Oito Sabedorias para uma Vida Feliz

Direcionar a mente é o caminho para transcender e atingir uma existência leve e absoluta 

Marcos Wunderlich – Presidente do Instituto Holos 

Quando ouvimos que a felicidade está em nós, quer dizer que temos condições para ativar esse estado, independentemente do que se passa (ou acontece) fora de nós. Acionar uma Consciência Plena envolve orientar a mente para o autoconhecimento, que propicia uma série de benefícios, como entendimentos, autonomia, vida relacional coerente e prática da espiritualidade. Benefícios que se revelam Sabedorias e levam a uma vida livre de angústias e sofrimentos.  Conheça abaixo oito Sabedorias fundamentais para sair de prisões mentais depreciativas rumo a um estado de paz leve e próspero.

1) Toda visão é ampliável: nossa perspectiva sobre os movimentos do mundo e da vida, incluindo os valores, os sentimentos e as crenças relativos a ambos, é flexível. Isso quer dizer que podemos enxergar a realidade a partir de um olhar amplo ou estreito. A boa notícia é que quanto mais buscamos ampliar nossa visão, mais ela se torna abrangente, contribuindo significativamente para nos libertarmos de paradigmas limitantes, prisões que nos impedem de viver melhor, em harmonia com o nosso ser e em consonância com a nossa felicidade inata. 

Um novo olhar sobre a vida abre as portas para um novo mundo e quanto mais estendido for esse olhar, menor o sofrimento diante da vida. Ampliar a visão é fazer uso de nossa consciência para vivermos com menos sofrimento diante de situações ou experiências problemáticas. É compreender que a nossa interpretação do mundo varia de acordo com o nosso ponto de vista e conforme os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. 

Uma visão ampla nos permite considerar que somos inseparáveis do planeta e do universo. Nada é isolado, tudo está conectado em uma lógica de interdependência. Quanto mais aberta nossa mente, mais nos aproximamos de nossa consciência plena, um estado de autoconhecimento que nos faz visualizar possibilidades de mudar nossas crenças limitantes. Ampliar nossa visão nos possibilita compreender que não dependemos do externo para sermos felizes, podemos fazer uso de nossa cognição para alcançar a felicidade que está em nós e, assim, vivermos em harmonia com o mundo e tudo o que o faz se movimentar. 

2) Temos Consciência Plena: todos nós podemos ativar a Consciência Plena, que também nos faz ficarmos sintonizados com o momento presente. Quanto mais praticarmos essa habilidade, mais natural ela fica em nossa vida. Aliás, é o que propicia uma Vida Preciosa, ou seja, vivermos uma vida que vale a pena ser vivida. 

3) A felicidade natural: é a lógica da causa e efeito. À medida que ampliamos nossa visão e nos aproximamos da percepção da Consciência Plena, (ou seja a Consciência Original, a nossa Fonte!) mais nos aproximamos da felicidade natural, a qual é um atributo desta Consciência Plena. Nosso lado absoluto ou original difere da felicidade condicionada, propiciada pelo mundo externo e submetida à realização de metas, projetos ou sonhos pessoais, o que muitas vezes provoca ansiedades desnecessárias. A felicidade natural já está em nós e nos dá a paz de espírito.

4) Gestão pessoal: temos autonomia e capacidade para nos autoconduzirmos no mundo. É mediante uma postura centrada que exercemos esse nosso potencial, que nos leva a perceber que somos donos de nossas vidas, que estamos no controle de nossas ações e não somos marionetes nas mãos de outras pessoas. É também com esse voltar-se a si que conquistamos o estado de atenção ao momento presente e adquirimos uma postura de quem soluciona e não reclama.

5) O religar-se com o Todo: quando a gente se volta às energias elevadas do universo, entendemos que o Todo está em nós e estamos nele.  Espiritualidade envolve olhar para dentro, lugar onde está a divindade interna.  Voltar-se para si possibilita inclusive a criação de um mundo bom à nossa volta e a convicção de que isso não depende do externo. Religar-se com o Todo é viver no amor, desejar a felicidade alheia, ser um elemento que beneficia os outros. 

6) Mente livre: esta Sabedoria é fundamental, e com isto quero dizer que todo Ser Humano tem uma mente livre e uma mente condicionada, que usamos no dia a dia e está cheia de pensamentos que criam os sofrimentos e as dificuldades. A mente livre é aquela que apenas observa todos os acontecimentos, mas não elabora nada, não pensa e nem sofre com as emoções, pois é absolutamente livre. O segredo está em acessarmos essa mente livre e observarmos tudo a partir da liberdade. 

Podemos até observar a mente condicionada vivendo o dia a dia, envolvendo-se com pensamentos e criando bolhas mentais, conflitos e dificuldades, presa em crenças limitantes, preocupando-se. Vemos tudo isso acontecendo, mas não temos sofrimentos, pois estamos na mente livre. Ou seja, podemos viver um estado de leveza, de liberdade e de bem estar natural proporcionado pela mente livre. Mas claro, ao mesmo tempo atuamos no mundo, fazemos mil coisas, temos sentimentos e emoções, mas tudo é visto pela mente livre.

Vivermos esta elevada Sabedoria não é algo que acontece como num passe de mágica, é algo que surge naturalmente quando elevamos e abrimos nossa consciência. Portanto, use sua mente para viver dessa maneira mais leve e feliz. Uma mente observadora atinge a felicidade natural e não permite que fiquemos escravos de nossos pensamentos. 

7) Vida relacional coerente: temos a capacidade de sermos coerentes, ou seja, nos conectarmos com as leis universais. O isomorfismo significa ligação com o todo, sem esquecer da consciência plena para desfrutar a beleza da vida. Viva o momento presente e aceite as pessoas e a vida como são. Não invada o espaço do outro e dê destaque para os aspectos positivos do outro, não o censure.

8) O poder da transcendência: À medida em que compreendemos cada uma dessas Sabedorias, damos um salto quântico e transcendemos, ultrapassamos um certo limite, saímos do ponto em que estávamos e nos posicionamos além. Transcender é se conduzir pelo mundo de maneira adequada e não por dualidades como gosto-não gosto, alicerce de uma vida medíocre, porque a pessoa se apega ao que gosta e rechaça o que não gosta. Nesse caso, há sofrimento duplo devido ao apego e à aversão, mais prisões desnecessárias.  Use a sua mente para criar um novo e feliz tempo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem