O que é um Master Coach?

O que é um Master Coach?

Você quer saber o que é necessário para se tornar um profissional master coach e ter um diferencial neste mercado cada vez mais competitivo?

Você certamente já ouviu falar de coaching, esta metodologia pedagógica que virou “moda” no Brasil nos últimos dez anos.

Estima-se que o coaching no Brasil venha crescendo numa taxa de 300% ao ano, e a tendência é de expansão. Aos poucos foram surgindo as mais diversas escolas de formação de coaches, que é o nome que se dá aos profissionais que se propõem a aplicar o coaching.

E o que vem a ser master coach? Como a palavra diz, é um mestre em coaching, alguém que atinge a excelência em sua área profissional.

No universo acadêmico existem os cursos de pós-graduação de nível mestrado, que têm por principal função formar professores de nível universitário, os mestres, com alguma especialidade em seu currículo.

Existem também os MBAs, do inglês Master in Business Administration, que também formam mestres, estes em determinada carreira profissional, sobretudo na área administrativa.

No coaching, após sua formação, você também pode fazer uma formação de aperfeiçoamento, o master coaching.

O master coach é um profissional muito respeitado no meio social e no mercado, visto que passou pelas habilitações necessárias e se tornou um profissional preparado para atender aos diversos tipos de clientes, tanto na área pessoal como na organizacional.

O importante para se tornar um master coach é ter a intenção básica de beneficiar as pessoas e suas organizações.

Acessando as potencialidades

Para poder beneficiar as pessoas, é importante saber que todos temos potencialidades infinitas dentro de nós e que isto é inerente ao ser humano. Essas potencialidades estão sempre disponíveis e podemos acessá-las.

Quando acessamos nossas potencialidades, mudamos nossos pensamentos, nossas percepções, as quais podem também mudar nossas ações.

Mudando nosso pensamento ampliamos nossa visão. A visão se refere à clareza do porquê você deseja fazer algo, o que o impulsiona, aonde realmente quer chegar.

E é a tarefa mais importante  do master coach: despertar, impulsionar e dinamizar as potencialidades de seus coachees.

O master coach não visa resolver questões e problemas, mas despertar no coachee sua própria capacidade de buscar soluções, sua coragem de correr os riscos de tomar decisões.

Ampliando a Visão

Para ampliar a visão, buscamos respostas às seguintes perguntas:

  • Qual é nossa real motivação?
  • Qual é o embasamento que nos impulsiona a começar um determinado projeto ou ação?
  • Nossa visão é bem ampla, abrangente, coerente?
  • Sabemos aonde queremos chegar?
  • Quais são os passos que devemos seguir para atingir nosso objetivo?

Ao responder a essas perguntas, estamos ampliando nossa visão e nosso espaço de conexões e, como resultado, estamos ativando nossa alegria de viver.

Ao mudar nosso pensamento e nossa percepção, mudamos nossa visão de mundo. Visão de mundo é nosso mundo interior, são nossas lembranças, os modelos mentais adquiridos, pensamentos, crenças, conceitos e memórias de experiências vividas, que acabam nos orientando na fase atual de vida.

A visão de mundo nos governa totalmente, pois acreditamos que o mundo é do jeito como o pensamos e interpretamos. É você que vê o mundo do seu jeito e de sua maneira. Mas o mundo em si não é como você o interpreta.

Cada um de nós tem sua própria visão de mundo, a não ser quando imposta de fora para dentro e que nos torna infiéis a nós mesmos. Nada mais longe da verdade do que isto. São estas visões e crenças impostas de fora para dentro que é nossa tarefa ajudar as pessoas a delas se livrarem, para descobrirem aquilo que verdadeiramente são.

Pontos Importantes

O que precisamos saber:

  • Que somos governados por nossa própria visão de mundo. Portanto, não queira impor a sua “verdade” aos outros.Você não é a única pessoa no mundo a ter “razão”.
  • Que nós normalmente não percebemos como nossa visão de mundo nos impulsiona. Mas é preciso ter consciência disso até para mudar a visão que possa estar atrapalhando ou fazendo-nos sentir mal, ou mesmo gerando conflitos e causando dissabores.
  • Que precisamos nos relacionar com outras pessoas, entendê-las em seus mundos próprios e ajudá-las a se enxergar melhor, sem querer mudá-las, mas impulsionando-as a mudarem. Na verdade, não mudamos ninguém, apenas a nós mesmos. Mas podemos instrumentar e estimular as pessoas a terem maior clareza e amplitude em sua maneira de se ver a si mesmas, ao mundo e às outras pessoas.
  • Que um master coach é, antes de tudo, um educador e mestre de bem viver, enquanto é um instrutor, treinador e coach de bem fazer.

Características do Master Coach

  1. O master coach é aquela pessoa que sabe se conduzir a partir de posturas centradas e delimitadores, sem invadir ou se deixar invadir nos acontecimentos do dia a dia.
  2. O master coach estabelece um campo propício aos relacionamentos interpessoais e intersetoriais, à comunicação, com posturas prestadias, enfim, a tudo que diz respeito ao complexo processo de relacionamentos e interação humana. Inclui a habilidade de geração da harmonia relacional.
  3. O master coach está atento à direção que dá à própria vida, a tomar decisões assertivas, planejamento, condução, gestão e liderança e fazendo acontecer.
  4. O master coach tem consciência de que aprende com as experiências. De nada adianta se não aprendemos e criamos bases para o futuro. O aprendizado nos dá abertura para o novo.
  5. O master coach não tem receio de se reformular frente às novas condições que se lhe apresentam, aberto a sempre nova postura diante das pessoas, da vida e de novas circunstâncias vivenciais e profissionais.

Uma pessoa que compreende estas características do master coach é uma pessoa em condições de assumir sua vida. Ela entende que é necessário evoluir, viver novas experiências e tomar decisões próprias. E que, para evoluir e crescer como pessoa, é preciso se conhecer melhor, entender mais de sua própria história, não sofrer pelo passado, mas usar suas experiências para aprender e melhorar sempre mais em vista da construção do futuro.

É se observando, atento a suas reações, que poderá mudar suas atitudes e comportamentos, bem como impulsionar seus coachees, alunos e companheiros a mudar suas atitudes e comportamentos.

É somente assim que será um verdadeiro mestre, um master coach de vida e profissão, um formador de gente com nova postura frente à vida e ao trabalho.

Vale a pena investir em si mesmo para se tornar um master coach, dimensionando-se para se tornar um ser humano mais feliz e que promove e compartilha alegria de viver.

Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 comentários em “O que é um Master Coach?”

  1. José Reis

    òtima leitura, quero ser um master coach.

  2. IGOR RODRIGUES DE FARIA

    Excelente deixou mais que claro o que é um Mestre Coach e também abriu meus olhos para outras questões da vida !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem