Minha jornada no mundo do Coaching

Este artigo contém o depoimento aprofundado da psicóloga, adviser e master coach Marli Arruda sobre sua caminhada, aprendizados e conquistas com o Instituto Holos e o Sistema ISOR®.

 

Coaching

Prezado leitor, minha percepção sobre a metodologia ISOR® é a seguinte: mais         sentimos do que explicamos.

Minha formação se deu após procurar uma escola cujo conteúdo pedagógico seria       coerente com minha formação técnica, Psicologia. Por atuar em empresas e                 fomentar as práticas do comportamento humano nos negócios, eu precisava de ferramentas que complementassem meus estudos. Assim conheci o Instituto Holos, pioneiro em disseminar os referenciais do Isomorfismo.

 

A primeira certificação Professional

A cada conhecimento transferido, fui me aprofundando e percebendo a imensidão das possibilidades em colocar na prática tudo que estava absorvendo. Estruturei o conteúdo e elaborei processos de coaching em grupo e individual para diversas empresas clientes.

 

A aplicação

A recepção sobre os instrumentais Isomorfismo foi calorosa, pois há algumas terminologias diferenciadas que instigam os profissionais a conhecerem novas palavras e conceitos sobre a vida. Elaborei uma breve apresentação aos gestores/clientes e personalizei com o segmento da empresa.

Além do processo de Coaching que apresentava, formatei um curso de liderança com referenciais ISOR®.

 

Cosmovisão – Um olhar diferente sobre a mesma questão – ampliação dos conceitos e da forma de ver e solucionar problemas oriundos do mundo corporativo.

 

Postura Focada e Desfocada – Na gestão empresarial a conduta do líder influencia os resultados.

 

Clima e Centramento –  Um conteúdo muito rico para explorar o clima organizacional e propor alternativas.

 

Mudanças – Este tema envolve todos os níveis hierárquicos da empresa e   produz considerável reflexão sobre a vida pessoal quando trabalhamos os setênios (ciclo de sete anos).

 

Estrutura Mental – Campos mentais – Todos os gestores passam por uma avaliação para identificarmos qual campo mental predomina em suas ações (Direção, Operação e Intuitivo). A partir deste diagnóstico, trabalhamos vários aspectos da convivência humana, bem como o autoconhecimento.

 

Ampliação da Mentalidade – Reavaliar os diversos clichês que usamos e como os mesmos tornam-se crenças limitadoras e suas consequências.

 

Gestão de Conflito –  Tema recorrente nas empresas, quando tratamos sobre relacionamentos e comunicação. Com este conteúdo identificamos a fonte dos conflitos e como cortar a raiz do problema.

 

 

Com a certificação Master Coach pude aumentar ainda mais meu leque de atuação frente as empresas. Após ler o livro “Segredos do Sucesso. Da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão” (ed. Leader) extrai informações importantes de como profissionais que chegaram ao topo da sua carreira, percebiam a vida e do que se arrependeram de não ter realizado. O livro é composto de vinte perguntas e dentre elas uma me chamou atenção: “Qual seu sonho não realizado? Selecionei as principais respostas dos profissionais, de cunho pessoal e emocional. Alguns exemplos:

 

  1. Viajar, conhecer muitos lugares do mundo e sua cultura.
  2. Escrever um livro, uma autobiografia.
  3. Ingressar na faculdade.
  4. Ter uma casa de campo.
  5. Dominar o inglês, fazer psicologia e estudar piano.
  6. Praticar esportes radicais.
  7. Obter a faixa preta de Judô.
  8. Ser pai.
  9. Ter um relacionamento mais definitivo e adotar filhos.
  10. Cantar e tocar percussão.
  11. Ter uma casa com jardim, uma horta e cachorros.

 

Desta forma elaborei um programa de consciência da vida com os referenciais ISOR® e apresentei aos gestores, que inclusive já haviam conhecido os demais referenciais.

Utilizei as Sete Macro competências e abordei temas relevantes sobre a coerência entre a vida pessoal e profissional. A metodologia ISOR®   nos apresenta ferramentas excepcionais para trabalharmos em diferentes campos da mente humana.

Com base nas respostas dos CEOs de grandes corporações, eu transmiti aos gestores uma profunda reflexão sobre como estão conduzindo suas vidas focados somente em metas, deixando de observar a amplidão do nosso viver em diferentes contextos.

 

 

Estas são as Sete Macro competências sob a ótica corporativa:

 

  1. Dimensionamento – Capacitar sua performance através do seu olhar do mundo.
  2. Regulação – Ajustar-se frente o campo tensorial. Âmbito profissional: regulação organizacional.
  3. Interação – Interagir com outras pessoas – Ter uma harmonia relacional, assertividade, postura mais focada, compaixão e amor. Âmbito Profissional: Liderança servidora, respeito à diversidade de gerações (x, y, z).
  4. Direção – Capacidade de direção, tomar decisões. Direção Pessoal – ser dono da sua vida muitas vezes vem da sabedoria interna que vem do silêncio, intuição. Âmbito profissional: Visão de futuro, gestão estratégica, liderança servidora, Liderança U, delegação.
  5. Realização – Fazer, ter, realizar as ideias, sentir-se realizado. Praticar serenidade e desapego. Alegria de que emana do seu coração, não busca no externo. O que a vida te pede. Âmbito profissional: ter sentido no que está fazendo, valorização do desempenho, lucro e qualidade de vida.
  6. Incorporação – Aprender a ser melhor do que antes, incorporar a experiência, capacidade de aprendizagem e potencialização, capacidade de fazer algo novo. Meditação para ter insights. Mente mais limpa, para ver o todo; Âmbito profissional: Processo sucessório, aprender com as experiências, Gestão de conhecimento, capital intelectual.
  7. Transcendência – Chegar ao final de um ciclo e dar um salto. Geração de novo tempo, renovação. Mente livre recriadora, novas funções, novos circuitos neurônios, novo nível. Autorizar-se à nova postura.

 

A aplicabilidade das ferramentas ISOR® trouxe-me mais assertividade na condução do meu trabalho, aumentando exponencialmente minha visibilidade e credibilidade como Coach.

Caro leitor, o ISORMORFISMO é sem dúvida um diferencial. Todos os instrumentos foram validados e alcançaram patamares de grande nível no que tange ajudar o coachee em diversos campos.

 

 

 

Com a certificação Advanced a responsabilidade ficou ainda maior, pois confere ao profissional a expertise para atuar e aplicar as ferramentas ISOR® na área de maior conhecimento técnico. