Mentoria para Concursos – por Lívia Ferreira

Introdução

O presente artigo apresenta uma visão abrangente e completa da preparação de candidatos à concursos públicos mediante aplicação de atividade de Mentoria dirigida  a partir do Sistema ISOR® . Num primeiro plano a Mentoria propõe planos de estudos e num segundo plano, não menos importante, a superação das dificuldades pessoais  dos concursandos. Tudo isto a partir do Sistema ISOR®.

Mas o que seria este sistema? ISOR® vem do prefixo grego ISOS, que significa “igual”, “da mesma forma”; e o “R” final, que abrevia a palavra relacionamento, nos remete a atividades e relacionamentos isomórficos, isto é, coerentes, condizentes, em sintonia com a Vida.

ISOR® se propõe a instrumentar as pessoas para a competência do isomorfismo – ou seja, capacitação de atuação com coerência, transparência, mentalidade ampliada, posturas cooperativas, com ética e valorização do humano, buscando-se a coerência entre VISÃO e AÇÃO.

O Sistema ISOR® foi elaborado no Instituto Holos por Marcos Wunderlich, Maria Luiza e Renato Klein, e é um conjunto instrumental científico-pedagógico da mais alta qualidade, único, exclusivo e genuinamente nacional ou seja, nascido e criado no Brasil e adaptado à nossa realidade brasileira.

É utilizado para o desenvolvimento integrado de Pessoas com base no pensamento holístico e sistêmico, nos avanços científicos e na milenar sabedoria humana.

O Mentoring

O Mentoring neste sistema, tem maior foco na mentalidade, visão de mundo, relacionamentos, na vida em si. Um Mentor gera transformação e inspira seu Mentorado a obter um novo olhar para vida de modo que possa superar muitas dificuldades nos aspectos mais comuns da convivência humana. Assim, o Mentor para concursos auxilia o Mentorado nesta transformação e mudança de paradigmas, facilitando sobremaneira a superar dificuldades pessoais que podem surgir na realização das provas.

É importante contextualizar a Mentoria dos dias atuais, no contexto da quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Em que pese o desenvolvimento, científico tecnológico, o ser humano, continua como peça fundamental em todos os processos tecnológicos.

 Nesse contexto é a Mentoria junto ao Ser Humano que irá preparar e alavancar a preparação das pessoas a atuar em novos ambientes de complexidade e transformação.

A Mentoria valoriza o autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional, identifica hábitos estão impedindo o Mentorado de avançar em sua trajetória e transforma a sua vida. O autoconhecimento é o primeiro passo para quem necessita desenvolver competências e habilidades, principalmente, para quem quer ser aprovado em concurso público.

A Mentoria é necessária para propiciar um suporte emocional, estratégico e intelectual, proporciona conhecimentos com qualidade de vida, pois eleva a mentalidade para que se perceba o mundo com outros olhos e atinjam seus novos objetivos,  de modo mais leve e assertivo.

Mas, há muita confusão sobre o conceito de Mentoria e até mesmo o de Mentor. Há vários significados, como, no senso comum, que considera Mentor aquela pessoa que propaga uma ideia inovadora, capaz de mudar os pontos de vista sobre determinada realidade. Há quem pense que Mentor é quem nos faz pensar em algo novo, sendo, assim, o Mentor quem ensina conteúdos importantes para as nossas vidas. Ainda, há quem afirme que Mentor é aquele que inventa algo (inventor).

A Mentoria compreende esses e mais outros aspectos, mas ela não é somente isso, é mais ampla e profunda, porque envolve humanidade. Na Mentoria o Mentorado vai aprender técnicas de desenvolvimento pessoal e de mentalidade que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida.

O foco é o seu desenvolvimento e transformação enquanto indivíduo no mundo com seus talentos e sonhos, visando o destravamento do seu potencial partindo de uma cosmovisão holossistêmica, ou seja, com uma abordagem globalizante, holística e sistêmica como oferecido pelo Sistema ISOR®.

No começo da Mentoria, o Mentorado já entra em contato com técnicas de ampliação de visão de mundo e de atenção que estão na base de habilidades como o autocontrole e a autodisciplina.

É iniciado também o desenho do seu propósito de vida, um direcionamento mais amplo, organizado para dar continuidade aos seus objetivos e metas, que estão por sua vez  profundamente ligados ao sentido que cada um pode dar para a sua existência, sem esquecer o despertar da sua felicidade interior mais profunda e satisfatória.

Mas para este processo, é necessário alguns encontros de Mentoria  para apresentar o conjunto básico de técnicas e acompanhar as primeiras tentativas ao aplicá-las nos diversos âmbitos da sua vida.

Na Mentoria trabalha-se com o despertar de uma cosmovisão (visão de mundo) que transforme verdadeiramente a percepção do indivíduo sobre sua existência.

É esta cosmovisão que vai auxiliar ou balizar o Mentorado na caminhada da vida.

A Mentoria é um espaço para o desenvolvimento pessoal estruturado, alinhado a um propósito de Vida e com uma visão sobre o sentido da existência e do Universo.

A Mentoria é um exercício de autocuidado e amor próprio que incentiva a transformação cujos resultados acompanharão o Mentorado ao longo do tempo.

A partir de técnicas comportamentais, pode-se aprender sobre a  autodisciplina, que direciona o Mentorado a tomar com responsabilidade sua sua organização, automotivação diária,  gestão de tempo,  decisões e a escolha de propósito de Vida.

A autodisciplina é uma habilidade que requer conhecimento e treino. Habilidades mais complexas como o centramento e a postura condutora, que o Mentorado aprenderá com a Mentoria.

Assim, com a autodisciplina o próprio indivíduo receberá do Mentor um plano de estudos semanal, e se motivará constantemente para cumpri-lo tendo em mente seu propósito, que é a aprovação no concurso.

Mentoria para concursos

Neste contexto, a Mentoria será individual, voltada para uma única pessoa e o seu processo de preparação para o concurso público.

Identificar-se-á as principais dificuldades ou obstáculos do Mentorado, que comumente são:

  • Não saber estudar
  • Falta de concentração e de tempo
  • Inexistência de planejamento
  • Desgaste físico e mental
  • Ansiedade
  • Insegurança
  • Medos
  • Nervosismo

Com a Mentoria, o Mentorado começará ou continuará a estudar, mas de maneira correta, sem perda de tempo e dinheiro. Sem planejamento ninguém passa em concurso público, a Mentoria para concursos planeja os estudos do Mentorado de acordo com as condições de tempo e de estudo que ele possui. É fundamental estudar com tudo organizado: definição do concurso, materiais, método de estudo ideal, plano de estudos, ambiente adequado. O Mentor juntamente com o Mentorado organizarão a rotina de estudos.

Em relação ao desgaste físico e mental, não há como negá-lo. Estudar para concurso cansa, isto é um fato. Este desgaste precisa ser respeitado para não atrapalhar os estudos. Estudar sem qualidade de estudo não produz resultados favoráveis  devido ao baixo  rendimento. É importante reconhecer os próprios limites e o Mentor deve sempre ser informado de tudo que está acontecendo no processo de estudo de modo a replanejar os estudos de acordo com as dificuldades e capacidades do Mentorado.

A ansiedade pode ser controlada com a Mentoria, mantendo-se o pensamento no aqui e no agora, no foco do que está sob controle: o agora. Neste contexto, cabe ao Mentorado estudar e cuidar de sua vida emocional. Na Mentoria, o Mentor aplicará técnicas de centramento e meditação para diminuição da ansiedade e incentivar atitudes mais focadas onde o desgaste é muito menor.

Estudar pode ser muito solitário, mas com Mentoria individual, que é um poderoso método de aprovação em concursos, o Mentorado não estará sozinho em sua preparação.

O Mentor conhecerá a fundo o seu aluno, definindo seu perfil de estudante, entendendo sua situação de vida atual, suas circunstâncias, sua vocação, seu chamado e seu perfil emocional, somando-se a isto as  experiências em provas anteriores. O Mentor, como suporte auxiliar mapeará os hábitos, rotinas, nível de conhecimento, crenças e valores do Mentorado.

A partir destas informações e da análise comportamental, será apresentadas as definições iniciais do programa, seus fundamentos e propósitos.

No primeiro encontro já será feita a análise bastante acurada do processo de preparação e será estabelecida a primeira meta de estudos, como grade de horários, indicação de fontes de estudo (livros, legislação, informativos, questões objetivas, revisões), ferramentas de controle de tempo, método de revisão e de aquisição eficaz dos conhecimentos previstos no edital.

Aspectos pessoais como saúde, relacionamentos, disposição, finanças, lazer, religião, família, trabalho e desenvolvimento emocional também são levados em conta como um aspecto relevante do Mentorado.

A confiança em si mesmo será enfatizada pelo Mentor e é fundamental para superar as dificuldades nos estudos, com isso, o Mentorado poderá estudar melhor e conseguirá esgotar o conteúdo dos editais.

Conclusão

Uma das metas da Mentoria para concurso é traçar um plano de estudos personalizado e exclusivo, com base na realidade, na capacidade e no perfil do Mentorado. É um programa individualizado e focado na orientação da maneira correta e eficaz para o alcance do objetivo de aprovação.

O programa de Mentoria para concursos proporcionará melhorias no estudo, mas, para que realmente funcione, o Mentorado precisa desempenhar o seu papel: ter autoconsciência, dedicação e muita responsabilidade para seguir o que for proposto. O Mentor dirá o que fazer, como fazer e qual o passo a passo para chegar lá, mas só o Mentorado pode colocá-lo em prática. O sucesso vai depender do trabalho e comprometimento conjunto em o Mentor e Mentorado.

Será preciso vencer os obstáculos mas com o profundo entendimento do propósito, seu objetivo terá grande probabilidade de sucesso para dar uma vida melhor a si mesmo e a seus familiares. A aprovação compensa todo o esforço!

Sobre a Autora:
Lívia Rosa Franco Ferreira
Mentora para Concursos
Professora
Coordenadora de Curso
Mestre em Teoria do Direito
Advogada

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem