Sou Adriana Britto, Psicóloga Organizacional, Andragoga e uma apaixonada por “gente e relacionamentos”.
Ao iniciar minha carreira anos atrás na área de RH me identifiquei imediatamente pelo subsistema de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Tive a oportunidade de trabalhar junto a líderes de vários níveis e me aperfeiçoar como Consultora Interna. Foram várias empresas que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional, cito algumas: SENAI, Açoforja, Coca-Cola, Vallourec & Manneman Tubes, Lear Corporation, Gerdau, Prime Incorporaçãoes/MRV, entre outras. São muito anos trabalhando junto com pessoas em prol do desenvolvimento das competências comportamentais e ajudando no processo de ativação de potenciais.
Há 6 anos optei em me desligar como funcionária do mundo corporativo e me reinventar como empreendedora dentro do mesmo ambiente, assim nasceu a FÊNIX DHO, uma empresa com a principal função de ativar o que há de melhor dentro das pessoas. Defini de modo bem objetivo o meu nicho de atuação e o perfil dos meus clientes. Inicialmente, comecei a estudar e buscar certificações em Coach. Durante esta jornada, apesar de estudar com profissionais renomados, me sentia incomodada com as metodologias apresentadas por percebê-las bem mecanicista e cartesianas. A promessa era: siga este fluxo e você irá transformar o seu cliente. Sentia muito incomoda, faltava algo de “humano” nas metodologias; o foco era apenas performance e resultado.
A sensação que tinha era de “coisificação” das pessoas e definitivamente não era isso que queria. Claro que os profissionais querem se desenvolver para gerar resultados cada vez melhores, porém, não acredito que seja este o caminho da superação.
Fui buscar outros instrumentos e conheci a Mentoria. Logo fiz a minha primeira formação e fiquei encantada em enxergar um outro viés para o desenvolvimento das pessoas. Iniciei os meus atendimentos em mentoria e senti que estava no caminho.
Continuei a minha jornada e durante minhas pesquisas conheci o Instituto Holos e seus instrumentais ISOR. A proposta de trabalho do Marcos e logo me interessei em conhecer os instrumentos utilizados por ele.
Fiz a minha primeira formação em Coaching e Mentoring Humanizado ISOR. Neste momento percebi que havia encontrado o que procurava e que estava no caminho certo. Direcionei meu trabalho para Mentoria utilizando os instrumentos ISOR que conheci nesta formação. A partir daí não parei, fiz outra formação pelo Instituto Holos, o Leader Coach e Mentor Humanizado e na sequência fiz o Master em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR. Neste momento já estava mais do que claro a linha de trabalho que queria pra mim, porém, além da Mentoria, inclui o Advice para profissionais de níveis estratégicos da área de RH.
Depois, não me dando por satisfeita tratei de adquirir todos os livros disponíveis do Holos. Li todos e contínuo a visita-los sempre revisitando.
Todo este conhecimento adquirido me possibilitou criar uma metodologia própria para atendimento aos meus clientes. Hoje posso dizer que sou uma profissional híbrida porque atendo pessoas físicas e jurídicas; tenho agendas individuais ou em pequenos grupos e os meus clientes são potenciais líderes, líderes e executivos de pequenas e médias empresas. Sinto-me muito feliz e realizada na minha área de atuação e o mais importante, tenho liberdade para atuar considerando a pessoa que sou e minha história de vida. Estou falando aqui de “equidade” de falar de igual para igual com meus clientes; de poder ser espontânea sem me colocar na posição de hierarquia ou ter poder pelo conhecimento.
Conto com os conhecimentos adquiridos mas também conto com a minha história de vida e com a sabedoria que adquiri passando por experiências e vivências que ajudaram a me conhecer melhor e a enxergar o mundo sob uma nova óptica.
De alguma forma minha sabedoria somada aos meus conhecimentos faz com que o processo junto as pessoas seja mais leve, espontâneo e produtivo.
Além de adquirir novos instrumentos de trabalho, aprendi a me entender melhor com relação aos meus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Então, está tudo junto e misturado e percebo que era isso que me faltava, poder ajudar as pessoas pelo meu conhecimento e pelo que sou como ser humano.
A cada dia consolido mais minha atuação como Mentora e Adviser através dos feedbacks que recebo reafirmando que é possível ajudar as pessoas através do conhecimento e da nossa sabedoria construída pela nossa história de vida; podemos nos inserir nos processos de atendimentos como pessoas e não como autoridade de poder.
Meu sentimento é de gratidão por ter conhecido os instrumentais ISOR que são instrumentos pedagógicos e que utilizam de uma linguagem humanizada. É disso que precisamos, pessoas e organizações mais humanizadas e com capacidade para florescer o seu potencial e fortalecer o seu repertório.
2 comentários em “Minha jornada profissional – por Adriana Britto”
Adriana, super me identifiquei com seu relato! Parabéns pelo sei trabalho e por ajudar tantos seres a serem eles mesmos!!
Muito bom mesmo seu artigo!