Muito antes de aprender a falar, o ser humano desenvolveu a capacidade de exprimir seus sentimentos, pensamentos e necessidades, através de gestos, sons que permitiam encontrar respostas na troca dessa comunicação.
Ao passar do tempo, a evolução humana ganha tonos em gestos, e som desenvolvendo assim, a fala, as coordenações das palavras, frases, até chegarmos na época atual.
Mas, nem sempre, com todos esses tempos vividos, conseguimos identificar ou demonstrar aquilo que sentimos.
E é aí que muito dos relacionamentos desgastam, pois, nem sempre se tem o quer, ou seja, nem sempre sabe-se expressar o que se necessita. Consequentemente, não se sabe também, suprir as necessidades alheias. É a via de mão dupla que não está sinalizada, logo, acidentes acontecem.
Então, a fim de evitar tantos atropelos, há necessidade de conscientizar os pontos forte e fracos dos relacionamentos, para que se possa seguir adiante, sem medos ou frustrações. Entender, demonstrar, fazer-se entender e atentar aos sinais, já é um bom começo.
De acordo com conceituado conselheiro de relacionamento Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas para se expressar e compreender o amor, sendo único de cada indivíduo. Esse processo é chamado de linguagem e as várias maneiras de expressá-la, são chamadas de dialetos.
As cinco linguagens são:
Palavras de afirmação
Palavras de afirmação, elogio, incentivos – utilizadas para valorização do ser humano bem como o de suas ações exemplo – “o almoço está ótimo”, “você faz isso com perfeição” “tudo vai dar certo” sendo uma forma de se expressar o sentimento de amor
Em contra partida, há frases que fazem nos sentirmos mal, desmotivados. Portanto, sempre tenhamos em mente o poder das palavras que tanto acalantam quanto ferem.
Qualidade de tempo
Na atualidade a mais essencial das demonstrações diz a respeito da dedicação de tempo exclusivo para aqueles que queremos por perto. É a nossa atenção diária a quem amamos, estarmos perto, para coisas simples ou mais complexas, é o estar junto. São pessoas a quem amamos, e, portanto, as mais importantes, preferenciais.
Presentes
A lembrança, o simbolismo, uma flor, uma joia, aqui o importante é estar sempre presente, não importado o valor financeiro.
A felicidade de quem recebe é compartilhada com quem oferece, pois percebe a importância, o significado que tem essa pessoa tem em sua vida.
Gestos de serviços
Aqui se suas ações valem mais que as palavras, pois é o carinho como se cuidar de pequenos afazeres para facilitar o dia-a-dia, deixando a pessoa sentir-se feliz e realizada, por saber o quanto se importa com tudo o que ela faz.
Valorizar e Motivar, tornar esses indivíduos felizes, amados.
Toque-físico
Existem pessoas e pessoas. Não só saber que o amor existe, como também a necessidade de senti-lo fisicamente.
É natural que ao gostarmos de alguém queremos demonstrar de todas as formas possíveis.
Algumas gostam de demonstrar a linguagem do amor, através de abraços, beijos, e até “cercando” a pessoa, o que muitas vezes, podem correr o risco de invadir o espaço do outro.
Assim, o carinho expressa a forma de amor quando a entrega e a reciprocidade agem em conjunto, sem sufocar ou cobrança por parte das pessoas.
Mesmo com todas as linguagens acima descritas, muitas pessoas não se enquadram em nenhuma condição, sentindo-se infelizes ou incompreendidos, não encontrando perspectiva de melhora em seus relacionamento, não sabendo identificar sua linguagem e das pessoas ao seu redor.
Então, como melhorar meu desempenho nos relacionamentos?
Através de um profissional com capacidade de trabalhar para a melhora do relacionamento amoroso, trabalhando aspectos individuais e em conjunto do casal.
Ainda mais, melhora a capacidade perceptiva em todos os ambientes que se transita, quer pessoal ou profissional.
Esse profissional é o coaching, que vai ajudar no seu autoconhecimento e a melhorar a autoestima, a autoconfiança, promovendo uma mudança altamente positiva na evolução pessoal e profissional.
Com técnicas altamente eficazes e poderosas, e em curto espaço de tempo, os resultados serão altamente favoráveis e a melhoria contínua.
Espero que você consiga identificar qual é sua linguagem e a das pessoas ao seu redor.
2 comentários em “Como você Ama? Entenda as 5 linguagens do Amor”
Gratidão pelo texto rico e maravilhoso !
Muito interessante essa explanação