Mudança de Hábitos para sermos melhores

Mudanças fazem parte da natureza humana, mesmo porque estamos sempre em transformação e em desenvolvimento, fazendo com que o nosso cérebro aprenda novas atividades, e com o passar do tempo, essa ação automática, torne-se um hábito.

Os hábitos podem mudar a vida das pessoas, tanto para bem quanto para mal. Assim, passa ser uma questão a ser resolvida-  você quer melhorar?

Os hábitos estão presentes nos nossos dias, agimos automaticamente, não percebemos.

Então, isso permite-nos dizer que se cultivarmos hábitos sadios, consequentemente, nossa vida passa ter resultados satisfatórios.  Caso contrário, como teremos sucesso se cultivarmos hábitos destrutivos?

Neste caso, atribuímos a falta de sorte, o que significa um nosso fracasso, se em comparado a vida de tantas outras pessoas, que viraram o jogo, mesmo nem tendo tantas oportunidades.

O fator oportunidade está alinhado por objetivos que nos levam a hábitos sadios, de sucesso. Vemos isso em muitas histórias inspiradoras de transformação, que nos deixam motivados.

Essa mudança inspiradora, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional, feitas gradativamente, todos os dias.

São mudanças profundas, que só podem ser feitas a partir do momento que se sabe exatamente como mudar certos hábitos.

Atitudes que fazem diferenças e tornam essenciais as mudanças é a conscientização do que fazemos e porque fazemos e a nossa força de vontade para realizá-la. Essa força de vontade será a primeira mola propulsora, porém, não a única. 

A mesma dificuldade em adquirir um novo bom hábito é tão difícil quanto abandonar um mau hábito adquirido ao longo do tempo, sem ter sido percebido, mas já estar estabelecido em nosso inconsciente.

Os hábitos são formados em nossa mente ainda na infância, no ambiente em que vivemos, por como fomos educados, ficando armazenados, passando a ser uma constante, sendo desenvolvidos mais adiante proporcionando filtro que usará na lógica dos pensamentos.

Assim, se esses pensamentos se induzirem a limites, certamente impactará a futuras atitudes, declinando sempre a dificuldades para transportá-los visando melhorias.

Dessa forma, o problema é o que se armazena no subconsciente que influencia diretamente nas nossas ações  e não no pensamento racional, e nesse caso, a mudança deve ser profunda e gradativa e ter um propósito.

Se partimos para mudança de hábitos, se vermos pelo racional colocamos ação em prática, simples assim, porém, um hábito não vai embora tão facilmente.

Ao tomarmos a decisão, o subconsciente sabe o porquê do motivo de nossa necessidade de mudança.

Ao analisarmos nosso dia a dia, percebemos a rotina de nossas atividades e como já são automáticas, e de forma natural. Estão tão enraizados que se dificulta imaginar sem eles.

Por isso, se quisermos mudar, precisamos realmente querer essa mudança, senão no primeiro obstáculo, desistimos e nos frustramos. É o que acontece quando há excesso de força de vontade. Vai servir só como motivação e uma hora, vai cansar por ser um processo que exige mais tempo.

Segundo Charles Duhigg, ganhador do Prêmio Pullitzer autor renomado de livros sobre hábitos e produtividade, os hábitos são formados por gatilho, rotina e recompensa.

Partindo-se desse pressuposto onde o gatilho seria o alarme para prática da ação, a ação em si o hábito, a rotina, temos como motivador de um hábito a recompensa, onde pode-se concluir que a mudança deve ser feita na rotina.

Já sabemos que a mudança de hábito não é fácil e nem rápida, no entanto, pode-se mudar as crenças desses hábitos por pensamentos lógicos constantemente.

Existem “agentes” que facilitam a transição de mudança de hábitos ruins por hábitos bons, mudando sua perspectiva, seus pensamentos.

Como a mudança é gradativa, dê um passo por vez, não mude todos os maus hábitos  de uma vez.

Não desista se no primeiro momento, não houver acerto, recomece. Importante é não perder o foco da sua mudança.

Tendo um propósito forte, não haverá desânimo que o faça desistir, e isso, é em tudo na vida.

Se analisarmos pessoas que obtiveram sucesso em suas vidas, verificamos que algum de seus hábitos podem ser facilmente adaptados para aqueles em que queremos as nossas próprias mudanças.

Assim, criaremos os próprios remédios para as nossas necessidades.

Uma coisa é fato, temos que desejar, ter o propósito para mudar e pensamentos que de fé e confiança, uma mente aberta a novas possibilidades, uma direção a seguir.

Persistir para transformar o desejo em realidade, o poder da concentração no foco, na meta.

Faz parte da natureza humana querer melhorar tudo a sua volta: sua casa, sua carreira, suas roupas, no entanto, se a melhora não se processar por dentro, ou seja, pelo seus pensamentos e hábitos, de nada adiantará pois estaremos sempre postergando para um amanhã que nunca chega.

Assim, foco, meta concentração e controle. Não é uma fórmula, mas um bom começo para quem quer seguir em busca do sucesso, da auto realização, em ser melhor.

E então, pronto para mudanças de hábitos, pronto para uma vida mais plena, de sucesso?

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Mudança de Hábitos para sermos melhores”

  1. Sandra Lessa

    Bom dia,texto excelente,e fácil de por em prática, não conhecia,porém,passo por um momento de transformação pessoal e profissional, que aderi e estou muito feliz com minhas novas oportunidades e mudanças produzidas .Texto muito bom e devemos por em prática, pois,a mudança está dentro de nós e a partir de nós,vou praticar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem