Perguntas Poderosas: técnica fundamental para o Coaching

perguntas-poderosas-interrogacao

Perguntas Poderosas: técnica fundamental para o Coaching

Frequentemente me perguntam: qual é a melhor técnica, a que dá os melhores resultados nos encontros de Coaching? Minha resposta sempre é: a arte de perguntar. São as Perguntas Poderosas.

O Coaching é, por excelência, a arte de perguntar. Saber fazer perguntas é uma arte. Existem perguntas que fazemos e pedem respostas dos Coachees. São perguntas que fazem vir à tona explicações e esclarecimentos.

Além disso, há perguntas que surpreendem ao serem feitas, perguntas que nos fazem refletir e ir buscar as respostas dentro de nós mesmos, a partir de nossa percepção e nossas experiências vivenciais e profissionais. Essas são as Perguntas Poderosas.

Em nossa visão a respeito do Coaching, acreditamos que as pessoas têm dentro de si um mundo de potencialidades, em sua maior parte ignoradas, inalcançadas por sua consciência.

Nesse sentido, as pessoas têm dentro de si as respostas de que necessitam para suas questões vivenciais e profissionais. Assim, para acessar este campo potencial, o Coach usa esta excelente técnica que chamamos de Perguntas Poderosas.

A Maiêutica de Sócrates

O grande filósofo grego Sócrates, nascido por volta de 470 a.C., na cidade de Atenas, usava uma técnica poderosa, conhecida como maiêutica. Esse método era chamado assim em homenagem a mãe de Sócrates, que era parteira. Ele conduzia seu discípulo, através de uma sequência de perguntas, a tirar de dentro de si mesmo as respostas às questões que trazia para o mestre.

“A maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto”, “parir” o conhecimento. É um método ou técnica que pressupõe que a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma série de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes.” (Wikipédia).

Dessa forma, é através das Perguntas Poderosas que o Coach leva seu Coachee a tomar consciência de suas potencialidades e de seus próprios recursos interiores, que podem produzir transformações em sua vida pessoal e profissional.

As Perguntas são Poderosas quando as respostas que o Coachee descobre em seu interior podem fazê-lo ampliar sua visão e mudar sua vida. São perguntas simples que causam transformações em sua vida.

O que são as Perguntas Poderosas?

Agora, o ato de realizar perguntas poderosas não é simplesmente fazer indagações que respondam a simples curiosidade. São perguntas que levam seu Coachee à reflexão e questionamentos e trazem uma visão mais ampla de si mesmo, das situações, comportamentos, crenças e, especialmente, avanços que conquistou ao cumprir o planejado.

Para fazer Perguntas Poderosas, é imprescindível saber ouvir, seja o que é dito pelo Coachee, como o que é dito, observando gestos, tom de voz e reticências.

perguntas-poderosas-interrogacao

O papel do Coach é instigar seu Coachee a refletir a respeito de sua vida atual ou de seu momento profissional.

Por isso, são as Perguntas Poderosas que fazem pensar e refletir, instigando e proporcionando a evolução de seu Coachee, que vai descobrindo sua própria verdade, além dos conhecimentos que já tem e uma vontade de aperfeiçoamento, de saber mais.

As perguntas poderosas podem ser:

  • Abertas;
  • Reflexivas;
  • Isentas;
  • Conduzem a metas, ao futuro, à ação;
  • Começam com “o que”, “como”, “qual”, “onde”, “quem”, “com”.
  • Evitar perguntas que começam com “por que”.

Exemplos de perguntas poderosas:

  • O que você está querendo manter (ou evitar, eliminar, conseguir)?
  • O que você pensa sobre isso?
  • Como vai se preparar para isso?
  • O que lhe impede de seguir em frente?
  • Qual o objetivo de sua decisão?
  • O que motiva você a seguir em frente?
  • Quem pode ajudá-lo aqui?

Como podemos usar a técnica das Perguntas Poderosas nas sessões de coaching?

Podemos usar as perguntas poderosas nas seguintes situações:

  • Toda vez que o Coachee precisar de uma boa reflexão para seu autoconhecimento. A pergunta faz com que busque dentro de si mesmo a resposta que necessita naquele momento de sua vida.
  • Para superar desafios e dificuldades.
  • Para saber quais são seus sonhos.
  • Para ajudar o cliente a sair de sua zona de conforto, quando deseja mudar, identificar suas razões pelas quais deseja a mudança e conquistar novos patamares.
  • Levantar os recursos disponíveis e gerar mais opções;
  • Desejar conduzir a metas, ao futuro, à ação.

Conclusão

Por fim, as Perguntas Poderosas não são para gerar confusão no Coachee ou para o Coach mostrar que sabe as respostas.

Mais importante que isso, as respostas são para o Coachee parar e pensar. E, sobretudo, levá-lo a ter uma atitude de aprender e também a confiar em sua sabedoria interior.

Quando o Coachee diz: “Nunca havia pensado nisso” ou “Essa é uma maneira diferente de ver a situação”, o objetivo foi atendido.

perguntas-poderosas

Nesse sentido, o objetivo do Coaching é nos conhecermos cada vez mais. É aprender a nos conectar com nossa Fonte Interior e fazer jorrar toda a nossa Sabedoria, Amor e Poder, que vão nos tornar cada vez mais confiantes em nós mesmos e, principalmente, trazendo mais felicidade.

Pois a técnica que nos leva a parar, refletir e ver a vida com outros olhos é a das Perguntas Poderosas. Quanto mais nós usarmos essa técnica, mais vamos aprendendo a lidar e trabalhar com ela.

Assim, mais vamos perceber nossos Coachees crescerem como pessoas e se desenvolverem profissionalmente.

Então, se você quer impactar seu Coachee, não dê conselhos, faça uma pergunta. São as Perguntas Poderosas que provocam as transformações necessárias ao seu Coachee no processo de Coaching!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

5 comentários em “Perguntas Poderosas: técnica fundamental para o Coaching”

  1. Lair

    Muito boa essa reflexão. Obrigada Marcos por essas “pílulas de conhecimento”.

  2. Leila Correa Silva

    Parabéns professor pelo artigo por isso cheguei ao seu maravilhoso curso através de perguntas poderosas e com as idade de 34 para 35 anos como é aquelas mudanças que ocorrem em nossas vidas de 7 em 7 anos comigo deu super certo. Gratidão cósmica amado.

  3. Fernando Batista Guimarães

    Fiz o curso a Distância de Mentoring, Coaching e Advice Humanizado do Instituto Holos, para aprender a ajudar pessoas, aqui vi uma linha de atuação que não imaginava ser real, utilizar as técnicas de forma não formal, como lido com pessoas, muitas delas querem ajuda mas se sentem retraída, de uma forma indireta utilizando perguntas poderosas no meio de uma conversa, consigo ajudar muitas pessoas a refletirem de diversas formas e elas mesmas chegarem um solução.
    O engraçado que me agradecem, digo que eu que agradeço pela confiança em ajudar, mas quem merecem todo créditos são elas mesmas, pois tinham a resposta para tudo só não sabiam por ondem dentro desse tumultuado de pensamentos.
    Agradeço e se querem entrarem para um mundo indireto ou direto querendo ter renda do mesmo, primeira coisa que posso lhe indicar, queiram ajudar as pessoas, ofereçam algo que querem muito, ajudem a resolverem problemas, seu futuro é certo, e o dinheiro vem, não queira entrar neste ramo somente pelo dinheiro, o mercado é cruel a esses tipos de profissionais. Ofereça algo que eles querem, e o retorno será imediato.

  4. Lauria Beatriz Rodolf

    Muito bom lembrar sobre Perguntas Poderosas com seu excelente texto. Saudade de você mestre. Uso muito a relação de perguntas que nos forneceu em seu curso. Abraços.

  5. Eva

    Estou admirada e Alegre com o aprendizado aqui partilhado.
    Já ouvi alguém a fala de perguntas poderosas e tive a curiosidade de investigar a respeito.
    Graças a Deus encontrei uma aula completa com conteúdo de linguagem clara e acessível.
    Vai me ajudar muito nas sessões. Até então utilizava muito o aconselhamento agora vou introduzir a técnica de PP.
    Muito obrigada Dr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem