Brainstorming: liberando a criatividade da sua equipe

Você já reparou como as organizações estão passando por muitas transformações em uma velocidade assustadora, e que nem todo  indispensável de ontem é essencial para hoje?

O fato é que com a rapidez de informações que temos atualmente, faz-se necessária uma reciclagem dos velhos conceitos, valendo-se da criatividade,  o que muitas vezes, depara-se com resistência dos colaboradores.

Compreende-se então que as empresas são constituídas por colaboradores, logo, tendo características próprias e individuais de cada elemento do grupo em pensamentos, ações, muito embora, rumando para um mesmo objetivo.

Afim de evitar desgastes emocionais, e encontrar o meio-termo para ajustar a premissa acima, as organizações modernas estão valendo-se de uma ferramenta muito eficaz na administração – Brainstorming.

Definindo o Brainstorming.

Brainstorming é termo inglês que significa tempestade de ideias.

Ou seja,  aplicando-se em grupo de colaboradores de uma organização, tem por finalidade desenvolver a potencialidade criativa de ideias de um grupo ou um indivíduo a serviço de objetivos determinados.

Com abordagens inovadoras, debate em conjunto, soluções de problemas estimulando a valorização e motivando  o trabalho em equipe na busca de resultados.

Desenvolvido na década de 40 pelo norte-americano Alex Faickney Osborn, o método consta que a soluções coletivas com criatividade os resultados seriam melhores do que se fossem de forma individual.

Segundo Osborn, as características do brainstorming são : quantidade, flexibilidade, liberdade, interatividade,e tangibilidade.

  • Quantidade –  quanto mais ideias para se resolver um problema, melhor;
  • Flexibilidade – para resolução de um problema, novas ideias, saindo do convencional;
  • Liberdade – sem crítica as ideias quando em sessão de brainstorming
  • Interatividade – ideias completadas por ideias objetivando novas soluções.
  • Tangibilidade – ideias sugeridas devem ser empregadas em ações concretas.

 

Qual a razão do brainstorming

Encontrar novas ideias eficientes, estimular o pensamento criativo em dinâmica de grupos com objetivando soluções a curto prazo com baixo custo, sendo cada um dos problemas, uma solução.

O brainstorming pode ser aplicado, por exemplo, planejamentos estratégicos, planejamento de marketing, controle em estoques, interação entre setores, vendas e pós vendas, maximizar a produtividade, redução de custos, etc

Para manter a eficácia do brainstorming, o foco deve ser mantido sendo a proposta

A Liderança Transformacional

Visando o bem-estar da organização, o líder colabora com os liderados para identificação das mudanças necessárias, orientando, traçando objetivos e discussões sobre os objetivos, mudando a maneira de pensar, afim de melhorias em seus resultados.

O líder enfatiza o objetivo, estimulando esforços dos liderados, embasado  sempre na ética, criando um bom ambiente colaborativo, destacando os pontos fortes e fracos de seus seguidores, alinhando tarefas que melhore o seu desempenho.

A preparação individual para as reuniões

Cabe ao líder, alinhar que todos se preparem para as reuniões, o que otimizará tempo, além de permitir que todos reflitam sobre as sugestões a serem apresentadas.

Criar um ambiente agradável, afinal, em uma organização, nem sempre todos que se sentam à mesa, tem bons relacionamento uns com os outros, e aí a liderança faz diferença.

Agir como o ponto de equilíbrio diante das discussões frente a apresentação dos problemas, deixando claro o foco adotado, dando o primeiro passo. Assim, você será o intermediador e não o juiz.

Registrar todas as ideias para posterior análise, mesclando uma nas outras, se necessário, para a solução necessária ideal.

Próximo ao término um pequeno resumo

Caracterizar como produtiva a reunião, significa dar importância tanto aos assuntos abordados, como também a presença de cada participante.

Desta forma, ganha o líder pelas sugestões abordadas, os participantes, pela motivação e engajamento em estar cientes das necessidades da empresa, e a organização que contará com um desfecho positivo na resolução dos problemas.

Em resumo, a sessão começa apresentando o problema, os colaboradores opinam sobre o assunto, ouve-se todos os envolvidos, amadurecem a questão, apresentam soluções, e por fim, encerra-se com uma solução do problema.

CONCLUSÃO

Conhecer o que é brainstorming é possibilitar através desta ferramenta a inovação no ambiente corporativo, engajando e motivando seus colaboradores a corrigir o que for necessário para o bom desempenho de sua empresa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem