Diálogo de Mentoria

Marcos Wunderlich

Mentoring, Coaching e Advice ISOR® está ligado ao processo de transformar  a vida pessoal e profissional, criar um  novo futuro, aflorar a sabedoria inata em cada um de nós, de ampliarmos a  consciência e nos tornarmos pessoas mais auto conduzidas, centradas e realizadoras. Para pessoas que cultivam, antes de tudo, a felicidade, o propósito de vida e o profundo respeito aos outros e ao meio onde vivemos.         

Adaptação de diálogo via WhatsApp  em meados de 2022 entre Marcos Wunderlich como Mentor e seus cliente Carlos – nome fictício – com 40 anos de idade.

Carlos: Agora após os seus dois cursos online de Gestão de Conflitos e o Viva Melhor  que fiz, já pude melhorar vários aspectos da minha Vida, mas o conflito raiz é:  “Eu não gostaria de existir..”

Marcos: Caro Carlos saudações! Considere que todos nós temos uma Mente Comum e uma Mente Sábia, a primeira funciona para vivermos o dia a dia processual, a Mente Sábia é a mente plena universal, que a tudo permeia e que contém as qualidades superiores e é a Fonte de Vida.

Carlos:   Entendi.

Marcos: A mente sábia é universal, está em todo o espaço, em todo universo, é uma Consciência! Uma Consciência pura, plena, cheia de qualidade não mundanas, não pessoais, permeia por tudo, e é o que chamamos  de FONTE de Vida, portanto  a Vida é uma Consciência.

Carlos:  Somos nós, então?

Marcos: O que faz você estar vivo é esta Consciência.

Carlos:  Entendi!

Marcos: Olhe para dentro de você agora, de olhos fechados, aí você vai encontrar pensamentos, emoções, sentimentos etc, mas POR TRÁS disso tudo, você vai localizar um Consciência, vai te tornando consciente desta Consciência presente em você, tome consciência desta Consciência que te permite viver, é a FONTE ou seja em outras palavras, Deus.

Carlos:  É uma Consciência superior lá ” fora” e aqui “dentro” ao mesmo tempo, fundidas?

Marcos: Sim.

Carlos:  Livre do Ego, perfeito.

Marcos: Esta Consciência original é plena, cheia de qualidades, de capacidades, livre de Ego, de pensamentos, de emoções, de angústias…. etc.

Carlos:  Sinto um pouco de angústia, ainda.

Marcos: A Consciência plena não pensa, não sente, não tem emoções, está cheia  de qualidades! Calma, vamos avançando aos poucos, ok?

Carlos:  Certo.

Marcos: Se você cair e se machucar esta Consciência não vai saber que caiu ou quebrou o braço, ela nem liga para você, não sabe o que você faz, qual teu nome, se é casado ou não, pois ela é universal e livre de “eus”, de pessoas, livre de tudo, é absoluta e completa em si mesma, é autoconsciente, etc.

Carlos:  Só “eu” ou o Ego saberia, então. Perfeito.

Marcos: Agora você vai ver que existe dentro de você também um Ego, que não tem nada haver com a Consciência plena.

Carlos:  Fazendo sentido!

Marcos: É a mente comum, com pensamentos, emoções, etc., ela ajuda a você a atuar como profissional….cria tua personalidade ou teu Ego,  então você tem uma mente comum do dia a dia e outra mente elevada, cheia de qualidades.

Carlos:  E uma outra pouco elevada.

Marcos: Sim, exatamente. Veja na figura, neste referencial o que está em verde é a mente ou Consciência elevada. O que está em vermelho é a mente comum, os circuitos neurônicos do cérebro. No primeiro quadro, se você não entender ou não perceber as qualidades inerentes à mente sábia, vai surgir no seu lugar a ignorância, o obscurecimento, etc. 

Carlos:  São eles que me põem em situações conflituosas, de negação e visões  dicotômicas, etc , entendi!

Marcos: No segundo quadro é a mesma coisa, a mente plena ou Self 2 e a mente comum ou mente condicionada, de cor vermelha, é para viver aqui no mundo, onde nossa mente comum tem paradigmas, pensamento, crenças, ilusões, teimosia, depressão, angústias, mas também tem as coisas boas, como ir para a balada ou comer uma pizza ou uma relação sexual, mas esta mente comum tem muito sofrimento também! 

Carlos:  Certo..como fazer então para se livrar das dificuldades?? 

Marcos: O segredo é conectar-se à mente sábia, deixar a sua Presença fluir dentro de você, se espalhar…..! É como passar um “bom ar” numa sala, fica tudo cheiroso!  É fazer com que as duas mentes caminhem juntas, aí o amor incondicional da mente sabia se espalha e você começará a gostar mais das pessoas, dos teus alunos, vai mudar teu modo de Vida, os pensamentos ficam mais claros, começa a surgir uma alegria natural, não fabricada.

 

Carlos:  Sim, mas quando eu me lembrar ou me deparar com uma adversidade do dia a dia? É difícil entrar e sair de uma e de outra durante o dia todo a todo instante, na minha cabeça…

Marcos: Você vai ver a adversidade de nova forma. As duas mentes vão atuar juntas, mas tua mente comum não será mais tão negativa, cheia de rejeição, teu modo de encarar tudo será mais amoroso, compreensivo….assim, você verá o mundo de forma bem diferente, as adversidades não serão mais adversidades, mas sim como oportunidades de aprendizagem e ativação da resiliência!

Carlos:  Entendi…daí então as mágoas das circunstâncias começam a se dissolver e a vontade de viver começa a imergir.

Marcos: Bingo!

Carlos:  Perfeito professor. 🙏

Marcos: Vai mudando tua Vida inteira, você verá que aquele deus irado e castigador que você citou um dia nunca existiu, foi uma ilusão da tua mente comum, e foi uma forma de você explicar teu profundo sofrimento como um castigo divino.

Carlos:  Imagino necessidade de treinar diariamente.

Marcos: Deus é apenas a fonte, só isso. Não pensa, não julga, não castiga, é a energia-consciência amorosa e compassiva incondicional.

Carlos:  Então a baixa vontade de existir vem da falta de conexão com a Fonte, talvez?  Da maneira incondicional como disse.

Marcos: Sim, você pode treinar, isto se chama de jornada de autodesenvolvimento. Você pode simplesmente começar tua jornada, aliás já começou isso, ao fazer os dois cursos e se relacionar oomigo como um professor ou mentor.

Carlos:  Perfeito e profundo.  Então autodesenvolvimento exige mais prática do que teorias.

Marcos: Sim, mas precisa continuar para manter este entendimento e aprofundar, fazer se tornar real e algo libertador na tua vida.

Carlos:  Mais prática do que leituras…factível.  Faz muito sentido.

Marcos: Sem leituras inicialmente, mas praticar visualizações, meditações e exercícios de centramento.

Carlos:  Sem leituras em demasia, quero dizer..

Marcos: Observar a mente comum  e não deixar mais que  ela te conduza!

Carlos:  Entendi.

Marcos: Se você entendeu a essência, o  melhor mesmo  é praticar, as leituras ficam para depois quando você realizar internamente esta questão da conexão. Assim as angústias etc vão se dissolvendo no vazio…..

Carlos:  Então talvez quando digo que eu não gostaria de existir, talvez me refiro a “ eu não gostaria de existir com um Ego”!

Marcos: Exatamente, precisas domar o Ego, bingo!

Carlos:  Perfeito professor, é o Ego  que me faz sofrer, não a Fonte, é o Ego que me põem pra baixo e me traz angústias etc.

Marcos: Sim, exatamente. A Consciência plena numa morre, é eterna. Mas agora tem mais um passo rumo a tua “libertação”. Falei que a Consciência plena nunca morre, nunca desaparece, nunca nasceu e nunca irá desaparecer, é o que se chama de Vida Eterna. Veja então que  somos essencialmente esta Consciência Plena, e ela mesma cria a mente comum. A mente comum que cria pensamentos, crenças e também cria o Ego, é uma criação temporária da mente superior!

Carlos:  Se a mente superior cria a mente comum, por que eu me sinto muito triste e irrealizado a maior parte do tempo, então? …

Marcos: É preciso que entender que o Ego não é uma entidade física, é um pensamento! O Ego é temporário, ele não existe verdadeiramente ou concretamente, existe ilusoriamente apenas na tua mente, onde crias a tua identidade, os teus pensamentos, etc., é o Ego que faz com que você pense que a tua Vida é uma merda, um sofrimento e uma angústia só… etc.!

Carlos:  Entendi agora!   Não é um fato em si. É um pensamento!

Marcos: Assim você entenderá que não deve dar tanta importância ao Ego, pois ele  não é um fato em si, é uma ilusão. Tudo o que o Ego cria também é uma ilusão, mas como não vemos isto, achamos que a Vida comum é muito sólida, verdadeira, cheia de dificuldades, etc

Carlos:  Sim, um pensamento ilusório, então os pensamentos do Ego tem uma função de “perturbar” a percepção, digamos assim?

Marcos: Então, todas estas coisas que você vive são ilusões do Ego, ele quer sobreviver, e por isto chama a tua atenção o tempo todo, te perturba! Mas  o Ego deve ser DOMADO, isto significa domar a mente comum, assim o Ego ele será teu fiel escravo, teu fiel servidor, e não causará mais nenhum mal. Ele servirá para você viver no mundo, apenas isto.

Carlos:  Entendi…ele não é real!  Então a Consciência Maior cria a Consciência comum….

Marcos: Sim, tudo no Universo é uma criação da mente sábia, ela tem este poder e é tudo o que há, mas como nos desconectamos ou não vemos disso, vivemos “separados” desta bem aventurança, aí a Vida comum se torna medíocre, depressiva e angustiante. Mas com esta nova clareza, vamos  conectar a mente comum com sua origem pura…

Carlos:  Estou entendendo, e vamos melhorando a Vida!

Marcos: Veja a figura, nós humanos vivemos na esfera comum, no mundo processual, dos acontecimentos, mas podemos nos conectar ao mundo pleno, divino, puro da mente sábia. O mundo do Self2 não é processual, é sempre a mesma realidade absoluta cheia de qualidades!

Carlos:  E daí então os pensamentos ilusórios perdem a força e daí a “realidade real” fica mais clara e ficamos mais lúcidos a despeito dos fatos lá fora  no mundo!

Marcos: Como te falei, há vários métodos que você pode começar a praticar e que ampliará a tua Consciência ainda muito fechada, mas podemos abrir cada vez mais até você estar super bem e super feliz. Isto é algo que podemos fazer através de uma reunião de zoom, neste momento  não tenho ideia clara quais os métodos ou métodos que serão bons ou eficientes para você.

Carlos:  Entendi.

Marcos: Agora vamos ver o quadro seguinte, quando você se conecta, (e você já está conectado de alguma forma) vão surgindo qualidades na tua Vida. que é o lado verde. Ao mesmo tempo ainda estamos muito intoxicados pela mente comum, que são os aspectos mais maléficos, o lado vermelho do quadro.

Carlos:  Verdade.

Marcos: As práticas mais comuns e simples  ativamr as potencialidades interiores, que são muitas e infinitas, e estas potencialidades vão se tornando competências positivas, e que vão “sufocar” o lado vermelho que se torna bem inexpressivo. Esta é a saída, neste estágio atual teu.

Carlos:  Sufocam inclusive as frustrações?

Marcos: Obviamente! Sufocam, deixam-nas mais inativas, ou sem espaço para se expressarem. Não desaparecem, mas ficam “confinadas”…..

Carlos:  Perfeito professor.

Marcos: As frustrações só existem porque você não está  conectado naquilo é a VIDA, ou seja na Consciência plena, Você está quase que só no Ego, onde você tem enormes sofrimentos. Está   na hora da virada, continue o que você já começou, a Jornada do Autodesenvolvimento, ou Jornada da Consciência.

Carlos:  Senti uma forte advertência para correção de rumo, muito obrigado.

Marcos: Sim, estou te ampliando a Consciência, é assim que se abrem novas realidades, um mundo novo, muito melhor

Carlos:  Vou ver como me saio durante essa semana com essas informações.

Marcos: O segredo é simples – simplesmente aceite o que você está passando, não lute contra,fique bem quietinho, não lute contra nada, não queira mudar nada, deixe assim como está.

Carlos: Está bem, então vou ver como me saio com essas novas informações e então te falarei.

Marcos: Isso vai te aliviar muito.

Carlos:  Ficar bem quietinho já vai me fazer olhar as coisas com mais calma mesmo.

Marcos: É que você se sente mal e fica chateado e luta contra tudo, tudo te aborrece por causa desta eterna e profunda lut.

Carlos:  E com isso talvez as coisas comecem a melhorar.

Marcos: Então apenas se renda, aceite e acolha o que tens. Aos poucos você vai ativando os aspectos positivos. É assim que funciona,  “não se luta contra a escuridão, mas promove-se a luz”.

Carlos:  Sim professor. Muitíssimo obrigado pela sua ajuda

Marcos: O que tens é apenas fruto da tua ignorância da VIDA, não é nada demais, é uma ilusão, lembra? deixa isso lá. Na pior tempestade, ali tem também paz. nas ondas revoltas no mar também tem paz. A tua paz está na mente plena, fique quietinho e deixe a mente sábia e plena agir, ela age sempre quando estamos na paz, sem lutas!!!!!!!!!!!!!

Carlos:  Deixar a mente sabia agir quietinho: perfeito 👏👏

Nota 1: Após este diálogo, foram marcadas mentorias via zoom, para dar continuidade a este processo de profunda descoberta do Mentorado.

Nota 2: O diálogo acima, embora abra questionamentos e apresente alguns  aspectos não completos,  foi o mais eficaz possível para este momento do mentorado.

Nota 3: O foco mais profundo de uma mentoria pessoal, é prover aos mentorados uma ampliação de visão, consciência ou mentalidade mediante a apresentação de referenciais ou ferramentas amplas, abrangente e coerentes com as leis universais que permitam novos entendimentos e uma autodescoberta para superar as dificuldades do Mentorado.

Nota 4: Os referenciais apresentados integram o conjunto instrumental científico-pedagógico do Sistema ISOR® mentalizados por Marcos Wunderlich que oferece uma tecnologia e know-how únicos, com referenciais infográficos próprios  e aplicados com  metodologia peculiar com abordagem  e instrumentalização sistêmica e holossistêmica.

Nota 5: Se você deseja fazer um processo de autodesenvolvimento, a mentoria poderá ser uma poderosa ferramenta para alcançar  uma vida preciosa –  mais plena, com propósito e significado e com ampla repercussão pessoal, familiar e profissional. Entre em contato com o Mentor Marcos Wunderlich no Instituto Holos www.holos.org.br whats (48) 9 9664-3111

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem