Como parar de procrastinar com Coaching

Procrastinação: s.f. 1. o ato ou hábito de procrastinar, adiar ou deixar de lado, especialmente algo que requer atenção imediata.

Às vezes, acabamos presos num ciclo de procrastinação, que não permite que terminemos tudo o que precisamos fazer até o fim do dia.

Frequentemente, são tarefas pequenas, que não significa o fim do mundo se não as finalizamos. Mas o que acontece se elas são coisas muito mais significativas, que impactam seu dia, sua vida ou seus negócios de forma muito mais notável?

Veremos, neste artigo, como a procrastinação funciona, formas de combatê-la com a ajuda do Coaching e, ainda, o que é a procrastinação positiva. Boa leitura!

Procrastinar: um problema com várias origens

Procrastinar é um dos problemas mais comuns na atualidade. Ela custa tempo, dinheiro e é uma das causas mais marcantes de estresse e outros problemas de saúde.

Então, como é possível parar de procrastinar? É uma pergunta bem simples, mas com uma resposta bem mais complexa do que pensamos.

parar de procrastinar

Como em todo aspecto de gestão do tempo, se você quer ver mudanças reais no seu comportamento, não basta apenas fazer uma mudança marcante e parar por aí, que tudo será resolvido.

Se você quer parar de procrastinar, você precisa fazer algumas mudanças pequenas, mas sensíveis, que vão estruturar seu dia e introduzir mais do comportamento que você procura. Por exemplo, agir com foco no que realmente interessa é uma ideia.

O Coaching possui técnicas para criar esse foco e retirar o atrito que evita que as coisas sejam feitas na hora certa.

O que fazer para evitar procrastinação

Veja a seguir algumas atitudes que você pode implementar no seu cotidiano, para ter mais produtividade no que você precisa fazer:

Esteja disposto a ser imperfeito

Você não precisa baixar a qualidade de seu trabalho, mas você pode parar de gastar quantidades imensas de tempo para garantir que algo esteja 100% perfeito. Às vezes, bom o suficiente é isso mesmo: o suficiente!

Acabe com interrupções

Se você tem um projeto ou tarefa específica para trabalhar, deixe seu celular no silencioso, feche seus e-mails e remova qualquer item de sua mesa ou do computador que pode causar distrações.

Quebre tarefas pesadas em menores

Quando um projeto parece grande demais, quebre-o em partes menores e mais gerenciáveis. Assim, visualizar o trabalho como um todo não parece tão desafiador e não vai atrasar seus esforços na hora de começar.

Faça uma parte pequena da tarefa para começar

Às vezes, começar é a parte mais difícil. Seja realizando todas as tarefas propostas de uma vez só ou fazendo apenas uma delas, você já está fazendo progresso. Lembre-se disso e use como motivação sempre que você sentir que está começando a estagnar.

Concentre-se no essencial

Se você tem cinco tarefas e duas delas tem um deadline mais curto, faça essas primeiro. Talvez você tenha colegas contando com você para fazer algo em particular para que, assim, eles possam seguir em frente. Analise as prioridades para ter mais progresso.

Foque em uma coisa de cada vez

Muitas vezes somos inundados com tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil focar. Mas se nos concentrarmos uma coisa de cada vez, as chances de completá-la antes de partir para a próxima etapa. Ficar pulando de tarefa em tarefa pode dar a sensação de que nada foi feito.

Tome decisões sem importância rapidamente

Focar muito tempo e energia numa decisão que não é chave para a tarefa atual ocupa recursos que poderiam estar sendo usados em escolhas mais importantes. Não fique pensando demais nesses casos.

parar de procrastinar

Faça a parte difícil de um trabalho primeiro

Saber o quão difícil vai ser uma tarefa em particular pode ser suficiente para evitar que você a faça. Enfrente-as de frente para que elas não atrapalhem com a sua produtividade. Seja agressivo e aproveite melhor o seu dia.

Peça ajuda

Não é fraqueza pedir ajuda quando você não consegue fazer algo sozinho. Se você não entende o projeto que tem em mãos, melhor do que procrastinar é pedir para alguém sanar suas dúvidas. Assim que compreender melhor, o medo de enfrentar a tarefa sumirá e você poderá prosseguir.

Falamos sobre algumas das ações possíveis para sanar a procrastinação, mas cada um tem seus segredos específicos para parar de procrastinar. Por isso, a ajuda de um Coach pode ser vital nesse processo.

O Coach pode detectar a necessidade desses elementos com perguntas poderosas, ou seja, questões assertivas, capazes de catalisar as descobertas do cliente em prol de suas resoluções.

A procrastinação, muitas vezes, acaba sendo ignorada por muitas pessoas, por já estar impregnada no seu cotidiano. Por isso, esse tipo de técnica é muito eficiente para que os sintomas sejam descobertos e a origem do problema, revelada.

Porém, existem alguns fatores positivos na procrastinação, sabia?

Procrastinação positiva: como funciona

Com procrastinação em excesso, seus objetivos acumulados, oportunidades perdidas e frustração extrema serão problemáticas. Mas é possível usá-la ao seu favor, para criar atalhos em projetos que não vão para frente.

Procrastinação estruturada pode ser positiva. Afinal, ninguém está imune de procrastinar eventualmente. Por isso, existem duas questões de autocoaching que podem ser usadas para vencer qualquer tipo de procrastinação.

Como estou procrastinando?

Todos temos estratégias: rotinas de comportamento que executamos para realizar alguma atividade. Procrastinação é a mesma coisa. Temos um modelo de procrastinar.

Então, como é sua procrastinação? Quais são os passos? Qual é a sequência? Qual é o padrão de comportamento que existe, desde os gatilhos até o momento que podemos, de fato, chamar de “procrastinação”?

Pensar conscientemente nesse modelo é um passo importante para buscar novas escolhas e comportamentos diferenciados.

Entender como nossa procrastinação funciona é o que possibilita ter controle de nosso comportamento, saindo de algo errático para algo mais positivo e progressivo.

O que eu ganho procrastinando?

Todo comportamento tem um sentido. Todo comportamento tem uma intenção positiva. Nesse sentido, você sabe o que você ganha ao procrastinar?

Evitando conflitos e decisões? Aumentando a urgência? Promovendo autonomia? Economizando dinheiro? Reduzindo estresse? Encontrando tempo?

Vá fundo na motivação real de sua procrastinação. Que prós você tem ao evitar uma tarefa específica? O que você ganha quando não faz algo?

É a partir daí que você desafia suas motivações.

O que você vai ganhar se fizer essas coisas?

Não fazer é a melhor forma de seguir? Ou a procrastinação oferece só esse benefício a curto prazo, que pode ser facilmente superado se simplesmente decidirmos agir?

O Coaching apresenta um trabalho voltado para contribuir na descoberta desse tipo de problema e em formas de diminuir seu impacto, trazendo atitudes mais focadas no dia a dia. É muito importante se manter atento ao excesso desse comportamento, para evitar problemas maiores em outras frentes.

Com esses cuidados, é garantido que sua produtividade vai aumentar e você poderá ter resultados mais palpáveis, melhorando sua vida como um todo.

E você, sabe outras atitudes focadas que diminuem a procrastinação? Compartilhe conosco nos comentários!

2018-11-07T14:44:38+00:00

Sobre o Autor:

Marcos Wunderlich é referência nacional em Mentoring e Coaching Humanizado e possui 33 anos de experiência com mais de cinco mil alunos formados. Foi um dos primeiros especialistas a introduzir a Formação em Mentoring e Coaching no Brasil.

Um Comentário

  1. Paulo Brito 1 de novembro de 2018 em 16:56 - Responder

    muito bom. Realmente é verdadeira a afirmação. Obrigado pela advertência. Gosto muito de suas postagens.

Deixar Um Comentário