5 prisões mentais que atrapalham seu sucesso

5 Prisões Mentais que Atrapalham seu Sucesso

Quando se fala em Prisões Mentais, a primeira coisa a refletir é sobre o que é uma prisão. Prisão é algo que prende, limita, circunscreve, fecha, restringe, encarcera.

Quer dizer, então, que prisão mental é ter a mente limitada, restrita, fechada? O que dizer dessa letra de música do Lupicínio Rodrigues: “A minha casa fica lá detrás do mundo, onde eu vou em um segundo quando começo a cantar. O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começo a pensar”?

Como pode? Se a mente é infinita, ilimitada, segundo as mais avançadas teorias científicas e a sabedoria das mais antigas tradições? O pensamento, os sentimentos, os sonhos, os encantos, quem os prende?

A Mente é livre

Bem, segundo as correntes neurocientíficas materialistas, a mente estaria, sim, circunscrita à capacidade de conexões sinápticas do cérebro. E se fosse? Como prender trilhões de possibilidades de conexões neurológicas?

Mas, como eu entendo que o cérebro não passa de um fantástico suporte físico-biológico da mente, assim como o computador é o suporte físico-técnico para o usuário criar apoiado nele, o potencial infinito da mente vai muito além das possíveis limitações do cérebro.

Portanto, se não dá nem para circunscrever as conexões sinápticas do cérebro, muito menos é possível travar ou aprisionar a mente.

O Medo

E, no entanto, vemos as mentes da maioria da pessoas travadas, controladas, obrigadas a funcionar apenas dentro de um limitado campo de possíveis conexões e ligações, com viseiras unidirecionadas. Como é possível tal contradição?

Na minha experiência de lidar primeiramente comigo mesmo e, depois, com muita gente ao longo dos anos de atendimento pessoal e grupal, posso dizer que as viseiras e prisões mentais povoam as mentes das pessoas.

Essas prisões mentais foram originadas ainda na primeira infância através das mais diferentes modalidades de medos que eram incutidas nas mentes.

O maior medo era, sem dúvida, o de sentir-se rejeitado, excluído da convivência e do carinho daquelas pessoas que significavam tudo para elas. Logo de cara, o medo de estar afastado dos pais, de não encontrá-los por perto, medo do abandono.

prisões mentais

Depois vêm as sequências disso. Muito medo da violência, que põe a perigo esta proximidade. Daí vem o medo do escuro, de monstros, derivados de rostos brabos, severos, de imposições quanto à maneira de estar, das repreensões, dos castigos.

O castigo físico envolve impor-se, exigir submissão. Pior que os castigos físicos são os psicológicos, as ameaças de abandono, as chantagens obrigando a submissão para não perder a conexão protetora.

E o grande medo foi a eternização do medo, levando para planos sobrenaturais o medo de castigo eterno, de privação definitiva do amor e aconchego divino.

Tudo isso vai cristalizando nas mentes das crianças as mais diversas formas de manifestação de prisões mentais. Prisões a paradigmas dogmatizados, através da imposição de crenças eternas e irrefutáveis em relação a todo o universo explicativo da vida.

São princípios introduzidos na mente através de determinações rígidas ou de sutis medos de não se encontrar sentido de vida senão em verdades que não podem ser nem mesmo questionadas. Duvidar dessas verdades acarreta muita insegurança frente a qualquer ação não condizente.

E essas prisões se incrustam na mente pela vida afora e, se não forem consciente e livremente superadas, vão comandar os pensamentos, as crenças, os sentimentos e as ações na vida adulta.

5 prisões mentais principais

Vou agora apresentar algumas dessas prisões mentais, as que especialmente atrapalham o sucesso das pessoas, por se tornarem altamente tolhedoras e unidirecionadoras das tomadas de decisões, todas elas expressões explícitas ou implícitas e sutis dos medos originais:

  1. Crenças limitantes: são crenças originadas na necessidade de se firmar em algumas verdades, que garantam sentir-se seguros diante das variegadas condições e opções que surgem ao longo da vida. Elas podem estar fundadas em princípios irrefutáveis de ordem religiosa, geralmente com uma carga emocional muito forte, altamente limitantes no sentido de exclusão explícita ou manifesta desconfiança de quem não comunga dos mesmos princípios. Mas podem também estar fundadas em princípios considerados científicos, montados em rigorosa couraça racional e objetiva, mas que partem de hipóteses consideradas verdadeiras em opções pré-objetivas. Estas são muito comuns em especialistas, inclusive na área médica e psicológica.
  2. Medo de Mudanças: mudança significa romper com o estabelecido e rotinizado para se abrir para algo novo. É o medo do desconhecido, que tolhe as motivações para sair da zona de (aparente) conforto. Pensar em arriscar algo novo gera, na maioria da pessoas, desconforto e insegurança. Por isso é que costumo dizer que são poucas as pessoas com liderança, porque são poucas as pessoas que correm o risco de errar, pois toda mudança é probabilística, sai do mundo das certezas.
  3. O perfeccionismo: está ligado ao medo de mudanças, pois revela uma mente rígida, que não admite erros. O perfeccionismo é escravizante, pois a pessoa perde a liberdade de criar, de arriscar coisas novas, ao mesmo tempo que tende a ter muita dificuldade nos relacionamentos, pois determinam que as coisas somente são perfeitas quando realizadas segundo seus rígidos padrões.
  4. O extremismo: é expressão de uma mente dicotômica, em que só um lado é o certo, e quem não está de acordo é perigoso e deve-se ter cuidado com ele e, mesmo, deve ser combatido. É uma prisão mental altamente nociva à convivência pacífica, pois se alimenta do medo do diferente. Os dogmatismos religiosos, ideológicos, culturais e políticos não admitem o diferente, que é visto como perigoso e, por isso, deve ser combatido, achincalhado, desmoralizado.
  5. O especialista: no mundo altamente tecnológico no qual vivemos, as especialidades são mais que necessárias. Os especialista são aquelas pessoas que entendem a fundo de determinada área de conhecimento. Não há como prescindir dele no desenvolvimento e manutenção das máquinas e dos conhecimentos imprescindíveis. Mas tende a se tornar uma prisão mental quando o especialista perde a visão do todo, não leva em conta a rede de conexões na dinâmica sistêmica que interliga todas as partes e partículas a um todo pulsante, articulado e interligado.

Conclusão

A mente é uma força poderosa. Pode nos libertar ou nos aprisionar. Por isso, nós podemos escolher não aceitar os falsos limites que nos foram introjetados e impostos no passado.

Como dissemos, o cérebro não passa de um suporte físico-biológico da mente e o potencial da mente vai muito além das possíveis limitações do cérebro.

Podemos, portanto, modificar as prisões mentais que atrapalham nosso sucesso de forma consciente quando descobrimos que possuímos uma capacidade ilimitada de criatividade e passamos a viver de acordo com um propósito real e inspirador, com objetivos desafiadores capazes de gerar auto realização e superação de limites. Dessa forma rompemos as correntes que prendem nossa mente.

Para isso,  é importante acreditar em si. Não se compare aos outros e não deixe as circunstâncias dizer o que você pode alcançar.

Não fique preso e não deixe as prisões mentais atrapalhar o seu sucesso. Nunca desista. Nada que vale a pena vem fácil. Tenha visão de futuro e lute pela sua felicidade e pelos seus sonhos. Não deixe o medo atrapalhar você. Seja protagonista de sua história e não plateia. Acredite em si! Acredite no seu sucesso! Rompa suas prisões mentais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

3 comentários em “5 prisões mentais que atrapalham seu sucesso”

  1. larissa

    obrigado pela ajuda agora entendi melhor a minha prisão mental especialista vou tentar mudar isso valeu mesmo

  2. Vera Lúcia

    Acordei hoje pela manhã me perguntando como uma mente poderia ser aprisionada ? Como as circunstâncias ou pessoas poderia influenciar nessa prisão? E aí achei esse post e achei muito elaborado e explicativo! Passei por essa experiência e digo que, não percebemos quando já estamos limitados mentalmente, e quando nos damos conta ja se foram anos desapercebidos. Mas tudo é uma permissão nossa, e consegui não sei como, permitir sair desses grilhões e estou procurando dia após dia fortalecer minha mente com tudo que é positivo! Parabéns ao autor do texto !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem