O que é a Janela de Johari

É extraordinário como a mente humana é complexa, labirintosa, insinuante a curiosidade e medos na mesma proporção, assim como é intrigante e fascinante entendê-la.

São muitas as sensações, sentimentos, um misto de momentos vividos que constitui em  experiências, edificando-nos a ser capaz de identificar nossas forças e fraquezas, o controle de nossas emoções quer positivas ou negativas. O Autoconhecimento.

As vantagens do autoconhecimento, nos permite sentir-se mais seguro, descobrir a vocação pessoal e profissional, anular sentimentos de medo das pessoas e coisas que vem pela vida.

Porém, temos a  nossa percepção de quem somos, e como agirmos. No entanto, será que é dessa mesma forma que as pessoas nos enxergam?  Será que a “nossa comunicação de quem somos “ nos identifica de forma correta em nosso campo profissional?

Com o objetivo de facilitar a comunicação interpessoal nos relacionamentos profissionais e em grupo, surge uma ferramenta conceitual muito poderosa – a Janela  Johari, criada pelos pesquisadores americanos Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955.

O nome Johari advém de Joseph e Harrington.

O dia a dia nas organizações constituem a comunicação e o relacionamento entre seus cooperadores e é justamente aí que a Janela  Johari atua para maior  visualização e troca de aprendizado pessoal e dos membros desse grupo.

Através de uma representação gráfica em formato de janela, dividido em 4 quadrantes, a Janela Johari identifica como os indivíduos desse grupo ou organização se relacionam com as pessoas.

Nesses quadrantes estão divididos em 4 zonas – aberta, oculta, cega, desconhecida que se relaciona com 4 diferentes “eus” – o autoconhecimento, e o conhecimento dos outros sobre você.

 

 

Sendo:

  • Área Aberta – referente ao próprio conhecimento e também o próprio conhecimento dos outros
  • Área Cega – desconhecido por você, somente conhecido pelos outros
  • Área Oculta – somente conhecida por você e desconhecida pelos outros
  • Área Desconhecida – pontos não conhecidos nem por você e nem pelos outros.

 

ATENÇÃO – VERIFICAR QUADRO MUDAR CORES

 

 

 

Assim, a Janela Johari representa a área secreta do conhecimento pertencente ao ego não compartilhado, a área do eu desconhecido, inconsciente, e a área que nem o próprio ego e nem os outro têm conhecimento, consciência.

Deste modo, proporciona a percepção sobre como se é visto pelos demais do grupo, possibilitando a oportunidade de identificar possível comportamento não aceitável, e reavaliar o posicionamento para se resolver a situação.

Visa também, auxiliar um melhor relacionamento e o quanto a falta dessa percepção, o se é afetado pelo comportamento dos demais do grupo.

A Janela Johari é ponto de partida para facilitar a comunicação interpessoal entre as pessoas envolvidas em um grupo, assim como desenvolve a inteligência emocional, sendo uma habilidade fundamental para nossas vidas.

Ampliando os conhecimentos da Janela Johari, vamos encontrar as diferenciais de cada zona acima descritas, com as características apresentadas por cada um de seus 4 ‘eus’:

 

1-  Eu Aberto: – é a transparência da comunicação, a confiança, sendo as características e comportamentos (bons ou ruins) de conhecimento das pessoas.

Não há medos de compartilhar problemas, nem bloqueios, gera sentimentos positivos no relacionamento interpessoal. Sabe-se onde “ se pisa”. Sabe-se que se pode contar para resolver qualquer situação.

É um tipo de relacionamento produtivo e útil onde quem tem esse tipo de ego que é dominante, recebe e dá  melher feedback sendo maior o potencial de desenvolvimento.

 

2-  Eu Oculto – é a área secreta, onde as questões são somente nossas, não dizemos a ninguém, ocultando as inseguranças, as dúvidas em referência a nossas próprias competências, é o medo do julgamento alheio, o que possam pensar de nós.

As características de portadores desse tipo de ego, mantem-se fechados, postando não se preocupar com o comportamento dos outros, pois não  os afetam, não tendo comportamentos de mudança.

 

3-  Eu Cego – representa a área encoberta: o comportamento que todos percebem que ele faz, menos ele. E, muitas vezes, nem aceita esse “toque” de comportamento, dando a impressão de pouco caso a pessoa que lhe deu essa informação. Perde, assim, a oportunidade de se melhorar.

As características das pessoas portadoras deste ego, tem dificuldade em receber e aceitar essa informação, porém, consegue olhar para os outros, em seus comportamentos.

 

4- Eu Desconhecido: esta área refere-se ao inconsciente da Janela Johari, relacionando os pontos que nem você e nem os outros têm conhecimento, referindo-se às potencialidades. Assim, uma vez que nunca é exposta, são tidas como não existentes, pois também nunca houve uma situação em que houvesse a necessidade dessa exposição.

São, portanto, pessoas fechadas, retraídas, com dificuldades em comunicação, pois desconhecem a si mesmas e aos outros.

Extraindo todas as possibilidades, a Janela Johari auxilia na melhora do autoconhecimento, pois possibilita maior conhecimento sobre si, assim como o conhecimento sobre você do ponto de vista dos outros.

Identificará que tipo de “eu” você está na Janela Johari e qual o melhor direcionamento a ser feito.

Se ego aberto – relações produtivas, boa qualidade na troca de informações e nos developments dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Se ego oculto – pedir ajuda, tirar dúvidas, dar-se a oportunidade de adquirir um conhecimento que não tinha, aproximar-se com as pessoas com quem trabalha.

Se ego cego – atentar aos comentários, ponderar, perceber-se e identificar esses pontos. É a chance para melhorar, se desenvolver.

Se ego desconhecido – Se descubra em coisas novas, para ver se tem habilidades. Será gratificante, e elevará a sua autoestima, facilitará a comunicação.

E nunca se esqueça de que em um ambiente de trabalho, a comunicação é essencial na solução de problemas, no aprendizado e diferencia os profissionais comuns dos profissionais que lideram

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