Entre a Razão e a Emoção: Mente Sábia

Um dos grandes dilemas das relações humanas é equilibrar a razão e a emoção. Um paralelo constante e conflitante de situações que nos expõe e estão com certa frequência em nossas vidas. Afinal, quem nunca se perguntou como devo agir com a razão ou a emoção?

Ao encontrar o meio termo da razão e da emoção, atingimos o equilíbrio. Podemos estar em estados diferentes da mente o que ocasiona em agir de forma diferenciada em cada estado.

A mente pode se encontrar em tres estados: a Mente Emocional, a Mente Racional e a Mente Sábia.

Quando acionamos a Mente Emocional, estamos sendo controlados pelos sentimentos, humor, impulsos, em nossas ações e perdemos a razão. As emoções estão no controle sem serem equilibradas pela razão.

Alguns fatores externos colaboram para que fiquemos vulneráveis proporcionando que a emoção esteja no controle, como falta de alimentação, uso de drogas, estresses, sono, o que será prejudicial futuramente.

Por outro lado, ao ativar a Mente Racional, damos voz à lógica, ao extremo do racional, a razão que é muito importante para trabalhar, planejar e obter conhecimento não equilibrado pela emoção e valores.

No entanto, ao sermos conduzidos pela razão, a ausência de sentimentos, pode causar danos nos relacionamentos com outras pessoas, como também, com nós mesmos.

Para equacionar esta questão da melhor forma possível, são válidas as práticas meditativas de Mindfulness.

Midfulness são exercícios de se concentrar no presente, sem julgamento ou apego, é a consciência do agora compreendendo a atenção plena dos nossos sentimentos, ambientes, emoções acessando a intuição e a sabedoria interior, sendo muito utilizada em diversas psicoterapias comportamentais e cognitivas. Uma das diversas habilidades do midfulness é a de Mente Sábia.

A Mente Sábia pode ser definida como o caminho equilibrado do meio, entre a razão e a emoção, que utiliza a experiência de ambos os lados na tomada de uma decisão.

Vivemos um momento muito delicado emocionalmente, e as tomadas de decisões impactam diretamente na vida das pessoas, e manter-se em equilíbrio faz toda a diferença para a superação desta fase.

A Mente Sábia permite-nos encontrar nossa própria sabedoria interior, capaz de identificar e utilizar as experiências, conhecimento e bom senso.

É o caminhar centrado, diminuindo as dores causadas pelas Mentes Emocionais como pelas Mentes Racionais.

Por estarem em polos opostos, integrar seus pontos úteis, resulta a Mente Sábia o percorrer intermediário e o equilíbrio, através da observação, análise lógica e intuição.

Ao utilizarmos os conhecimentos de nossa Mente Sábia, adquirimos o hábito da reflexão sobre nós mesmos.

A melhor maneira de ser honesto e justo com nossos sentimentos, o controle de nossas ações, autoconhecimento, evoluir para não só ser melhor como pessoa, mas ser melhor com o mundo e as pessoas que nos cercam.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem