Stephen Hawking e o pensamento positivo

Semana passada fomos noticiados com o falecimento de um dos maiores cientistas da nossa era, Stephen Hawking.

Pensamento Positivo

Mundialmente conhecido por seu trabalho na área da Física, em especial pela teoria dos buracos negros, Hawking chamava a atenção não só por sua tamanha capacidade intelectual e conquistas na área da ciência mas também por sua condição física. Hawking sofria de uma doença degenerativa rara chamada esclerose lateral amiotrófica que causa uma paralisia progressiva nos músculos do corpo.

Até aí, essa é uma história bem conhecida. O que quero atentar agora é para um aspecto que não vejo comumente ser ressaltado sobre essa história. Me refiro à capacidade de Hawking de pensar de forma positiva sobre a vida. Para mim, Hawking é um excelente exemplo de pensamento positivo. Apesar de toda a dificuldade com a sua doença, que em determinado momento inclusive custou a ele a capacidade de falar, Hawking não se abateu a ponto de desistir. Claro, passou por momentos emocionais difíceis, mas não desistiu. Manteve-se firme nos seus sonhos e objetivos trabalhando para conquistá-los. Para tornar isso possível inclusive recorreu a aparelhos que lhe permitissem se comunicar mesmo sem a capacidade de fala e demais limitações motoras. Mais do que isso, escreveu livros, ministrou aulas e palestras e atuou em centros de pesquisa na Universidade de Cambridge. Percorreu o mundo promovendo suas ideias.

Mas qual o ponto dessa história? O ponto é justamente esse que você já está pensando. Se ele pode, por que você também não pode? Claro, não me refiro a se tornar um grande astro no campo da física, mas sim a se manter positivo na busca dos seus sonhos e objetivos independentemente das adversidades que encontrar no meio do caminho.

Aí você pode argumentar: “Mas os meus problemas são muito grandes e Stephen Hawking era um gênio”. Ok. Concordo que ele era um gênio. Mas isso não quer dizer que o seu nível intelectual não seja o suficiente para você resolver esses problemas  que existem na sua vida. Claro que você tem capacidade para isso. O que você precisa é querer e se determinar a resolvê-los. É pensando positivo que você vai conseguir. Talvez não signifique se livrar completamente do seu problema, assim como Hawking não pode se livrar de sua doença. Mas sim saber contorná-lo e conseguir ir em frente sem deixar que o seu problema lhe impeça disso. Assim como fez Hawking.

Muitos de nós, quando passamos por alguma dificuldade, temos a tendência de  reclamar do acontecimento, agindo como uma vítima da situação e abandonando aquilo que  estávamos realmente buscando e era tão importante para nós. Se você é assim, pergunte-se o porquê. Pare para refletir e lembre-se de Hawking, assim como tantos outros exemplos de superação que existem por aí. Espelhe-se em pessoas como essas e deixe a negatividade de lado. Lembre-se que não importa a sua situação, você pode vencer essa batalha.

E se este breve artigo não for o suficiente para motivá-lo, sugiro assistir o filme “A Teoria de Tudo”,  que ilustra em detalhes a história de Hawking. Você ficará abismado o quão longe um ser humano pode chegar apesar das dificuldades que enfrenta na vida. Então você vai perceber que existem muitos motivos para você pensar positivo e acreditar que você pode vencer, não importa a situação em que você se encontre.

Grande abraço!

Sobre o autor
Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog https://www.evolucaopessoal.com.br.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem