Como fazer uma Reflexão sobre a sua vida?

Sejamos honestos, se  tivéssemos a oportunidade de voltar ao tempo, o que você mudaria em sua vida?  Ou melhor, em uma única oportunidade, qual seria o momento que você faria tudo diferente?

O tempo vivido, a sua trajetória até aqui é fundamental para ponderar erros e acertos e definir onde realmente se quer chegar. É ter consciência, analisar o que está pensando agora, definir sua meta e as ações para realizá-las. 

É uma forma útil de fazer mudanças positivas avaliando decisões do passado.

É interrogar, buscar resposta na parte mais oculta do seu eu, refletir, procurar o autoconhecimento. 

Mesmo sendo longa a estrada, é fascinante ter um direcionamento  e ser o protagonista de sua própria história. É o exercício da autorreflexão.  Afinal, a vida é feita de aprendizado.

Ao exercitar o aprendizado, adquire-se visão ampla da própria essência, a autoconsciência, que é a capacidade de olhar para dentro de  si e se reconhecer.

Assim, ao se reconhecer em seus próprios sentimentos, atitudes e  desejos, conseguimos enxergar em uma situação, olhares múltiplos, observando novas perspectivas em detalhes despercebidos em um primeiro momento.

Ao exercitar a reflexão, adquire-se o autocontrole que permite agir de forma mais equilibrada e centrada, principalmente porque toda experiência traz algum tipo de lição potencializando o aprendizado.

Em via de regra, confiamos naquilo que conhecemos, pois nos traz segurança, desse modo, podemos afirmar que quanto mais você se conhece terá maior consciência de suas habilidades e objetivos e como fará para alcançá-los.

Refletindo sobre a existência, é buscar respostas na sua essência como valores, crenças, habilidades. Estamos em constante mudanças, por isso a importância dos questionamentos contínuos.

Na realidade, somos como pontas de iceberg, pois mostramos pouco de nossa essência.

Como ferramenta, a reflexão ajuda a mudar posições de pensamentos e seus resultados são significativos tornando-os mais positivos e sob controle.

É provável  desse modo, sua percepção diante de uma situação de estresse ou ansiedade uma reavaliação, gerando mudanças positivas em um futuro próximo.

Um posicionamento importante a refletir tanto no campo profissional quanto pessoal é estabelecer prioridades, o que quer realizar, o estado desejado. Deste modo, as informações obtidas serão primordiais para decisões mais assertivas. 

Um grande número de informações chegam diariamente até nós, portanto, o que for de fato importante, anote e reflita. Esse é um exercício poderoso potenciador para entendimento sobre si e sua relação com o mundo. 

O hábito diário de refletir, é ótimo para chegar a conclusões neutras e sensatas, além disso, é conectar-se consigo mesmo e se descobrir cada vez mais, avaliando valores e crenças, desenvolvendo o que o motiva, se firmando como pessoa em qualquer situação de dificuldades.

A reflexão é essencial para a formação e conquista de seus objetivos e manter-se motivado. Sem essa avaliação, muitos desistem dos seus sonhos, ao invés de reavaliar e se esforçar para mudar a sua abordagem. O sucesso deve ser específico, ter prazo para alcançá-lo e foco no resultado.

Quanto aos relacionamentos, de tempos em tempos é bem vinda uma avaliação, e refletir se são realmente saudáveis.

Refletir sobre os relacionamentos passados, na verdade ajuda a superar e identificar o momento que as coisas começaram a dar errado, e aprender com  elas como desenvolver melhor os relacionamentos futuros.

Quando precisar mudar, mude. Comece a pensar positivamente e com convicção,  como se fosse outra pessoa. Treine seu cérebro. Tenha confiança. Tudo é possível.

E não se esqueça: o mundo é o resultado de nossas ações, pensamentos e sentimentos, sendo principalmente, o que deixamos enraizar dentro de nós, somados a nossa essência.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Como fazer uma Reflexão sobre a sua vida?”

  1. Fernanda

    Bem isso mesmo!! Refletir sobre tudo… nos ajuda a encontrar as respostas dentro de nós mesmos…

    Relacionamentos… são nossos espelhos que nos ajudam a olharmos para dentro…

    Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem