Como a Meditação no Trabalho pode melhorar o desempenho da sua Equipe

O conceito de meditação pode ser entendido como um método, no qual o indivíduo aplica técnicas para focar o seu pensamento em um objeto, ideia ou atividade, tendo como principal objetivo a clareza mental e emocional.

Além disso, a meditação se relaciona com diversas práticas religiosas e espirituais, as quais defendem que ela atuaria como um instrumento que leva à libertação e à iluminação do indivíduo.

Poucas pessoas sabem disso, mas a palavra “meditar” teve origem na raiz latina “meditatum”, que significa “ponderar”, porém o mais comum é encontrarmos o derivado do latim “meditare” que quer dizer “estar em seu centro”. Além do mais, é interessante observar que diversos pesquisadores defendem que o termo “meditação” seria similar ao conceito de contemplação no cristianismo.

No ocidente, essa prática vem se popularizando cada vez mais, adentrando até mesmo os ambientes de trabalho.

A Meditação no Ambiente de Trabalho

Atualmente é possível observar que a população vem recebendo cada vez mais informações e conteúdos, graças ao avanço das tecnologias. Algo que pode ser ainda mais fortemente observado nos ambientes empresariais, ocasionando muito estresse e ansiedade nos trabalhadores.

Devido a esse cenário cada vez mais desgastante, a meditação corporativa vem se tornando uma forma de amenizar esses danos. Diante desse contexto, duas práticas vem ganhando mais espaço nas empresas, a Mindfulness e a Meditação Transcendental, ambas podem ser realizadas em locais silenciosos e com pouca luz, entretanto elas têm suas diferenças, uma foca na concentração da respiração e a outra mentaliza repetitivamente um mantra.

Mas nas duas técnicas o objetivo é o mesmo, trazendo grandes benefícios para diversas empresas como o Google e Ebay.

Os Benefícios para a Saúde dos Trabalhadores

A meditação além de aprimorar o foco e a atenção, coopera com o desempenho dos profissionais, os quais ficam mais ativos após essa prática. Mas, não para por aí, inúmeros benefícios são alcançados por meio desse método, veja algum deles:

  • Redução de estresse: O estresse é um estado que quase todos os trabalhadores enfrentam diariamente, podendo se tornar algo maléfico para o corpo, desenvolvendo outras doenças como a Síndrome de Burnout, ansiedade e até mesmo depressão;
  • Regulação do humor e prevenção de transtornos: Com a meditação em dia, os funcionários tendem a regular o seu humor, passando a ter mais empatia, resiliência, controle emocional, autoconfiança e autocontrole, prevenindo inúmeros transtornos.

Por isso, a meditação é de extrema importância para a vida desses trabalhadores, podendo ensinar a eles a manter as suas emoções no controle.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem