A diferença entre Coaching e Processo Terapêutico

A diferença entre Coaching e Processo Terapêutico

Frequentemente recebo questionamentos que se repetem, então decidi compartilhar alguns aqui, pois podem contribuir para o cotidiano de vocês. Recentemente recebemos a seguinte dúvida: Faço análise há 2 anos, mas também gostaria de uma ferramenta que me ajudasse a ser mais assertiva nas minhas decisões, pois trabalho e dou o máximo de mim, poróm não consigo atingir a remuneração almejada e fico extremamente abalada ao ver pares crescendo e eu não. Poderia me contar brevemente a diferença entre Coaching e Processo Terapêutico?

Para entender a diferença entre Coaching e processos terapêuticos é preciso esclarecer os conceitos de psicoterapia e terapia. As psicoterapias são exercidas por profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e psicopedagogia. Já as terapias podem ser realizadas de diferentes formas, como exercícios físicos, caminhadas, massagens, meditação, yoga, dinâmicas de grupo, cultivo pessoal, aconselhamento, entre outras.

Coaching não é um processo psicoterapêutico, mas pode ser terapêutico quando o Coachee vai adquirindo bem estar e qualidade de vida ao se desenvolver pessoal e profissionalmente. O próprio encontro entre o Coach e o Coachee é terapêutico, na medida em que ambos se beneficiam pela troca humana.

O Coaching não é tão profundo como uma psicoterapia, pois seu foco está nas questões atuais, na assertividade, gestão de carreira e perspectivas futuras do Coachee, e não considera traumas passados ou outras situações que possam se refletir no decorrer das nossas vidas.

Como Coach, às vezes encaminho ou aconselho meus Coachees para que façam também psicoterapia ou outras terapias, seja simultaneamente ou após um intervalo no processo de Coaching. Os psicoterapeutas formados em Coaching pelo Instituto Holos são orientados a não aplicar as duas metodologias simultaneamente na mesma pessoa. Um cliente que deseja fazer psicoterapia simultaneamente ao Coaching deve buscar profissionais diferentes para cada atividade.

No seu caso específico, sugiro a aplicação das duas metodologias simultaneamente, pois você tem demandas de soluções imediatas e rápidas. Mas é importante ter em mente que o Coaching não é a solução para todas as dificuldades da vida. Nós não temos controle de tudo, apenas fazemos parte do fluxo da vida e nem sempre as coisas ocorrem como desejamos.

Por maior que seja o esforço, pensamento positivo, programação mental, milhares de sessões de Coaching que façamos não nos darão nenhuma garantia de obter o que desejamos. Se conseguirmos, também não há nenhuma certeza de manter tal satisfação em longo prazo, já que é da natureza do ser humano em pouco tempo desejar novos objetivos, traçar novas metas e cair na armadilha de projetar a felicidade no futuro, esquecendo-se que só se pode ser feliz agora, independente de qualquer situação externa. Para entender bem este conceito, sugiro que assista ao filme “O poder além da vida”, com Nick Nolte.

Cada um de nós é um ser único. Ao nos compararmos com outras pessoas, tendemos a criar sentimentos negativos, sejam de inferioridade ou superioridade, como o orgulho ou a inveja (marcas mentais chamadas de venenos da mente). Tente assumir a sua própria vida como ela é e seguir seu próprio rumo. Sentir satisfação e agradecer pelo que ela te proporciona lhe ajudará a se sentir sempre feliz e satisfeito. Continue almejando coisas boas, independente de consegui-las ou não, e lembre-se que você sempre é uma pessoa especial e maravilhosa, em qualquer circunstância.

Boa sorte!
Abraços,
Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

8 comentários em “A diferença entre Coaching e Processo Terapêutico”

  1. Maria Alice Taldeu Rodero

    Obrigada por me mostrar a diferença.pois faço terapia.e ja me ajudou .abraços

    1. Marcos Wunderlich

      Que bom, Maria Alice! Ficamos felizes em ajudar! Conte conosco! Abraço, Marcos Wunderlich

  2. Irene

    Gratidão pelos textos compartilhados. Tenho me fortalecido muito com seus aconselhamentos.

    Bom dia!!

    Irene.

  3. Vilma

    Gratidao pelas palavras de conforto um grande abraco.estou aprendendo muito a cada dia .

  4. Nilza Oliveira

    Sei que se torna repetitivo mas a palavra para descrever meu sentimento pelos textos recebidos é GRATIDÃO. Obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco.
    Você é um ser humano iluminado e sempre uso seus textos como exemplo de vida para me posicionar mediante a situações de estresse, tristeza e até mesmo de alegria.

    Gratidão …

  5. Arléa Ayran de Souza Ribeiro

    Estou fazendo o curso da Holos pois a psicoterapia que faço há 1 ano meajudouba entender minha real vocação e propósito de vida. A ideia é integrar metodologias de coaching, constelação sistêmica, psicanálise, pnl e hipnose para atuar com tudo isso que amo e mudar de carreira de forma a ajudar meus futuros clientes em conjunto comigo, se tornarem melhores.

  6. Sílvia Meira

    Muito grata por clarificar a diferença entre terapia e psicoterapia. Agradeço pela orientação, pelo interesse em ver as pessoas melhores. Você é uma persona de ser aprimorado e isso faz a diferença na vida de muitas pessoas.
    O rogada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem