Há muitos e muitos anos passamos a considerar a ciência como uma verdade absoluta e precisamos dia após dia contar histórias para convencer a nós mesmos a viver a maior história delas, a científica, para assim, entendermos que a Ciência é uma história.
Ao observarmos os profissionais nos dias de hoje, em seus ambientes de trabalho, constatamos que existem diversas dificuldades para acompanhar o seu ritmo, onde o simples ato de alongar os braços ou esticar as costas é o único tempo livre que lhes restam, pois estão tão focados numa suposta verdade de que a nossa sobrevivência se limita a fazer algo físico, como máquinas programadas para produzir mais no menor tempo possível, que sequer lembramos que precisamos respirar, estando sempre no “Piloto Automático”.
Outra regrinha básica é que quando não estamos produzindo devemos estar consumindo, afinal trabalhamos tanto e agora precisamos gratificar nossos desejos, afinal NÃO somos um cidadão, somos consumidores.
E onde fica o Empreendedorismo, a Inovação, os Sonhos, as Realizações, os Desejos, a Motivação, a Humanidade, a Paz, o Amor e as Emoções nesse jogo chamado MUNDO CORPORATIVO?
Todos nós somos movidos por uma profunda inquietude interior, a busca por algo a mais, o preenchimento de um vazio inexplicável, a sensação de que nos falta algo, onde temos um milhão de ideias acerca do que precisamos ou queremos, um relacionamento, um carro, uma casa, um salário, um faturamento ou uma viagem, mas não temos a menor ideia do que sentimos ou desejamos, amor, paz, família, lar, acolhimento.
Antes de você ser um(a) Empreendedor(a), Empresário(a), Profissional Liberal, ou até mesmo colaborador(a) CLT, ou seja, ser “dono(a)” de um negócio, produto ou ideia, você precisa ser “dono(a)” de SI, saber quais são seus pontos fortes e pontos de vulnerabilidade, saber ate onde está disposto(a) a ir, para quê, por quê e para quem é esse seu Propósito.
Nosso comportamento e forma de viver são determinados pela nossa Estrutura Mental, onde através dela você organiza, planeja, harmoniza e equilibra todo e seu modo de agir e pensar, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, que lhe proporciona um maior nível de consciência, evitando cair nas armadilhas da vida e do ego, vivendo uma vida real, presente, palpável e, principalmente conectada com a sua essência.
Nosso coração anseia por asas, mas na maioria do nosso precioso tempo entramos em parafuso e nos chocamos contra as rochas do medo, do hábito e da ignorância.
ESTRUTURA MENTAL INDIVIDUAL
Racional
A função do Raciocínio é encontrar algo que lhe dê apoio e orientação, pois pessoas com medo não tomam decisões sem uma ordem, mas essa ordem não é no sentido de mando ou de autoridade, mas no sentido de organização, direção, conceitos e segurança.
Pessoas mentais distanciam-se da sua verdadeira natureza, da orientação, do saber interior e de recepcionar a mente tranquila, equilibrada e assim ordenar e direcionar suas ações de forma leve e assertiva. Por possuírem uma mente tagarela, personalidade exaustiva, sempre tentando descobrir alguma estratégia ou fórmula para poder fazer o que deseja, julgando ser o melhor para todos, sem sequer perguntar ao outro se realmente é bom ou importante.
A fuga da Vida, a redução das suas necessidades pessoais, medo de se ver preso em dor e sofrimento, insegurança do futuro, das incertezas, são atitudes das pessoas racionais em baixo nível de consciência e esse ruído, por muitas vezes é tão alto dentro de si, que reverbera em todos que estão em volta, gerando tumulto e desordem no ambiente.
Olhar com empatia para o futuro, sentir que mesmo sendo incerto, você faz parte dele, elabore os projetos de acordo com os seus desejos, de forma a contribuir com a comunidade, para ter mais segurança e assertividade, pesquise, peça opiniões dos demais sobre as tendências e possibilidades, saia do piloto automático e esteja presente em cada ação realizada, conecte-se a outras pessoas, amigos, família, parceiros de trabalho, seja mais flexível e principalmente, não julgue.
Emocional
Como ser criativo em um mundo tão padronizado? Sim vivemos em um mundo rodeados por padrões pré-determinados pela sociedade, pela comunidade em que estamos inseridos, pela cultura familiar ou religiosa que pertencemos, e aí vem o Mundo Empreendedor, que almeja por pessoas inovadoras, desprendidas, artísticas e sensíveis, revirar toda a sua zona de conforto.
Diferente do que imaginamos, hoje esse Universo emocional está direcionado apenas para a nossa autoimagem, eliminando qualquer tipo de relação mais profunda e construindo uma falsa identidade e identificando-se com ela.
Raramente ousamos estar presentes inteiramente de alma e coração em alguma área de nossa vida, quando o coração se fecha e se bloqueia, não apenas nos afastamos de nossa verdadeira identidade, mas também deixamos de nos sentir amados e valorizados, por nós mesmos e pelos outros.
A máquina do Marketing coloca Riqueza e Felicidade como sinônimos, se quer ser feliz precisa ser rico, comprar e possuir coisas, ter um faturamento milionário. Ao mergulhar de cabeça nessa matrix, sem emoção, sem sentimento, sem coração, usamos as pessoas para alcançar esse tal sucesso, consumindo e explorando um por um que cruza o nosso caminho, afinal o foco principal é a autoimagem e o medo de fracassar fica inerente nessa jornada.
O Poder da Intuição, a sensibilidade, a sabedoria interior, afetividade, relacionamento, empatia, comunicação assertiva são umas das nossas potências interiores que nos levam ao sucesso, a conexão com as pessoas e atuar com sentido no mundo, inclusive no mundo empreendedor.
Operacional
O Sistema praticado desde a Revolução Industrial é produzir a maior quantidade possível no menor tempo disponível, sem contar que fomos condicionados a movimentos repetitivos, produção em massa, sem necessidade nenhuma de criatividade, pois o foco é agilidade, limitado a um salário miserável, e pior a gente continua comprando essa idéia até os dias de hoje.
Pessoas que erram são massacradas, pessoas que tentam por em prática uma nova idéia são ironizadas, disputas para saber quem é o melhor, prática do número 1, da nota 10, enfim, de estar acima de todos os outros.
A prática é muito simples, o Racional fica focado no futuro, o Emocional fica direcionado no passado e o Operacional, como trabalha com o corpo, fica focado no presente, com um cabresto que não permite olhar para os lados, ampliar a visão, enxergar possibilidades e viver novas experiências, tornando a vida uma prisão.
Nossa essência humana é a cooperação, a generosidade é a nossa fonte de alimentação, compaixão e amor pelo próximo.
Empreendedorismo Consciente
Deixar para trás os medos e as defesas, nos permite vivenciar um equilíbrio e um desdobramento orgânico tão natural como o amanhecer de um lindo dia de sol. Ver, compreender e vivenciar plenamente todos os improdutivos bloqueios que recobrem nossas qualidades Essenciais, eles irão cair como folhas secas, e folhas novas e verdinhas vão crescer, assim como a plenitude da nossa alma que surgirá de forma totalmente natural.
Encontre-se e assim despertará o(a) Empreendedor(a) que está pulsando dentro de você.
Thati Correia:: MasterCoach, Astróloga e Mentora Empresarial
Cel.: (11) 96641-1815
Instagram: @thaticorreia8 https://www.instagram.com/thaticorreia8/
Linkedin: thaticorreia https://www.linkedin.com/in/thaticorreia/
1 comentário em “A Insanidade do Empreendedorismo – por Thati Correia”
Se abrir para todas as dimensões e permitir que todas elas se integrem em vc e aprofundar em si mesmo… A partir deste “lugar” vc vai se encontrar e vai saber o que te faz feliz… Bem legal o texto!