Recomeçar: 8 passos para quem está iniciando um novo ciclo

Você já passou por momentos em que sua vida parecia sem saídas? Momentos em que você via todas as portas se fecharem?

Nessas horas uma pergunta se impõe: O que a vida está pedindo de mim? O que é que preciso mudar em minha vida? É esta, seguramente, a hora certa para recomeçar algo importante em minha vida, não é mesmo? Algo que eu vinha protelando já há mais tempo?

Recomeçar é mudar. É pedir uma nova postura, é sair da zona de conforto, deixar ir o velho para deixar vir o novo. Significa olhar para nós mesmos com um novo olhar e ver como realmente somos.

A única coisa constante em nossa vida é a mudança. A vida é cíclica, com altos e baixos. Como tudo na vida, chega uma hora em que as coisas se desgastam. Algo nos diz que já não dá mais. Geralmente titubeamos em arriscar algo novo. Ficamos patinando, protelando, num desgaste crescente. Nossa ilha de conforto resiste a mudar. Mas a vida está nos pedindo mudanças.

Vamos tratar neste artigo de 8 passos para quem está iniciando um novo ciclo em sua vida.

1º. Passo – Conhecer-se

O autoconhecimento é a consciência que alguém adquire de si mesmo. E é através do autoconhecimento que se consegue chegar ao objetivo de recomeçar quando se está iniciando um novo ciclo em sua vida. Quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade a gente se conhece muito pouco. Para fazer uma mudança de vida é importante conhecer seu corpo, seus pensamentos e sentimentos. Precisa aprender a prestar atenção ao que pensa e fala, às suas emoções, ao que está fazendo e como está fazendo. Qual o grau de coerência que você apresenta em seu dia a dia?

2º. Passo – Aceitar-se

Aceitar quem você é e como você é. Se você quer, realmente, tomar as rédeas de sua mudança de vida para recomeçar, é de fundamental importância aceitar quem e como você é. Aceitar as coisas como elas são. Aceitar não é acomodar-se. Aceitar é fundamental para a transformação pessoal e profissional. Aceitar que temos pensamentos automáticos não questionados. Admitir que sentimos o que estamos sentindo e que temos dores e mágoas acumuladas. Aceitar para mudar. Aceitar quem você é e se amar ajuda você a recomeçar e seguir em frente. Aceite-se. Assume-se. Ame-se.

3º. Passo – Aprender com as experiências

Elas compõem nosso estoque de vida do jeito que elas vêm acontecendo. Aprenda com o que você acertou e com o que você errou. Não perca tempo em lamentar-se ou em vangloriar-se. Não fique preso a coisas que aconteceram no passado. Elas já foram, já aconteceram, e o que ficou é o que você pode aprender com elas. Pergunte-se sempre: o que preciso aprender com este fato, com este acontecimento? Que vantagem posso tirar disso na construção de um novo tempo?

4º. Passo – Estar presente

Dirigir nossa atenção para o agora. Estamos cercados de vida, de movimento, de cores, de sons, de luz e sombra, de pessoas, de vida animal, de flores e verdes. A vida acontece no presente, deixa rastros do passado, que vai se escoando, deixando de existir, e abre caminhos para o futuro, que é onde começa a mudança de vida, o recomeçar. Nossos problemas e preocupações querem ocupar toda a nossa atenção. E com isso deixamos de viver e de sentir a beleza do agora. Sinta o presente. Permita-se sentir o aqui e o agora. O presente é uma dádiva que a vida nos oferece. Estar presente no aqui e no agora é se perguntar: O que estou fazendo? Como estou agindo? O que estou pensando? O que estou sentindo? É um salto de qualidade: Eu observador de mim mesmo. A auto-observação consiste em desenvolver a capacidade de observar nossas atitudes, emoções e pensamentos o maior tempo possível, tentando perceber o que acontece. Aceite-se. Ame-se.

