O que faz um Coach de Relacionamento?

O que faz um Coach de Relacionamento e como ele pode ajudar no seu relacionamento amoroso?

Precisamos nos relacionar com outras pessoas para nos sentirmos atuantes, reconhecidos, amados. Freud, entre outros que teorizaram sobre a natureza humana, fala que as pessoas buscam em relações com a família, amigos e parceiros amorosos uma maneira de preencher esses espaços. A primeira experiência de relação afetiva vem com a convivência em família, com os pais e membros mais próximos, depois vamos experimentando outros ambientes e novas companhias e em algum momento encontramos alguém com quem temos um relacionamento amoroso.  

Entre os especialistas em comportamento de casais, as queixas mais frequentes dizem respeito à dificuldade na comunicação, em reconhecer determinados sentimentos e mudar alguns hábitos. Com a comunicação prejudicada e sem saber ao certo que caminho tomar, alguns casais vão em busca de soluções mais assertivas e encontram no Coaching e no Mentoring resultados transformadores.      

Para saber como atua o coach de relacionamento e de que forma ele pode ajudar um casal, entenda, a seguir, algumas características de um relacionamento que não está indo bem.  

O que faz o Coach de Relacionamento?

Coach de Relacionamento é o profissional capacitado para trabalhar com Coaching aplicado a relacionamentos amorosos trabalhando aspectos individuais e também em conjunto do casal. São diversas áreas como inseguranças, crenças, a forma como a pessoa se vê e como vê o seu parceiro amoroso, visão de mundo limitada e falta de clareza sobre propósito de vida. Essas questões podem impedir que o relacionamento amoroso floresça criando um clima de tensão constante em que nenhuma das duas pessoas se sente feliz. 

Desde pequenos somos apresentados a histórias amor, esperamos encontrar ao longo da vida alguém para compartilhar nossos objetivos e construir uma vida em comum juntos. Temos a esperança de que poderemos confiar plenamente nesta pessoa e que ela vai nos compreender se houver amor. Para viver em um relacionamento amoroso pleno é preciso que haja respeito, afeto, amizade, confiança e características pessoais que se complementam. Outros fatores da vida como trabalho, filhos ou alguns objetivos incompletos dificultam a conexão entre o casal e é neste momento que há uma quebra de sintonia, a comunicação deixa de ser assertiva e um dos dois se sente mais triste por não ter suas necessidades atendidas. O casal reconhece que o relacionamento precisa de um intermediário que os ajude a superar: 

  1. Faltas grave na comunicação levando a desrespeitos pelas diferentes visões de mundo do casal;
  2. Falta de senso de responsabilidade com sua própria vida;
  3. Não estar disposto a ouvir o que o outro tem a dizer sobre o relacionamento;
  4. Crenças limitantes que impedem a prosperidade do casal;
  5. Negatividade com relação a erros do parceiro;
  6. Dificuldade em expressar carinho e afeto através de gestos e ações;
  7. Excesso de crítica sobre o comportamento do outro;
  8. Enxergar somente o lado ruim da vida em casal;
  9. Julgamentos no lugar da escuta atenta aos sentimentos do outro;
  10.  Falta de tempo para passar ao lado do parceiro ou da parceira. 

Algumas pessoas são mais cautelosas ao adquirirem um imóvel ou um carro, mas quando estão diantes da possibilidade de um relacionamento amoroso pulam algumas etapas porque imaginam que vão conseguir tudo o que gostariam, já percebeu isso?  

Se experiências anteriores fizeram você pensar que falhou ou que falharam com você, isso se deve pelo pouco tempo dedicado a refletir sobre sua escolha. O Coach de Relacionamentos vai trabalhar com você alguns pontos que são a chave para relacionamentos felizes e conscientes.

Ao atender o casal, o Coach de relacionamento consegue mostrar o caminho para construção de uma relação mais sólida e feliz, baseada em sinergia e companheirismo. Com isso, o casal deixa de usar expressões e comportamentos que nada aportam para a felicidade e passa a atuar com a mente focada no momento presente e conectada com a Vida. Assim, o caminho para a transformação do relacionamento começa a ser trilhado pelo casal que já sente as primeiras mudanças na forma como compreendem um ao outro. 

O Coaching e o Mentoring são metodologias que preparam o Coach de relacionamentos a atuar com pessoas que vivem relações atribuladas e que buscam se ver livres de ciclos viciosos, ampliando horizontes pessoais e também em casal. O trabalho é direcionado para atender o ser humano em todos os seus aspectos fortalecendo seu centramento e sua conexão com o Todo.   

Aspectos do Relacionamento Amoroso trabalhados pelo Coach de Relacionamento 

Confira algumas técnicas aplicadas pelo Coach de relacionamento para ajudar a o casal a construir uma relação fortalecida com este atendimento:

Despertar de consciência

Para se sentir bem disposto dentro de um relacionamento, é preciso se sentir equilibrado com as próprias escolhas, com quem se é de fato. Nesse sentido, é preciso iniciar um processo de despertar de consciência sobre o Ser e seu sentido de estar no mundo. Sentir-se parte de algo maior ajuda a diminuir grande parte das ansiedades que consomem a disposição de viver relacionamentos amorosos felizes. 

Escuta ativa

Saber escutar o outro, o que ele quer dizer sem se fixar somente na forma que está se expressando. Buscar entender suas motivações e suas emoções que movem suas ações. Perceber também aspectos não verbais como gestos do corpo, tom de voz, olhar, respiração. Para isso, é preciso adotar uma postura centrada em escutar o outro e não em confrontá-lo. A escuta ativa é o primeiro passo para a empatia. 

Empatia

É a capacidade de acolher quem o outro é sem julgá-lo ou criticá-lo no momento em que ele está se abrindo para você. Saber escutá-lo e buscar entendê-lo em sua visão de mundo, suas experiências anteriores e o que ele gostaria que acontecesse com ele dentro da relação de casal. A empatia cria uma espaço para expressão e a partir deste espaço, sabendo aplicar uma comunicação assertiva, é possível vivenciar relacionamentos com propósito construtivo, positivo e feliz.  

Comunicação Assertiva

Saber transmitir uma mensagem clara para o outro sem ofendê-lo nem deixar de atender a própria necessidade é uma forma de trabalhar a Comunicação Assertiva. A assertividade se dá quando há empatia entre o casal e ambos se sentem à vontade para expressar o que querem para a relação sem medo de machucar o outro nem intenção de feri-lo verbalmente. 

  • Palavras importantes como elogios e agradecimentos ao longo do dia ajudam a construir um clima harmonioso de confiança e apoio. 
  • Não fugir da presença do outro nem dar mais tempo a outras distrações também faz parte da postura assertiva. Fazer o que precisa ser feito com qualidade e entusiasmo. 
  • Gentilezas e gestos que mostram proatividade e dedicação ao relacionamento como compartilhar tarefas domésticas, dar presentes, criar oportunidades para o lazer de ambos como jantares e passeios. Neste sentido, gestos íntimos como beijos, abraços, relações sexuais também fazem parte de manter a harmonia do relacionamento.  

Transformação

Um relacionamento amoroso que não necessite de aprimoramento não existe, alguns precisarão de mais empenho do casal, porque há coisas no âmbito pessoal que ficaram pelo caminho e precisam ser revistas e transformadas. Todo casal pode evoluir seu relacionamento, mesmo aqueles que possuem boa comunicação podem encontrar espaço para novas experiências dentro da relação. Lembre-se sempre que é a forma como se ama que fortalece e cria uma amor duradouro. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem