Sabedoria Transcendental: a ampliação de nossa compreensão da vida, de nós mesmos e do mundo

Você sabe qual a diferença entre Conhecimentos e Sabedoria Comum? Os Conhecimentos são obtidos por meio de aprendizagens cognitivas, inclusive pelos saberes comuns. São o que aprendemos em escolas, leituras de livros e experiências do cotidiano. Estão relacionados ao hemisfério esquerdo do cérebro, o lado lógico, analítico e conceitual. Já a Sabedoria Comum é representada pelo hemisfério direito do cérebro, que evidencia os aspectos mais vivenciais e emocionais. Nessa área do cérebro, estão acumuladas lembranças da vida, insights e compreensões que alcançamos e que nos propiciam uma vida mais feliz e um dia a dia mais prazeroso, o que nos prepara para, por que não, beneficiarmos as outras pessoas com boas orientações de aconselhamentos, dicas, mentorias.

Após fazer essa diferenciação, quero explicar sobre a Sabedoria Incomum ou Transcendental, que envolve dinâmicas da espiritualidade do Ser e reflete uma compreensão abrangente da realidade e da vida, ou seja, transcende a superfície, o dia a dia comum. A Sabedoria Transcendental não pode ser totalmente explicada em palavras, porque ela é fruto do conhecimento e integração entre o Absoluto e o Processual.

A natureza absoluta é o espaço vazio universal, aquele que não tem começo ou fim, onde inexiste o tempo. Portanto, é sempre igual e, por isso, permite o aparecimento daquilo que processa, sendo o berço ou a mãe de todas as manifestações. Esse espaço vazio universal tem o potencial de favorecer o surgimento da energia e massa daquilo que vai se movimentar, isto é, da realidade processual ou manifesta.

Tudo o que surge e que vai se processar (aglomerados de galáxias, o sol, a terra, os seres vivos) está imerso no espaço. Absoluto e Relativo coexistem, o processual não existe sem a natureza absoluta. A Sabedoria Transcendental implica, portanto, considerarmos que o Absoluto está presente em nossa realidade processual temporária.

Nós estamos contidos naquilo que não se processa e que podemos denominar de eterno AGORA. Nele está tudo concluído, não há problemáticas, nem pensamentos ou emoções, nem nascimento e nem morte. É um aspecto nosso inteiramente pacífico, neutro e consciente, capaz de conhecer a si mesmo. A qualquer momento podemos reconhecer (nos voltar) a esse Agora e direcionar essa paz profunda para o nosso dia a dia processual. Aonde formos e o que fizermos será permeado por essa absoluta felicidade. A verdadeira espiritualidade, caro leitor, é a ligação com o que é divino imaterial, sábio e eterno a cada momento.

Viver o agora não significa falta de comprometimento com tudo que faz parte da vida, tudo é paz e amor… Viver o agora é um estado de atenção ao momento, é a capacidade de desenvolver um estado lúcido e de vigilância da mente, desprovido de tensão e preocupação, causadoras de conflitos internos que podem afetar negativamente o nosso ambiente externo. Viver o agora implica ser consciente do que estamos vivendo e sentindo no momento presente, bem como a convicção de que não temos controle sobre pessoas e muitos movimentos do mundo.

Então, seja para quem tem (ou não) uma rotina atribulada com muitas obrigações e compromissos profissionais e pessoais, o melhor a fazer é viver no momento presente, pois esse estado de atenção permitirá que nossa consciência esteja sempre em alerta para atuar da melhor maneira na tomada de decisões, beneficiando nós mesmos e aqueles que nos rodeiam.

A Sabedoria Transcendental transforma e liberta!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem