Muitos clientes me procuram dizendo que buscam a felicidade e paz interior. Eu lhes pergunto: se isso que buscam é o fim ou o caminho pelo qual vivemos nossas vidas? Um dos segredos para alcançar paz e harmonia espiritual é não tentar encontrá-la de maneira forçada, buscando uma explicação para todas as coisas e dando o nosso famoso “empurrãozinho” ao destino.
O processo de aceitação e reconhecimento dos momentos que podemos influenciar com nossas atitudes (ou não) é atitude essencial para o crescimento. Esse processo passa, antes de tudo por aceitar nossa própria condição de vida. Quando nos aceitamos como somos, com defeitos e virtudes poderemos então, aceitar aos outros. O Coaching fornece as ferramentas para o alcance da felicidade, uma vez que o processo de aceitação seja realizado e a pessoa se torne contente com o que faz , compreenda quem é, o meio em que vive e as pessoas que a cercam.
Compreender que viver mais tranquilamente, desfrutando dos pequenos momentos da vida, aumenta nossa eficácia. Num mundo que nos cobra agilidade e raciocínio rápido levamos um tempo para nos habituar com essa nova maneira. Assim que nos acostumamos a fazer as coisas de maneira mais calma e racional, não sucumbindo a correria que nos cerca, percebemos que ganhamos mais tempo para refletir e agir mais próximo da nossa moral.
Ser feliz significa aceitar as coisas como são e não como queremos que seja. Reconhecer tudo aquilo que escapa do controle humano e ser flexível conosco, entendendo o que podemos mudar ou não. Agir direcionado naquilo que temos conhecimento que depende de nós e que podemos atuar diretamente para modificar o resultado final. A harmonia e a felicidade plena chegam quando entendemos quem somos e o que podemos mudar ao nosso redor e nisto o Coaching pode nos auxiliar.
Por Viviane Peba Lopes Tatagiba | [email protected]
Professional Coach e Mentoring Holomentoring® ISOR® pelo Instituto Holos
Atua como psicoterapeuta Infantil, de Adolescentes e Adultos e como Consultora Organizacional e de Desenvolvimento de Pessoas.