5º. Passo – Ter propósito

Ter propósito é saber dar direção ao que você quer dar à sua vida. Viver a vida de acordo com o seu propósito abre para você a porta da prosperidade e da felicidade. Responda às seguintes perguntas: O que é importante para você? O que faz você feliz? Quais são seus sonhos? O que faz seu coração vibrar? Sem propósito você fica sem direção, sem rumo. Encontrar seu propósito é um passo importante para uma mudança de vida, para recomeçar.

6º Passo – Ter objetivos e metas

Uma vez que você estabeleceu seu propósito, o próximo passo para uma mudança de vida é ter objetivos e metas. Objetivo é aonde você quer chegar. As metas são o caminho, que pode ser de curto, médio e longo prazo. As metas são pequenos passos para a mudança de sua vida. Mas, é importante ter metas realistas, metas que você possa e consiga realizar. Estipule metas que possam ser divididas em passos menores e comece a realizá-las pouco a pouco. As metas são pontos de partida para você se aproximar de seu objetivo, do que você realmente quer realizar.

7º. Passo – Fazer diferente

O nosso dia a dia é como se estivéssemos ligados a um piloto automático. Fazemos tudo automaticamente e sem nos darmos conta do que estamos fazendo. Para recomeçar e ter uma mudança de vida, precisamos parar o que estamos sempre fazendo e decidir fazer diferente. Já temos nosso objetivo e nossas metas, vamos elaborar um plano de ação. Quando, onde, com quem, com que meios, etc. E, sobretudo, vamos começar a pensar diferente. Podemos repensar como estamos vivendo e encontrar as respostas de como fazer diferente dentro de nós. Temos muita força interior, basta acionar. Está em nós a força para fazer diferente. Fazer diferente é não perguntar o que eu quero da vida, mas o que a vida quer de mim. E colocar em prática nosso plano de ação. O poder está em fazer e fazer diferente.

8º. Passo – Estar aberto para aprender

É preciso estar aberto para aprender com a vida, com cada acontecimento, os que me fizeram bem, e também os que fizeram mal.  Cada vez que você se abre interiormente, você aprende algo novo e cada vez fica mais seguro e confiante. Você pode mudar sua vida se estiver aberto para aprender. A vida nos ensina o tempo todo. Depende de você estar atento e aprender. Aprender com os amigos, com os familiares, sobretudo com as crianças em sua inocência transbordante, aprender com o cachorrinho, com sua alegria ao receber um carinho, aprender com os erros próprios e dos outros. Aprender nos faz ser mais flexíveis nas situações que a vida nos oferece, ser menos rígidos. A cada lição que aprendemos ficamos mais criativos e temos pensamentos mais inovadores e coragem para arriscar o novo. E como é bom aprender. Aprender nos torna comunicativos, alegres e felizes.

Conclusão

E então, vamos recomeçar? Vamos nos preparar para ter uma mudança de vida, vamos trabalhar para ter uma vida mais pacífica e feliz? Para começar de novo é preciso uma mudança de vida e só você pode realizar as mudanças necessárias.

A vida é um eterno recomeçar. O dia nasce, recomeça e se renova. Podemos, sim, recomeçar com uma palavra, com um sorriso, com um gesto, recomeçar para expressarmos mais alegria, mais vivacidade, para sermos mais felizes. Basta querer que mudanças em nossa vida aconteçam. Aliás, mudanças acontecem sempre, quer queiramos, quer não queiramos. Mas podemos dar direção às mudanças. Podemos mudar segundo nosso propósito de vida, mudar segundo nossos objetivos. Mudar em direção à alegria de viver o que nos propomos viver. E conviver com quem e como queremos conviver.

Encontramos obstáculos para recomeçar? Certamente. A vida é um dom. Mas de que jeito viver, isto é uma conquista. Vamos aprender a agradecer. Vamos descobrindo o que nos prende para saber o que precisamos ir soltando, do que nos desapegar, para caminharmos mais soltos, mais leves, o que nos facilitará transpor o que precisamos para conquistar uma vida mais alegre e feliz.

Coragem. Inicie um novo ciclo. Faça uma mudança real em sua vida, invista para valer em você e em quem você ama. Siga seu propósito.

Dê novos ares à sua vida, e vire sua vida do avesso, se preciso for.