Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. Criada pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow na década de 1950, a pirâmide é muito usada no marketing para entender o comportamento do consumidor.
Próprio da natureza humana,a procura do bem estar e das realizações de seus anseios sempre estiveram ligados à sua evolução pessoal, ou social.
O fato é que, todos nós queremos elementos palpáveis ou não para realização de nossos sonhos, ou da necessidade de realização dos mesmos, na cumpricidade do desejo posso, na busca da autorrealização.
Partindo dessa premissa, pela busca da autorrealização, o psicólogo norte americano, Abharam Maslow na década de 50, criou a Pirâmide de Maslow , ou seja, a hierarquia das necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas.
Essa Pirâmide é constituída de cinco etapas:
- Necessidade de Autorrealização
- Necessidade de Estima
- Necessidades Sociais
- Necessidades de Segurança
- Necessidades Fisiológicas
Assim, ao detalharmos as Necessidades Fisiológicas, encontramos o que é essencial à sobrevivência humana como: água, alimentação, sono, descanso, procriação. Já as Necessidades de Segurança é tudo que nos conforta como: liberdade, segurança da violência, ausência da poluição, ausência de guerras. As Necessidades Sociais: Família, Amigos,Grupos Sociais, Comunidade. As Necessidades de Estima: Aprovação da Família, Aprovação dos Amigos, Reconhecimento da Comunidade. E as Necessidades de Autorrealização é o ápice da Pirâmide: Educação, Religião, Passatempos e Crescimento Pessoal.
Nestes casos acima, seriam a caráter existencial particular, satisfação fora do trabalho.
Agora, elencamos essas mesmas necessidades, dispostas nas empresas, dentro do trabalho, assim temos:
Necessidades Fisiológicas – Horário de Trabalho, Intervalo de Descanso, Conforto Físico.
Necessidade de Segurança – Trabalho Seguro, Remuneração e Benefícios, Permanência no Emprego.
Necessidades Sociais – Amizade Com os Colegas, Interação Com os Clientes, Chefe Amigável.
Necessidade de Estima – Reconhecimento, Responsabilidade, Orgulho e Reconhecimento, Promoções.
E, nas Necessidades de Autorrealização – Trabalho Desafiante, Diversidade e Autonomia, Participação nas Decisões, Crescimento Pessoal.
Inegavelmente, a teoria de Maslow aflora a necessidade da autorrealização pessoal e profissional, pois como é sabido, está inserido no ser humano a imensa necessidade de se realizar nestes dois âmbitos acima, para conquistar a plena felicidade.
As grandes organizações, vem ao longo do tempo estudando o comportamento de seus colaboradores, visando melhorias e desenvolvimento dos mesmos, bem como da organização da empresa.
Sabe-se que organizações são feitas de vidas, logo, ao se investir em capacitação de seus colaboradores, o ganho será mútuo, pois nada melhor de pessoas engajadas no crescimento da empresa, e consequentemente, no seu próprio.
Nesse sentido, uma visão transformadora e coerente de desenvolvimento surge dentro das novas organizações, para direcionar novos colaboradores