Como fazer um Planejamento Estratégico

Como fazer um Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental a qualquer empreendedor de sucesso. É um documento que norteará as ações estratégicas da empresa, com informações adequadas que justifiquem mudanças e a tomada de decisão. Este recurso mescla um plano de ação eficiente com a visão de futuro que devemos ter, estabelecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para todo o seu desenvolvimento.

É importante, antes mesmo de agir, colocar no papel quais as suas expectativas dentro do seu mercado de atuação. A ideia é definir uma série de tarefas de modo organizado, conhecendo a si mesmo. Este recurso serve para que se integrem as ofertas do mercado às condições internas do seu serviço, a fim desenvolver melhor o negócio ao contexto.

Há quem pense que o planejamento é algo que serve para a vida toda. O mercado oscila e a empresa é um organismo vivo. Desta forma, é preciso rever as suas metas de tempos em tempos, avaliando constantemente os resultados.

Perguntas Valiosas 

Comece o seu planejamento estratégico com três questionamentos: Quem eu sou? Para onde quero ir? Como farei isso acontecer? São perguntas simples que permitem que você desenvolva diferenciais e tome um novo fôlego diante da concorrência. Estas estratégias definirão as próximas decisões.

Para explorar melhor este alinhamento, expanda ainda mais estas perguntas. É preciso buscar o máximo de informações para serem usadas ao seu favor.

  • Quem é você?
  • Qual a sua missão?
  • Qual a relevância do seu negócio para o mercado?
  • Aonde se quer chegar?
  • Quem é hoje a concorrência?
  • Quem são os atores envolvidos nesse planejamento? – É importante definir o papel de cada um dos envolvidos.
  • Quais os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio?
  • Quais os recursos necessários a serem implantados para otimizar os processo da empresa, ou de seu negócio (liste o que é necessário, de softwares ao desenvolvimento e treinamento).
  • Entre outros questionamentos.

O Planejamento Estratégico na prática

Considerando o objetivo da empresa (Quem somos e onde queremos ir) e as estratégias alinhadas com estes objetivos (Como faremos isso acontecer), é preciso estabelecer as etapas:

Cenário (interno e externo):

Pontos fortes

Limitações

Ameaças

Oportunidades

Objetivo:

Objetivo bem específico sobre o que você almeja.

Estratégias:

Em linhas gerais, quais ações que você deseja realizar.

Programa de Ação:

Progressivamente, defina um plano de ação, uma espécie de cronograma com datas, custos e responsáveis. Para não deixar o planejamento estratégico ser ofuscado ou cair em desuso, é importante estabelecer reuniões periódicas para o acompanhamento dos resultados, dar feedbacks, definir novas ações, discutir contingências e desafios, etc.

Outro detalhe importante são as métricas – mensurar e documentar em detalhes o que se faz e como se faz.

Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o nível de maturidade de uma empresa. Quando os processos são integrados, por exemplo, por um eficiente software ERP, é muito mais fácil analisar os resultados de todas as áreas do negócio, uma vez que este recurso gera relatórios. Desta forma, um software como o Byte Córtex, da Byte Software, é um investimento decisivo, não apenas para otimizar o dia a dia da empresa, mas dispor de dados importantes sobre o seu desenvolvimento.

O software ERP permite a sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina, permite a melhor divisão das funções e responsabilidades, melhorar a comunicação interna entre os diversos setores e a comunicação externa – os ganhos se refletem nos clientes, melhorar a qualidade do trabalho, produtividade e relações interpessoais, etc.

É importante dizer que o planejamento estratégico completo requer muito esforço e dedicação, além de comprometimento de todas as equipes envolvidas. Buscar sempre o melhor para a sua empresa é fundamental: as empresas que abrem mão de estratégias equivocadas conseguem visualizar mais facilmente os novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer.

Este texto foi escrito e adaptado pela equipe da Byte Software, onde você pode encontrar diversos artigos para empresas, não fique de fora e entre em contato conosco!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem