Liderança & Espiritualidade – por Fernanda Jordão Magalhães

Liderança e Espiritualidade são dois temas que me encantam e, que na prática, na minha visão, deveriam ser totalmente integrados.  Segundo a Wikipedia Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.

espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

Minha definição de ambas é alinhada a definição da Wikipedia, quando mencionei que são temas que deveriam estar totalmente integrados é porque ao “ser líder” você estará apto a inspirar, comandar, influenciar pessoas ou grupos de pessoas e se esse líder não for um buscador de si mesmo e alinhado com algo maior poderá trazer muitas calamidades ao seu redor. 

A primeira característica de um líder de sucesso é se autoconhecer e consequentemente se auto desenvolver, o desenvolvimento aqui em Gaia é intenso e infinito e todo o Ser Humano que escolheu estar aqui na Terra está no seu próprio processo de desenvolvimento, a Terra nos possibilita a vivência em corpos físicos, e através do nosso corpo é possível vivenciar sentimentos, emoções, dores físicas e emocionais e ressignifcar nossa jornada da alma. 

O líder que conhece seus pontos fortes e pontos a desenvolver também tem total condição de apoiar e ajudar a direcionar com perguntas o caminho de seus liderados, assim, permitindo que cada um crie sua própria jornada e conquiste seus próprios objetivos. 

A espiritualidade traz o contexto da fonte, do eu verdadeiro, Deus, energia suprema, o nome que cada um, na sua crença, preferir chamar. Eu vou usar Fonte, pois é o termo que mais ressoa em mim. 

Todos nós temos a possibilidade de nos conectarmos à Fonte, a percebermos que tudo está conectado, e a partir desta conexão sentirmos a energia do Amor, Luz, Harmonia e Paz e aproveitar para nos fortalecer e sustentar a nossa jornada, nossa caminhada, vários pensadores falam a respeito da jornada, da caminhada, o olhar que todos deveríamos ter com relação a isso, pois é tão ou mais importante quanto a chegada, a conquista. 

Aquela frase antiga “Os fins justificam os meios”… não vejo como uma frase que deveria ser levada para a nova era, os “meios” são tão ou mais importantes que os “fins”… de nada adianta simplesmente enriquecer, ter bens materiais, fazer uma coleção deles e em nenhum momento da jornada desse ser humano ele perceber o seu trajeto, perceber o quanto gerou poluentes para o meio ambiente, o quanto causou de doenças para as pessoas que trabalham para ele, o quanto nunca nem sequer olhou para o lado e percebeu o quanto sua empresa é prejudicial a nossa sociedade como um todo. 

Por muitos anos, séculos “os fins” foram o principal objetivo da existência das pessoas e não existia a preocupação de como chegar a esse fim e sim, simplesmente chegar a qualquer custo. 

Nossa sociedade patriarcal trouxe tudo isso como sendo o essencial. E, ter poder, ter sucesso era significado de ter dinheiro, status, casas, carros, e tudo que é tipo de bens materiais. 

Não estou dizendo que nada disso importa, muito pelo contrário, não tenho absolutamente nada contra ter dinheiro, casa, carro, poder ir e vir, etc, porém só olhar para isso é que gera a sociedade que chegamos hoje. 

Onde entra a compaixão, o amor, a fraternidade, o cuidado com o ser humano, o cuidado com qualquer ser, seja animal, vegetal e também os minerais… e o olhar para o Bem Comum, o querer ajudar a desenvolver o Todo. 

Quantas guerras foram e são criadas pelas pessoas só olharem para o seu Ego, só olharem se serão “endeusadas”, conquistas e mais conquistas… e como os povos foram “ficando”?  

Isso é um retrato de líderes que não estão integrados com a espiritualidade, muitos nem sabem o que é isso, muitos nem sabem direito o que significa liderança aí, muito menos o que é espiritualidade. 

Você que está lendo esse texto pode estar se perguntando, onde essa maluca quer chegar… eu quero “apenas” tocar seu coração, fazer você refletir como líder que deve se considerar, como são suas ações o quanto elas estão alinhadas com sua fala, com suas crenças, valores, o quanto você realmente presta atenção no outro, ouve seu colaborador de forma genuína, está 100% presente no aqui agora, a cada momento que alguém pede sua atenção, solicita a sua presença para ajudar a resolver algum problema, apoiar em algum direcionamento. 

Qual é a sua postura de líder? E, reflita o quanto você está inspirando o grupo que você está inserido? Você sabe o que significa “inspirar”? 

E pode também estar se perguntando o que espiritualidade tem a ver com tudo isso? O que? Te respondo…. é através dela que você vai se conectar com o seu coração e através do seu coração com a Fonte e, vai permitir que você se torne verdadeiramente humano e não continue a ser apenas uma máquina onde as engrenagens giram até elas começarem a pifar com o tempo e, você perca a sua “importância” porque não viveu com significado e sim para o “fim”. 

Convido a todos os líderes e a quem almeja ser líder a olhar esse texto como uma jornada, uma caminhada e refletir, verificar contigo mesmo como tem sido a sua jornada? O quanto você conhece o seu potencial, o quanto você sabe verdadeiramente o que você gosta e o que você não gosta? O quanto você é feliz ao acordar todos os dias? O quanto você é grato por ser quem você é? O quanto você sabe de onde você veio? O quanto você honra sua ancestralidade? O quanto você sabe o significado verdadeiro de Amor e Compaixão? 

Se você não leu nada ainda sobre espiritualidade, não fez nenhum tipo de trabalho pessoal para se conhecer melhor e a partir desse conhecimento, usar as “n” ferramentas disponíveis para se desenvolver e se tornar um ser humano melhor, por favor, comece a fazer isso, são tantas as opções e eu particularmente sou apaixonada por algumas, sendo que Mapa Astral e Eneagrama acredito que são as mais comuns de se encontrar pessoas capacitadas e sérias para ser o começo da sua fotografia do Ser e pegar essas informações e, não apenas usá-las para ficar na justificativa de que… “agora sei porque sou assim ou assado…” isso não é postura de Líder… o líder identifica seus pontos a desenvolver e vai atrás deles, busca e encontra pessoas que estarão ao seu lado para te ajudar a crescer! 

Busque o seu caminho, e uma vez começando… é um caminho sem volta e tenho a certeza absoluta que você se tornará um verdadeiro líder de pessoas, pois já saberá liderar sua própria vida e terá humildade suficiente de pedir ajuda nos momentos que perceber que com toda sua experiência ainda tem momentos que não é suficiente… 

Sim, esse é o caminho, isso é jornada de vida! Bem vindo a sua “nova vida”! E se você já está alinhado com tudo que comentei, aproveite para fazer sua reflexão individual e se aprofundar ainda mais na sua história e se tornar mentor para apoiar o desenvolvimento das pessoas ao seu entorno. 

 

Fernanda Jordão Magalhães Brasileira e paulistana, apaixonada pelo meu país e pela minha cidade natal! Amo viajar, dançar, filmes, séries e conhecer seres humanos que gostam de seres humanos e se preocupem com o Bem Comum. Gerente de Sistemas e Projetos de TI na CIP, atuando como LTT (líder técnica de tribo, no processo atual de Transformação Ágil na empresa). Atuando em TI por 30 anos, sendo 25 em posição de liderança. Utilizando tudo que aprendi no dia a dia, apoiando para gerar um ambiente de confiança e seguro para que a criatividade emerja… Apegeana pela Amana-Key, ensinamentos de Oscar Motomura. Mentora e Coach pelo Instituto Holos, Sistema ISOR®️. Facilitadora do TE (Thinking Environment), membro do Colegiado no Brasil. TU (Teoria U) e fundamentos do Teatro da Presença pelo Presencing Institute. Teoria integral da forma que Ken Wilber nos trouxe, através deste framework tenho a possibilidade de agregar “n” ferramentas a tudo que faço e sou (cursos e workshops pelo Instituto Evoluir e também aprofundando conhecimento pela Integraum). Estudiosa e apaixonada pelo ser humano, ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento como Eneagrama, Mapa Astral e Temperamentos (Antroposofia). Terapeuta holística (renascedora por Tom Cau – Base Leonard Or, terapeuta da Alma por Avihay Abohav, reikiana pela escola Alpha Cruz – Fundação Harmonia, fitoenergética por Bruno Gimenes e Patrícia Cândido – em formação).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem