O que é um pensamento sistêmico?

Livre, infinito e ilimitado, nada se compara ao pensamento humano. Pontes construídas em abstratos, onde pode-se sobrepor os horizontes da própria percepção, modelando o mundo  e tudo à sua volta, em frações de segundos.

O pensar pode ter estilos diferenciados como reflexão, crítica, criatividade, dedutivo, analítico ou sistêmico.

Desde de os primórdios da humanidade quando surgem as primeiras organizações de grupos de hominídeos – ancestrais do homem, o ser humano vem evoluindo, utilizando-se as características do pensamento, que ainda rudimentar, agrega indivíduos semelhantes compartilhando objetivos mediante suas necessidades, para própria preservação da espécie.  Nesse cenário, formam as bases para  os primeiros núcleos,  as primeiras tribos, com  conceitos semelhantes, com relativas regras de convívio que foram ao longo do tempo desenvolvendo até chegarmos ao atual formato de sociedade que vivemos.

Entretanto, a evolução da sociedade, passaria por várias vertentes de conceitos distintos, em contraposição, inclusive, como  ao pensamento reducionista- mecanicista ocorrida no século XVII, na Revolução Científica.

O pensamento reducionista é apresentado como a redução, transformação e modificação em nome da ciência, enquanto, o pensamento mecanicista, os fenômenos se explicam pela causa mecânica – causalidade linear – como meio para um efeito final – etapa sobre etapa.

No entanto, uma sociedade evolui quando valores e cultura são aspectos e características similares de sua coletividade num mesmo plano, ou seja, o alinhamento de seu pensamento para os mesmos objetivos comuns.

Se observarmos ao nosso redor, tudo está interligado, de  uma forma ou de outra – o ambiente familiar, o ambiente de trabalho, nosso trajeto, nossa cidadania, direito e deveres, e por aí vai, pois a nossa sociedade é organizada em forma de sistemas.

Com o propósito de uma evolução ampla e irrestrita, surge no século XX uma nova forma de pensar, uma nova visão de mundo, considerando-se multiplos aspectos variáveis, onde buscam-se várias soluções combinadas para resolver um problema, formado por  um conjunto de partes que interagem e completam entre si, o Pensamento Sistêmico.

No Pensamento Sistêmico, o sistema é constituído por partes, que interagem  e se influenciam mutuamente.

O pensar sistemicamente exige uma nova postura que propicia  olhar o foco e entender a importância da parte no resultado do todo.

Então, para que um sistema funcione adequadamente, as partes devem estar em harmonia, em sintonia, e isso,  é válido dizer que devem ser descritas como  pessoas, times, valores de uma empresas, processos de fabricação.

Ao tomarmos uma decisão, nos baseamos nas relações de causa e efeitos, advindos de nossas experiências, com padrões anteriormente observados para se decidir o futuro.

Ao transportarmos o pensamento sistêmico em nosso dia a dia, teremos o efeito dessa transformação de forma favorável quer se pensarmos de forma pessoal, profissional e ainda como espécie.

A princípio pensamos e agimos como se fôssemos únicos, porém, a verdade  é contraditória dessa percepção, pois somos partes de vários todos.

Na amplidão desse pensamento, conseguimos melhorar como pessoas, como profissionais, uma vez que agimos e  tomamos decisões mais conscientes e consistentes,  com foco na efetividade coletiva.

Em um mundo plural, evidentemente procuramos cada vez mais sermos assertivos em nossas decisões, mesmo porque, causa influencia diretamente na vida de outras pessoas, e isso é o que a abordagem do pensar sistêmico lança para que se desenvolva não somente o indivíduo à parte,  isolado, mas também as relações aí estabelecidas.

Na tomada desse novo plasma, as atuais organizações, estão valendo de resultados surpreendentes.

Como todas as pessoas e todos os fatos estão interligados, o pensamento sistêmico expande acima da individualidade uma vez que o término de um processo de determinado departamento, culmine o princípio do mesmo em de outro departamento.

Os benefícios do pensamento sistêmico, permite maior equilíbrio perceptivo de intensificar diversas soluções combinadas para atingir vários objetivos simultaneamente na  multiplicidade de focos e ações para alternativas de escolha, de gerenciamento eficaz.

Então, um sistema interage com o outro, assim como, de forma recíproca, relacionam-se entre si organizadamente, ou seja, os departamentos precisam estar alinhados para que suas metas e objetivos sejam alcançados, capacitando entender acontecimentos que impliquem direta ou indiretamente os envolvidos no processo.

A importância do pensamento sistêmico nas organizações vai além da conexão entre todas as partes ao levar em consideração o desempenho de toda a empresa, o que permite otimizar esforços aumentando a eficiência da gestão no planejamento estratégico.

Desta forma, é possível enxergar as relações de diferentes departamentos, antecipara impactos de tomadas de decisões nos diferentes setores e decidir qual o melhor caminho a seguir.

As principais características do Pensamento Sistêmico são : expansão do olhar do seu ambiente e a mudança de foco: o todo no centro de tudo; a multidisciplinaridade de conhecimentos; focar os relacionamentos, pois o mais importante são as relações pois, as ações de uma pessoa impacta nas demais e potencializar e aprimorar características do sistema através de mapeamento.

Outra vantagem do Pensamento Sistêmico é em relação a gestão de conflito por criar ambiente de colaboração entre os setores, aumentando desta forma, a sinergia e consequentemente a diminuição dos pontos de atritos.

O Pensamento Sistêmico é a certeza do caminho certo para a evolução do indivíduo, do cidadão, do profissional, do ser humano que busca melhorias contínuas para sua vida e para todas que a cercam na construção de um mundo mais justo e melhor.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem