O Papel da Cosmovisão no Coaching e Mentoring

O Papel da Cosmovisão no Coaching e Mentoring

Desejo trazer para a reflexão do leitor um aspecto importante  para o sucesso nas práticas de Coaching e Mentoring: a Cosmovisão.  Ao contrário do que a palavra possa sugerir- uma visão cósmica e transcendente – a Cosmovisão se refere apenas à Visão de Mundo que cada pessoa adota num determinado momento no decorrer dos acontecimentos na vida diária.  A Cosmovisão cria o mundo que cada pessoa vive, podendo variar desde percepções  aprisionantes às mais sublimes e libertadoras.

O Significado da Cosmovisão

Muitos afirmam saber que cada pessoa adota formas de encarar e ver o mundo, mas poucos têm essa real consciência e clareza que somos nós mesmos que criamos  nossa própria visão de mundo ou seja, a cosmovisão.

A cosmovisão é o conjunto de paradigmas, crenças, valores, memórias, pensamentos e opiniões que atuam na mente, nos fazendo ver e interpretar o mundo de maneira única e peculiar.

O entendimento fundamental para um Coach refere-se aos seguintes pontos:

1 – O mundo não está pronto.  Ele está sendo construído a cada momento a partir e nossa própria cosmovisão, isso significa que somos os autores e responsáveis pelo nosso modo de viver e atuar no mundo;

2 – O mundo não é como eu o vejo. É apenas a minha mente que constrói e interpreta o mundo da maneira como vejo, ou seja, a realidade é criada por nós a cada momento.  Não há uma única realidade sólida e verdadeira, mas muitas realidades simultâneas  e todas elas são virtuais, criadas e interpretadas individualmente na mente de cada um.

A importância da Cosmovisão Ampliada em Coaching e Mentoring

Partindo dos princípios básicos apresentados, todo o processo de Coaching se baseia  na mudança de realidade, pois a resolução de determinadas questões implicará necessariamente na mudança de cosmovisão. Isso significa que enquanto uma pessoa não mudar sua forma de ver e interpretar o mundo ela continuará a criar as mesmas dificuldade e ter os mesmos problemas.  Como já dizia Einstein, o pensamento que criou um problema não pode solucioná-lo. Teremos que utilizar um outro raciocínio para encontrar sua solução.

A mudança ou ampliação da visão tornou-se a pedra fundamental do CoachingMentoring e todo o processo de desenvolvimento humano, pois apenas com a mudança de visão será possível mudar, revolucionar e solucionar as dificuldades. Alterar a visão de mundo é a base para a evolução pessoal e profissional, seja para nós como Coaches e também  para nossos clientes.

A Consciência da Cosmovisão

Um aspecto importante no Coaching e Mentoring é ter consciência da existência da cosmovisão que opera incessantemente na mente humana, como se fosse um “software”, orientando atitudes, motivações e impulsos. Tudo o que fizemos, fazemos ou faremos tem a presença invisível da cosmovisão. Podemos dizer que cada pessoa tem em si uma coleção de cosmovisões, desde as mais primitivas e aprisionantes até as mais elevadas e libertadoras.

Coach como rastreador das diferentes Cosmovisões

Coach precisa treinar-se na percepção da cosmovisão, fica atento às palavras e atitudes do Coachee para perceber, entender e decodificar sua cosmovisão. Ela pode ser ampla e livre ou menor e mais aprisionante. Ao identificar a cosmovisão do cliente é interessante fazer-lhe perguntas que o façam perceber sua própria cosmovisão. Esta tomada de consciência pode provocar o “insight”  da sua própria prisão mental e consequentemente da necessidade da mudança e ampliação da visão para que haja a promoção de uma nova realidade  que o desenvolva mais ou que permita a resolução /superação de dificuldades.

Marcos Wunderlich

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

3 comentários em “O Papel da Cosmovisão no Coaching e Mentoring”

  1. Irene Cristina da Silva Santos

    Sonho com o dia que poderei fazer o curso de Coaching e Mentoring, ter conhecido o Blog me deixa mais próxima desse objetivo, aprender a ter a percepção da cosmovisão e da individualidade que cada ser humano ver o mundo é um grande aprendizado para mim.

  2. Marcos

    Irene, agradeço sua visita aqui. É muito gratificante receber depoimentos como o seu, de pessoas interessadas em aprender sempre mais. Estamos sempre a sua disposição. Nos acompanhe por aqui. Um grande abraço!

  3. Wanderley Soares

    Tenho uma sede insaciável de conhecer a individualidade e crenças limitantes do ser humano e poder ajudar na sua libertção mas o momento ão é propicio, fico agradecido de receber um pequeno conhecimento que possam me ofertar.Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem