Instituto Holos promove evento para incrementar formação de mentores

Mergulho na dinâmica humana incluiu um conjunto de ferramentas para profissionais exercerem a mentoria com olhar mais qualificado e abrangente

Uma visão sistêmica, holística e humanizada é fundamental para a formação profissional de mentores. Com o objetivo de abordar diferentes aspectos envolvidos nessa tríade, o Instituto Holos de Qualidade promoveu a Mentoring Week, entre 12 e 15 de janeiro. A iniciativa foi realizada online e contemplou aulas ministradas pelo presidente do Instituto, Marcos Wunderlich.

Para iniciar a semana, Wunderlich tratou o tema “Abrindo Novos Horizontes”. Em sua explanação, destacou que mentoria é um processo que auxilia pessoas a ampliarem suas visões de mundo. O trabalho, observou, é cada vez mais relevante, sobretudo neste momento em que muitas pessoas estão em busca de orientações qualificadas para agirem no atual contexto mundial. “Quando a gente muda o olhar, o mundo muda. Não é um passe de mágica, é só uma questão de se desfazer de crenças limitantes. A mentoria exercida de maneira humanizada tem muita repercussão na vida dos clientes, não leva em conta procedimentos tecnicistas, mas metodologias que permitem às pessoas descobrirem os seus tesouros internos.”

No segundo dia, a abordagem foi “Felicidade no Viver/Ampliação da Consciência e Mentalidade”. Para Wunderlich, entre os desafios da mentoria está estimular o cliente a estabelecer uma série de conexões mentais ligadas às dinâmicas da vida e do mundo. É a partir dessas associações que se adquire uma visão holística e que preconceitos e estereótipos são dissipados para darem lugar à consciência ampla. “Nós, mentores, temos que entender que o cliente cria a realidade dele e, muitas vezes, está dentro de modelos e prisões mentais, dogmáticas, dicotômicas e mecanicistas. Nossa atuação é contribuir para abrir um novo horizonte de possibilidades, com caminhos mais plenos e felizes.”

O terceiro dia tratou de “Coerência nos Relacionamentos/Sabedoria Natural.” “Relacionamentos, muitas vezes, geram conflitos. A mentoria auxilia a entender como nascem esses conflitos. Identificando a fonte, podemos lidar melhor com o que nos angustia.” Segundo Wunderlich, é necessário praticar o exercício do centramento, ou seja, voltar-se para si a fim de superar sentimentos como apego, rejeição e raiva. O centramento é conquistado por meio do silêncio, explica o professor, e “nos oportuniza caminharmos com liberdade, em consonância com o que é nossa verdadeira essência”. Dessa maneira, concluiu ele, não ficamos limitados a binômios do tipo gosto e não gosto, pois o foco é uma das bases da sabedoria, que nos assegura vivermos conectados no momento presente, compreendendo que não controlamos muitos dos aspectos da vida e que a inteligência emocional é indispensável para a convivência diplomática em sociedade.

Para finalizar a Mentoring Week, Wunderlich discorreu sobre “Gestão de Mudanças/Superação de Conflitos”. “O segredo para não termos uma vida conflitiva é aceitar a vida, as pessoas e o mundo como são. Aí teremos pacificação, mas isso não significa ficar inerte, ao contrário, depois que aceitamos, estamos centrados e focados, ampliamos nossa consciência e podemos agir no mundo, provocando um impacto positivo.”  O professor ressaltou que conflitos são criados em nossa mente quando interpretamos um fato ou acontecimento de determinada maneira, que pode ser equivocada, mas nos prendemos a essa perspectivas e, assim, entramos em uma espiral de sofrimento, decepção e tristeza. A saída, afirmou, é compreender que todas as pessoas têm uma natureza divina dentro de si. Essa natureza é a Consciência Plena e permite viver em paz e em harmonia com o Todo, ou seja, sermos inteiramente felizes.

O Instituto Holos atua no desenvolvimento humano e de organizações desde 1993. Tornou-se referência no ensino e aplicação de metodologias de abordagem humanizada e holística.  A metodologia do Holos é chamada de Sistema ISOR®, contempla um conjunto de ferramentas que compreende o ser humano como uma parte componente de um Todo. O Sistema ISOR® se relaciona com a compreensão isomórfica, capaz de alterar de maneira significativa nosso relacionamento e percepção de outros seres humanos para alcançamos a coerência com a vida (isomorfismo).

Para assistir à Mentoring Week, acesse:

Dia 1 – Abrindo Novos Horizontes:

Dia 2 – Felicidade no Viver/Ampliação da Consciência e Mentalidade:

Dia 3- Coerência nos Relacionamentos/Sabedoria Natural:

Dia 4 – Gestão de Mudanças/Superação de Conflitos:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem