Cinco sabedorias para tempos de crise, incertezas e medo

Saiba como despertar a mente, mudando comportamentos, acionando e construindo saberes que farão de você uma pessoa mais humana, preparada e corajosa.

Marcos Wunderlich

Presidente do Instituto Holos

 

Ao longo das últimas três décadas, tenho me dedicado à formação de profissionais que impactam para melhor a vida de outras pessoas e, consequentemente, colaboram para edificar uma sociedade mais humanizada. Este tem sido um período de muita aprendizagem. Afinal de contas, é impossível não aprender sobre a vida e o ser humano quando estamos lidando com outras pessoas. Meu trabalho também inclui reflexão e, por isso, uso este espaço para dividir com você os conhecimentos que venho adquirindo ao longo de minha existência. Assim, cumpro minha missão de contribuir para uma sociedade mais instruída e capaz de tomar decisões em coerência com o Todo. Abaixo, elenco cinco sabedorias para você deixar de viver sob uma mente condicionada, ou seja, negativa, competitiva, sofredora e orgulhosa, para dar vazão a uma mente desperta e entrar no fluxo da plenitude da vida.

Sabedoria da impermanência: tudo muda o tempo todo. O que você vê à sua volta são coisas construídas, mas um dia irão se desagregar, serão finalizadas. É assim nas nossas relações, nas empresas. As coisas acontecem da maneira como acontecem, de modo implacável e não temos o controle sobre esses movimentos. Essa implacabilidade, inclusive, também não é permanente. Nossa vida é em ciclos probabilísticos. A vida se apresenta assim, cabe a você aceitar e viver em paz. Claro, você pode se prevenir, planejar seu futuro, mas se prepare para o imprevisível.

Sabedoria de condução:  temos a capacidade de nos conduzirmos pelo mundo.  A postura condutora significa ter ação frente a algo que acontece em nossa vida.  Agir, porém, não significa controlar. Você não controla nada por causa da lei da impermanência. Agir está relacionado com o estado de presença no aqui e agora. Estar presente no momento é estar atento, sem preocupação. As dinâmicas da vida vêm e você não as julga, mas tem serenidade diante delas, o contrário gera ansiedade, depressão. Pense em uma pessoa praticando Tai Chi Chuan, os movimentos lentos e harmônicos são frutos da serenidade, da atenção, da presença no agora e para chegar a esse estágio é necessário treinamento, semelhante deve ser sua postura frente à vida. Artes marciais, aliás, são aliadas para alcançarmos o centramento.

Sabedoria das potencialidades: o ser humano tem um potencial infinito dentro dele, é extremamente sábio. Carrega em seu DNA toda a história humana, temos, portanto, sabedoria interna que nos permite viver em coerência com a vida. Ao ativar essa coerência, é possível estimular a capacidade de se ajustar às diferentes situações e circunstâncias da vida. Isso permite encontrar a paz de espírito para seguir com nossos propósitos. Temos a capacidade de fomentar a sinergia, de beneficiar o nosso próximo, melhorando nosso mundo interno e externo. Líderes transformacionais, por exemplo, são responsáveis por ajudar as outras pessoas a ressignificarem muitos aspectos de suas vidas, a acessarem potencialidades internas. Esse tipo de liderança é cada vez mais indispensável em organizações com mentalidade do nosso século.

Sabedoria da entrega: você não é separado do Todo, existe uma interligação profunda entre você e o Todo. Isso é visão holística, estamos dentro de um fluxo universal, repleto de ciclos, fases de grandes mudanças, impasses, crises. A cada ciclo é o momento de você viver em um novo tempo.  Nós não controlamos isso, pois fazemos parte de algo maior, a vida é que dirige você. Então se entregue a esse fluxo, o que não significa não fazer nada, mas aceitar o que vem e o que acontece.

Sabedoria da visão:  temos que desenvolver uma visão holística, sistêmica, abrangente, relacional, isso evita o apego a picuinhas insignificantes. Geralmente temos pouca consciência de modelos mentais que nos movem. Ao percebermos que nossa visão é restrita, o que ocorre quando agimos a partir de pontos de vista tecnicistas, dicotômicos, dogmáticos, impositivos e emotivos, precisamos adotarmos uma mentalidade mais ampla, como a visão sistêmica. Um dos aspectos dessa visão é a visão cíclica, abordada acima e que nos ajuda a entender a impermanência em nossa vida. Nos momentos iniciais de um ciclo, utilizamos as nossas experiências e conhecimentos acumulados, o que denominamos de Matriz. Assim funciona o processo evolutivo humano, dependente do acúmulo consciente de aprendizagens ao longo da vida.

No chamado mundo VUCA (sigla em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) é preciso viver em coerência com a vida, praticar essas sabedorias que ajudarão você a não entrar no turbilhão mental de pensamentos depreciativos e a encontrar a paz interna para ter força necessária para viver uma vida bondosa e próspera. Praticar essas sabedorias abrirá sua mente e seus olhos, trará autoconfiança, compreensão e a coragem fará parte de sua vida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Cinco sabedorias para tempos de crise, incertezas e medo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem