No entanto, a maior parte das organizações equipa seus líderes apenas para o primeiro objetivo, isto é, observar o desempenho. Ativar o potencial máximo dos colaboradores acaba sendo relegado, em detrimento de outras responsabilidades do dia a dia.

Neste artigo, vamos considerar as diferenças entre um líder comum e um Leader Coach. Confira!

Liderança ou Gestão?

Muitos confundem gestão e liderança como se fossem a mesma coisa, mas na verdade, são dois aspectos totalmente diferentes – e que, ainda, se complementam entre si.

O que é Liderança?

Técnicas de liderança são definidas pela habilidade de alguém oferecer inspiração e encorajamento, para que outros trabalhem duro e alcancem resultados mais eficientes.

O sucesso de um time – e, consequentemente, da organização como um todo – dependem desse tipo de abordagem.

A personalidade de um verdadeiro líder é facilmente reconhecida pela sua aura de carisma e confiança, sendo frequentemente visto como a força do grupo.

São indivíduos que não temem arriscar e se sentem confortáveis em qualquer tipo de desafio, se for pelo bem-estar do coletivo.

Eles preferem focar em empoderamento do que imposição de autoridade e são movidos por conquistas.

O que é Gestão?

Gestão é, geralmente, uma forma mais fria de abordagem ao senso coletivo de guiar uma equipe. O gerenciamento se configura uma pessoa direcionar e controlar um grupo, para que alcancem o objetivo organizacional coletivo no qual se propuseram.

Gestores comuns geralmente trabalham para a empresa, diferentemente de líderes que trabalham para os funcionários e para sua própria satisfação.

Muitos tendem a ser inteligentes e tem a habilidade de analisar a situação, para apontar o caminho correto até os objetivos da organização.

Um dos talentos mais reconhecíveis de um líder desse tipo é a persistência em seguir regras ou princípios, mesmo que os colaboradores não estejam de acordo. Eles são mais orientados pelo trabalho, ao invés de se importar com o bem-estar e os sentimentos do membros da equipe. Líderes comuns acabam, assim, sendo movidos pelos resultados.

Diferenças entre Líder comum e Leader Coach

Existem distinções positivas e negativas entre um Leader Coach e um líder comum. São estas:

1. Um líder comum gerencia coisas, o Leader Coach inspira pessoas

Existe uma linha tênue entre o comportamento de um líder comum e de um Leader Coach. Um líder comum não liga para o crescimento de um funcionário, mas com o seu próprio crescimento, usando os esforços deles.

Um Leader Coach, por sua vez, tenta motivar seu time primeiro, depois pensar em si próprio. Assim, o gestor convencional tende a conseguir lidar com sua carga de trabalho, independente do que acontece com outros colaboradores.

Muitos Leader Coaches acabam ganhando uma série de seguidores numa organização, que compartilham suas visões e opiniões. O líder comum se concentra em resolver as tarefas delegadas pela empresa.

2. Um líder comum não acredita em mudança, um Leader Coach cria a mudança

Todos nós já tivemos experiências de tensão entre nosso trabalho e o que os gestores pensam dele.

É possível que eles já tenham gasto tantos anos de trabalho na organização, com os mesmos velhos processos, que não existe a chance de que algo possa mudar.

O Leader Coach entra nesse contexto, modificando a forma de trabalhar se for em prol do desenvolvimento.

A razão para esse comportamento é que o líder comum prefere estabilidade no time, enquanto o Leader Coach procura mudanças no resultado final.

Muitos acreditam que mudanças acontecem a longo prazo e que devem ser favoráveis aos seus liderados.

Gestores trabalham no curto prazo, focando nas regras e termos da companhia.

3. Um líder guia o time ao sucesso

Existe uma explicação bem óbvia para explicar porque colaboradores acabam preferindo líderes do que líderes comuns.

Líderes comuns tentam transferir sua carga de trabalho entre os outros funcionários.

O Leader Coach compartilha o que deve ser feito e ajuda a todos, para que a tarefa seja cumprida sem grandes problemas.

Ele lidera pela paixão que compartilha em seus trabalhos. Em contrapartida, gestores comuns comandam pelos ganhos reais de seu trabalho. O Leader Coach pensa em ganhos pessoais, enquanto líderes comuns querem ganhos financeiros.

4. Líderes comuns impõem seu poder, líderes cultivam o poder

É comum ver superiores degradando subordinados no escritório. Particularmente alguns líderes comuns, que usam esse poder para se salvar, ao invés de salvar o time. O Líder se posiciona com a equipe, desenvolvendo o poder de todos para criar autonomia e buscar resultados ainda melhores.

5. Líderes comuns implementam ideias, líderes oferecem

Nem sempre um líder comum é uma pessoa ruim. No entanto, às vezes ele sente que é preciso ser mau e autoritário, para que respeitem seu comando.

Isso acontece pois a maior parte dos líderes comuns não discute suas ideias, mas tenta implementá-las à força.

Leader Coaches vendem suas ideias e opiniões para os liderados, enquanto outros chefes tentam aplicar os valores da organização diretamente nos funcionários.

6. Bons Leader Coaches valorizam o esforço acima de tudo

Alguns profissionais, sobretudo aqueles no início de carreira, acabam não batendo as metas e alcançando os resultados esperados numa empresa.

Para Leader Coaches, o esforço empregado nesse sentido acaba sendo mais valioso do que, necessariamente, o objetivo final.

Já os líderes comuns tendem a pensar mais no produto, do que no suor de seus subordinados.

7. Um Leader Coach busca oportunidades, um líder comum apenas avalia

Existe a chance de muitos considerarem apenas elementos negativos no comportamento de um líder comum. Mas ninguém compreende como sua postura crítica empurra os limites de seus funcionários.

Os Leader Coaches tendem a encontrar oportunidades para se afirmar perante a organização, alcançando os objetivos propostos.

Um líder comum tenta utilizar os recursos dados para evitar conflitos e não afetar o resultado final que a empresa precisa.

O Leader Coach procura essas chances de provar seu ponto de vista.

Em linhas gerais, para que as rotinas da empresa não engulam o colaborador, nem os processos fiquem sem controle, é preciso unir as duas pontas.

O Leader Coach trabalha nesse sentido, juntando as dimensões do Coaching (parte técnica, do líder comum) e do Mentoring (parte de liderança, humana).

Assim você une o melhor dos dois mundos e consegue, além de cuidar e motivar de seus liderados, criar um ambiente propício para o sucesso da organização como um todo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 comentários em “Leader Coach e Líder comum: qual é a diferença?”

  1. João Luciano

    Ola, amei tanto a vossa aula entanto que me apaixonei por ela. Mas gostaria de ter os vossos ensinamentos em volta da liderança nas relaçoes publicas de uma organizaçao.

  2. Éster C G Rodríguez

    Muito bom estou preparando minha participação no fórum em relações interpessoais com o entendimento que acabei de ter sobre a diferença do líder para coaching muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem