O que é Mentoring?

O que é Mentoring?

Existem diversas ferramentas de desenvolvimento e de evolução, além do Mentoring. As ferramentas mais utilizadas atualmente são o Counseling, o Coaching, o Advice e mais recentemente, o Holomentoring® , termo cunhado pelo Instituto Holos de Qualidade.

Todos, no entanto, buscam atender uma determinada necessidade humana. E como todos os processos e necessidades humanas estão interligados e são interdependentes, cabe aqui o uso de uma abordagem holossistêmica (holo significa visão mais ampla do todo; sistêmico, a interligação das várias partes).

É esta visão holossistêmica que nos guia para a compreensão do que entendemos por Mentoring.

mentoring-mentor

O Mentoring é uma atividade de pessoas preparadas para ajudar as pessoas a se olharem. A se conhecerem mais. A se tornarem mais atentas a si mesmas. A buscarem primeiro entender o que se passa em seu próprio interior, para que sua ação junto às outras pessoas não se torne tão invasiva.

Para isso, a principal função do Mentor é instrumentar seu Mentorado a voltar sua mente consciente a seu próprio interior, antes de agir em seu mundo exterior – seja na família, na empresa ou na sociedade.

Tipos de Mentoring

Existem diversas vertentes, linhas de pensamento e diferentes visões de mundo dos autores que escrevem ou tentam definir os conceitos de CounsellingCoaching e Mentoring, muitas vezes contraditórios entre si.

O que um chama de Mentoring é para o outro o Coaching e vice-versa. Nos últimos anos foram se criando inúmeras modalidades de Coaching, tais como: de Vida, de Saúde, de Qualidade de Vida, Esportivo, Familiar, Beleza, Educação, Negócios, Liderança, Financeiro etc.

Também para o Mentoring existem algumas formas diferentes, tais como o Mentor-pai (que age como um amigo mais velho, conselheiro espiritual, confessor), o Mentor de carreira (que acompanha a evolução profissional ou acadêmica), o Mentor profissional (um profissional mais experiente que orienta um trainee ou pessoas em fase de promoção e qualificação interna), entre outros.

Mentoring e seus benefícios

O Mentoring nos põe em contato com a Fonte do Ser (o Presencingna expressão de Peter Senge), ou seja, é uma forma de atuarmos conectados com a mente e a sabedoria inata que temos.

Utilizando adequadamente a inspiração e a intenção de nossa consciência, transformamos nossas relações e nossas organizações de forma digna.

Afinal, são estas que precisam urgentemente de novos modelos e de pessoas mais felizes. Ele está ligado ao processo de criar o novo, de redesenhar a vida pessoal e profissional, de fazer aflorar a sabedoria inata em cada um de nós, de termos nova consciência e nos tornarmos pessoas autoconduzidas, centradas e com poder decisório.

Pessoas que cultivam, antes de tudo, a ampliação de sua mente, em busca da felicidade e do profundo respeito aos outros e ao meio em que vivem.

O Mentoring está, pois, ligado a um Novo Pensar, superando modelos lineares e estáticos advindos da era industrial, que criaram antigos modelos de vida, de empresas e de negócios, predominantes ainda hoje, que não podem mais subsistir.

Estamos diante de uma nova realidade mundial complexa, onde não cabem mais líderes-heróis, salvadores solitários, ou onde tentativas de resolução com pensamentos fragmentados são inócuas. Situações complexas só podem ser resolvidas com abordagem e instrumentais complexos.

Por isso, o Mentoring é o método ideal de fazer mais do que desenvolver os processos que estamos submetidos, mas transformar a forma com que encaramos e reconhecemos nossas relações.