Coaching de Carreira: impulsione de vez a sua vida profissional
Nós já vimos, em outras ocasiões, os diversos tipos de Coaching que podem ser adotados por seus especialistas. Todos eles possuem especificidades fundamentais para problemas específicos.
Mas um deles tem sido exigido por executivos e profissionais de todo tipo de empresa: o Coaching de Carreira. Neste artigo, vamos explicar o que é essa abordagem, quais são seus benefícios e para quem é esse tipo de Coaching. Boa leitura!
O que é Coaching de Carreira?
O Coaching de Carreira é um nicho que vem crescendo exponencialmente, na última década.
O objetivo dessa área é empoderar profissionais, contribuindo para que eles façam decisões assertivas sobre suas trajetórias. É uma abordagem baseada em soluções para decisões de carreira, como mudar de empresa ou até de profissão.
Coaches de Carreira focam em resultados, ações e mensurabilidade. Eles começam exatamente de onde o cliente está agora.
Frequentemente, Skype ou ligações telefônicas são usados para interagir com os clientes, o que aumenta o público que pode ser impactado nessa modalidade.
Além disso, o Coaching de Carreira pode ser realizado em qualquer momento da vida de trabalho de um indivíduo.
Suas ações podem variar entre encontrar emprego para um recém-formado, criar um bom currículo, negociar condições de emprego e guiar para os próximos passos da carreira ou da aposentadoria.
É uma metodologia que proporciona o mindset ideal para realizar as decisões certas e encontrar o ponto ideal da carreira – onde as oportunidades estão, no que você é bom e o que você quer da vida.
Quais são os benefícios do Coaching de Carreira
O Coaching de Carreira pode agregar e muito na vida de um cliente. A ideia geral é trazer três benefícios fundamentais:
- Criar uma experiência personalizada, feita para cada situação profissional. O Coach deve oferecer as ferramentas necessárias para refinar o próximo passo da carreira do cliente, criando um caminho livre para o sucesso.
É preciso também fornecer a chave para avaliar a condição atual da carreira do cliente, identificando suas forças e fraquezas, assim como seus diferenciais.
Por fim, o Coach tem que observar que gaps existem nas habilidades do cliente, recomendando ações para preenchê-los.
- É muito comum que surja, entre profissionais de diferentes backgrounds, o desejo de revisar a carreira e buscar novos desafios, mas muitos deles não conseguem, por estarem presos na rotina.
O Coach de Carreira deve criar um plano de ação e alinhar objetivos bem definidos e realistas, o que vai facilitar a organização do cliente e o trabalho dele rumo ao sucesso.
- Desenvolver um ambiente seguro para testar novas ideias. O Coaching de Carreira precisa proporcionar a oportunidade de testar e aperfeiçoar a mensagem que o profissional quer transmitir.
Mais do que apenas comunicar o seu interesse, é importante que seja criada uma história atraente.
Recrutadores precisam se identificar com o candidato. É trabalho do Coach ajudar a construir estratégias infalíveis que provam que o cliente é o melhor para a vaga.
Quanto custa a sessão de um Coach de Carreira
Essa é uma pergunta muito importante, mas que, infelizmente, não tem resposta certa. Os valores variam de R$ 300 a R$ 1500, por até duas horas de sessão.
O preço geralmente é decidido durante uma primeira sessão, para rastrear as questões que cada cliente procura solucionar – algumas que ele nem saberá que tem.
É importante deixar claro que o atendimento feito dura mais do que algumas sessões e que não existe fórmula mágica. Mas vamos falar mais sobre as expectativas de um programa de Coaching de Carreira…
O que não esperar de um Coach de Carreira
O Coach de Carreira é um facilitador, não um vidente. Você não deve achar que precisa ter as respostas para a vida de seu cliente. Coaches oferecem as chaves para que profissionais descubram o que procuram.
Você deve ser um guia – e um mentor – para catalisar mudanças sensíveis na vida profissional de seus clientes, posicionando-os para o sucesso e potencializando as técnicas e sabedoria deles em prol dos seus objetivos de carreira.
Mas ainda assim, o único e verdadeiro responsável pelas decisões de carreira que serão tomadas é o próprio cliente.
O cliente não deve esperar que o Coach faça tudo por ele. Claro, é necessário fornecer dicas e conselhos para que aprendam com elas. Porém, o atendimento deve ser criar mais do que observadores, mas sim, executores.
Para quem é o Coaching de Carreira
Geralmente, a resposta curta é: para quem está num “beco sem saída” na carreira. Mas claro, existem situações mais complexas. Vamos conhecer algumas delas:
- Quando o cliente enviou 100 currículos e não deu certo: você já conhece esse sentimento. Enviar dezenas de currículos para ter meia dúzia de respostas pode trazer uma frustração capaz de estagnar qualquer carreira.
Nesse sentido, a ajuda do Coach é essencial para o profissional decifrar o que está errado nesse processo.
Um Coach de Carreira conhece profundamente os processos de recrutamento e deve contribuir para que seu cliente entenda como funciona o “jogo” e o que fazer para vencer.
- Quando o cliente busca uma mudança de carreira significativa: a transição de qualquer carreira pode ser desafiadora, mesmo para os mais talentosos.
Com a colaboração do Coach, o cliente consegue atravessar essa etapa sem afobação, entendendo se a mudança é realista e criando uma estratégia para essa nova direção.
- Quando você tem dificuldades de networking: apesar da Internet ser a nova plataforma de busca de emprego, nada supera o “olho no olho” e o “quem indica”.
Por isso, é fundamental cultivar relações profissionais que tragam as oportunidades de carreira ideais. Mas nem todo mundo se sente confortável nessa tarefa.
É função do Coach de Carreira ajudar seu cliente nesse processo, oferecendo ferramentas de comunicação e compreensão de pessoas.
Conclusão
Naturalmente, existem outras situações possíveis que pedem a ajuda de um Coach de Carreira. Porém, as mais comuns são as que descrevemos aqui.
De qualquer modo, o Coaching de Carreira é uma área na qual muitos podem se especializar, contribuindo para quem não se encontrou no mercado.
Se você deseja fazer parte desse nicho, é importante buscar especializações e cursos com instrumentos que, combinados com a expertise do RH, possam dar a tranquilidade, a motivação e o conhecimento do que é preciso para ser o melhor do ramo.