A efetiva compreensão do Ser Humano

A efetiva compreensão do Ser Humano

Estar em harmonia com a vida expande a maneira como entendemos e nos relacionamos com as pessoas.

Marcos Wunderlich

Para uma convivência pacífica e produtiva com as pessoas é necessário compreendê-las profundamente. Esse processo é uma das chaves de sucesso da relação entre Coach, Mentor ou Adviser e seus respectivos clientes. Entender o outro significa assimilar que ele está envolvido em um contexto próprio, o que acaba influenciando no que essa pessoa é em determinado momento de sua vida. Tal entendimento recebe o nome de compreensão isomórfica, capaz de alterar de maneira significativa nosso relacionamento e percepção de outros seres humanos. É dessa maneira que alcançamos a coerência com a vida (Isomorfismo). Por isso, o acolhimento é tão necessário em substituição do não julgamento.

O Isomorfismo é um instrumento que propicia uma visão humanizada das pessoas. Esse modo de agir é uma proposição do Instituto Holos, que para chegar a esse mecanismo se baseou em diferentes vertentes da humanidade, como sabedoria, mentalidade, ciência e ideais de lideranças inovadoras e renovadoras. Para compreender efetivamente o Ser Humano, contudo, é necessário levar em conta três aspectos.

O primeiro é entender que todos temos uma condição de vida, estamos subordinados a um processo maior, externo a nós. Por exemplo, fazemos parte de um planeta, que tem dinâmicas específicas, ciclos do dia e da noite, dos anos, das fases lunares. Esse movimento independe de nós, porém acaba nos influenciando. As pessoas estão sempre sujeitas a uma situação maior, incontrolável. Isso quer dizer que temos que entender as situações macro, antes de analisar o contexto micro.

O Ser Humano tem como impulso básico a busca pela felicidade. Podemos distinguir dois tipos de felicidade, a condicionada e a livre. A felicidade condicionada é proveniente da conquista de uma meta estipulada por nós para nossas vidas. Ela é criada em nossa mente e se refere a algo a ser conquistado, portanto, diz respeito ao externo. Toda conquista externa é impermanente, situacional e tem um fim, momento em que voltamos ao mesmo tipo de sofrimento ou dificuldade anterior.

Já a felicidade livre ou plena é a do aqui e agora, ou seja, mesmo que alguém não alcance determinada meta, pode estar feliz, porque a felicidade não depende desse objetivo. Perceber isso é um salto quântico e nos permite afirmar que para sermos felizes não dependemos de propósitos externos, mas de viver a intensidade do presente. Felicidade plena é oriunda do coração, é própria da vida, não precisa ser criada ou conquistada. Nossos obscurecimentos, excesso de pensamentos e prisão ao ego impedem a felicidade plena de se manifestar. A felicidade plena pode ser vivida só no momento presente.

Viver no aqui e agora é uma questão de hábito, com o treinamento adequado podemos acostumar nossa mente a estar sintonizada com o tempo presente, um estado pleno e lúcido, cheio de paz e alegria, que pode se tornar um propulsor positivo do nosso cotidiano. É importante destacar que esse estado de vivência não é alienação ou fuga, é   manifestação de nossa profunda riqueza interior. Viver o aqui e agora possibilita olhar para o futuro, ou mesmo planejá-lo, sem apego.

O segundo aspecto para entender o Ser Humano é ter consciência de que cada um faz o seu melhor. Cada um está em seu melhor, contudo, podemos estender esse limiar e ir além do limite em que estamos hoje. Para isso, é necessário ativar o nosso potencial interno. Assim ampliaremos nossa compreensão de vida e do mundo e consequentemente modificamos a maneira como nos relacionamos com outras pessoas e enxergamos a realidade.

Podemos superar limites o tempo todo, ler um livro, assistir a uma palestra, iniciar um curso. Tudo o que nos provoca e nos estimula a buscar aprendizados e experiências auxilia a dissolvermos barreiras limitantes. O Coach, Mentor ou Advicer estão aptos para ajudar as pessoas a superar as suas barreias por meio da aplicação de técnicas que levam o outro a fazer uso de forças internas para realizar sonhos.

Todos as pessoas fazem o seu melhor, o tempo todo – estamos no nosso limite máximo neste momento. Mas podemos evoluir mediante a ativação da energia potencial que ainda não foi acionada. A função de um Mentor, Coach ou Advicer é justamente despertar essa energia capacitadora. Convém lembrar que não há nenhum controle se essa energia será ativada ou não, portanto, nunca podemos prometer resultados. A vida é probabilística. Consideramos que todas as pessoas têm potencial infinito e sabedoria universal. Por isso, a forma mais condizente de viver e solucionar as questões é a partir do acesso da sabedoria plena.

A tríade dos fatores que contribuem para a compreensão plena do Ser Humano é completada pela ausência de controle sobre acontecimentos da vida. Tudo no mundo ocorre do seu jeito, da sua forma, sem nenhum controle. Não temos controle sobre as escolhas de outras pessoas, nem de seus pensamentos. O que podemos controlar é nossa atitude frente ao que acontece; por exemplo, ter uma postura assertiva diante do cliente, do chefe intransigente, da família. Não podemos mudar os demais, mas podemos nos transformar a todo instante.

O Ser Humano não tem controle sobre os acontecimentos, porque a vida é uma sucessão de dinâmicas que surgem independentemente de nossa vontade ou ação. O Isomorfismo é proveniente de ações e atitudes que advêm da compreensão dessa realidade. O que nos cabe é estarmos preparados da melhor forma para agirmos com coerência e autoconfiança ante os movimentos do mundo. Não se apegar a qualquer situação ou conjuntura é um ato de inteligência.

Às vezes, as pessoas querem mudar, mas não conseguem. Elas querem ser felizes, mas não são capazes, pode haver um sofrimento que as impede. E quando olhamos para isso de maneira compreensiva, emergem sentimentos como amor e compaixão. Por amor, entende-se querer que a pessoa seja feliz, já compaixão é desejar que ela não sofra tanto. Um Mentor, Coach ou Adviser humanizado entende profundamente a condição do outro, com uma postura prestativa e generosa. É com amor e compaixão que fazemos um acolhimento efetivo, pois aceitamos o outro como ele é, no momento em que está.

O Mentor, Coach ou Adviser atuam como catalisadores, ajudando as pessoas a acionarem seu potencial para obterem as respostas que desejam. Capacitados e imbuídos de amor e compaixão, conduzem sem julgamentos um processo transformador para que a pessoa seja feliz, supere seus obstáculos e pare de sofrer. Esses profissionais também fazem o seu melhor ao lado do cliente. Aceitar e acolher o outro é estar em coerência com a vida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem