Ainda falta Humanização

Ainda falta Humanização

Uma empresa que possui como um de seus valores os processos de humanização, se diferencia no mercado em relação aos seus concorrentes.

De acordo com o dicionário Michaelis, humanização é o ato ou efeito de humanizar, que significa tornar humano, benévolo, afável, dar a condição de homem, humanizar-se, civilizar. Refere-se ao esforço orientado a humanizar a si mesmo, ou a alguém, e também às organizações, o que pode fornecer as mesmas um diferencial competitivo em vista dos concorrentes.

O ambiente de trabalho como um todo causa influência sobre o comportamento humano e por sua vez influencia também as relações interpessoais. As práticas tecnológicas e gerenciais influenciam na qualidade do universo profissional e, por consequência, o comportamento das pessoas que ali trabalham. As pessoas no geral são produtos do meio em que vivem, possuem emoções, sentimentos e agem de acordo com o grupo que as cercam seja o espaço físico ou social. 

A Humanização nas empresas

Uma empresa que possui como um de seus valores os processos de humanização, se diferencia principalmente por prezar a vida humana. Empresas como essa raramente possuem processos trabalhistas a imagem que têm no mercado é sempre boa e valiosa. Apoiam-se em espaços de convivência e anseiam por um mundo melhor para seus colaboradores e para as outras pessoas, anteriormente ao lucro – visto que o lucro pelo lucro constitui a ausência completa de propósito e, por consequência de humanização.

Uma organização humanizada é, então, aquela que valoriza os seus colaboradores, preza por um espaço de trabalho agradável, e que objetiva o contentamento de todos e não somente dos seus superiores. São empresas que visam promover a qualidade de vida no trabalho, a evolução das pessoas, a diminuição das desigualdades de gênero, raça, origem ou credo e que colaboram efetivamente para o desenvolvimento e evolução constantes dos seus integrantes.

Este modelo baseado na humanização sugere que as empresas sejam mais conscientes do seu papel no mundo e, desse modo, estejam também mais alertas e abertas às mudanças no que se diz respeito ao relacionamento com seus colaboradores, clientes e sociedade. O funcionário deve ser visto de maneira sistêmica, ou seja, suas necessidades: psicológicas, físicas, emocionais e sociais também devem ser compreendidas e consideradas pela empresa.

Entretanto, uma empresa só é humanizada se efetivamente estabelece ações práticas neste sentido. Não adianta fixar ideias bonitas na parede para estampar a sua missão, propagar determinados valores ou colocá-los somente nos manuais da instituição. Gestão Humanizada faz-se através de comportamentos e atitudes específicos que revelam na prática aos stakeholders que a organização valoriza o seu trabalho.

No momento em que isso é feito de maneira verdadeira e justa, os profissionais sentem-se genuinamente pertencentes à empresa, parte de algo maior, o que faz com que desejem retribuir espontaneamente às suas ações. No cotidiano, isso pode ser visto por meio de equipes mais: 

  • Engajadas
  • felizes;
  • motivadas; 
  • comprometidas; 
  • criativas; 
  • sintonizadas e 
  • produtivas.

O Coaching e Mentoring para a humanização

O coaching vem sendo adotado como uma estratégia de humanização das relações de trabalho, com a finalidade de apresentar uma visão sistêmica que propicie deixar de orientar os problemas humanos de maneira limitada, e comece a dar importância aos valores do indivíduo, apresentando significado e propósito para a realização do trabalho.

Se faz necessário, desse modo, aperfeiçoar o espaço profissional para que permita o diálogo, a interação humana, a criatividade, a prática de valores e virtudes que completem o ser humano de sentido e propicie o processo de evolução e desenvolvimento do profissional e por conseguinte a melhoria contínua da empresa.

Com a inserção do coaching no ambiente de trabalho, a conexão entre as pessoas é favorecida, através da construção de espaços de confiança, nos quais o diálogo seja honesto e com foco nas necessidades básicas da empresa e das pessoas que a constituam.

Humanizar significa, portanto, conduzir a ação em favor da vida, dos processos de evolução e desenvolvimento contínuos, da confiança na criatividade humana, na vontade de realização e principalmente na habilidade de transformação positiva das interações humanas e sociais, agregando assim, valores e propósito ao que se faz.

Características de uma empresa humanizada

Algumas características apontam uma organização efetivamente humanizada. Confira quais são:

  • Acreditam que sua Cultura Organizacional é o seu maior diferencial competitivo e um patrimônio que todos devem cuidar.
  • Relacionam-se com seus clientes num patamar mais profundo e humanizado e, estes são verdadeiramente apaixonados pela marca.
  • Sua Missão, Visão e Valores são pertinentes com a proposta de valorização das pessoas e, por isso, vão além do objetivo de promover somente ganhos financeiros.
  • Têm uma cultura empresarial sólida e consistente, porém aberta e absolutamente adaptável e flexível às mudanças de mercado e mundo.
  • Investem menos em ações de marketing e publicidade e mais no atendimento, satisfação e retenção dos seus clientes.
  • Os salários dos líderes não são excessivos, nem ostentam uma grande diferença em relação aos demais funcionários.
  • As preferências da empresa estão sempre alinhadas com as dos seus stakeholders. Isso cria um ambiente amigável, no qual organização, investidores, funcionários, clientes e sociedade se beneficiam de forma mútua.
  • Os salários, bônus e benefícios que a organização oferece à sua equipe são melhores do que os de seus concorrentes no mercado.
  • Preservam uma política de portas abertas, na qual os colaboradores, independente de sua posição, podem contribuir com suas ideias e sugestões para a melhoria contínua da empresa.
  • Procuram oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Para isso, treinam e empoderam seus profissionais para que estejam 100% comprometidos com o contentamento dos seus compradores.
  • A rotatividade de pessoas é mais baixa do que o das empresas que não adotam a política de humanização.
  • Respeitam as leis e contribuem para que elas sejam cumpridas.
  • Possuem uma visão abrangente e positiva do mundo, das pessoas e mercados. Por consequência, são visionárias e inovadoras, enxergando muitas possibilidades de expansão por meio do desenvolvimento das pessoas.
  • As organizações investem mais tempo e dinheiro no treinamento, desenvolvimento e capacitação dos seus funcionários, qualificando sempre sua mão-de-obra e oferecendo crescimento contínuo aos seus profissionais.

Ter uma gestão humanizada é indispensável para o crescimento de qualquer empresa. Hoje em dia, valorizar as pessoas tem sido o diferencial que leva organizações a crescer e evoluir. As técnicas possuem resultados bastante positivos, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.

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