O objetivo do coaching é, de um modo geral, criar uma parceria com o seu cliente e fazer com que ele alcance todo o potencial oculto, apresentando a perspectiva de que ele possui todos os recursos necessários para alcançar uma vida plena.
Essa área expandiu bastante nos últimos anos, e por isso o mercado exige certos recursos para que seja possível se destacar. Para ter uma ideia, segundo pesquisa da International Coach Federation (ICF), nos últimos 4 anos o coaching cresceu 300% no Brasil.
Mesmo que seja uma área que abrange diversos aspectos, a definição de “prestador de serviço” serve de imediato para que fique claro o objetivo central deste artigo. Se você quer atuar como Coach profissional atendendo seus clientes para processos de Coaching, você estará oferecendo um serviço contratado, e como qualquer outro, precisa de divulgação.
Nesse ponto entra o marketing e sua importância! Por isso, pensando nessa necessidade de divulgação, preparamos algumas dicas para que aprenda qual a melhor estratégia de marketing para coaching. Veja a seguir:
Por que é preciso de uma estratégia de marketing para atuar como Coach?
Partindo do ponto que o coaching é um serviço prestado no mercado, ele precisa de divulgação, tanto quanto um marceneiro, serralheiro, vidraceiro ou o fabricante de um produto.
Isso porque, não adianta você ter o melhor produto ou serviço do mercado e esperar que o encontrem pelo seu diferencial. Sem divulgação as pessoas não irão chegar até você! Por isso é importante falar sobre o seu produto.
Tendo esse fato em mente, a pergunta maior é: qual a estratégia de divulgação mais adequada para coaching? Pois devemos considerar que existem várias formas de trabalhar com marketing e cada uma delas possui uma série de ações a serem tomadas.
Quais as formas de trabalhar com marketing?
Para divulgar seu serviço você deve escolher previamente sua estratégia e entender tudo que ela irá oferecer. O marketing tradicional é um exemplo disso. Essa estratégia é funcional para determinados produtos e serviços, no entanto, para outros não.
Principalmente porque, o marketing tradicional ocorre em meios convencionais de comunicação em massa, como TV e rádios, e a maior “dificuldade” desse tipo de publicidade é estabelecer uma comunicação que seja personalizada.
Pois por ser veiculada em grande escala e para todos, a comunicação precisa ser a mais genérica possível, para que a mensagem chegue ao máximo de pessoas de acordo com a estratégia da empresa.
Em contrapartida, por meio do marketing de atração, que também é chamado de inbound marketing, a situação é praticamente oposta ao tradicional.
O que é Marketing de Atração?
Enquanto o marketing tradicional apresenta o seu produto com a intenção de gerar desejo, o marketing de conteúdo é focado em atrair, converter e encantar os clientes. Por vezes essa é a resposta para a grande questão de como vender mais.
Isso significa que, por meio das técnicas de atração o caminho é inverso, e a empresa não precisa correr atrás do cliente. Ela o atrai e prepara para o momento da venda, fazendo com que se torne um verdadeiro fã da marca.
Os pilares do Marketing de Atração são a otimização por SEO, o Marketing de Conteúdo e as estratégias realizadas nas redes sociais. Cada uma delas é importante para a captação do lead (potencial cliente qualificado), que é preparado para a venda desde o início.
Consiga mais visibilidade
Sabendo que coaching se refere a um serviço contratado, é tão importante quanto qualquer outro produto na internet que ele tenha relevância.
Para isso, é necessária a realização de uma estratégia de marketing, e como visto ao longo deste conteúdo, o marketing de atração é a forma mais eficiente de conseguir bons resultados para esse serviço.
Os pilares dessa estratégia são a otimização por SEO, a utilização do marketing de conteúdo e as estratégias de divulgação em redes sociais, e cada uma deve ser corretamente trabalhada para alcançar bons resultados.
A internet proporciona um espaço enorme de visibilidade para todo tipo de negócio, e para isso, é preciso apenas saber como trabalhar nesse local.
Com uma estratégia adequada ao seu serviço, como o coaching, é possível atingir um número maior de potenciais clientes qualificados, tornando seus esforços com divulgação mais assertivos e resultando em novos negócios.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.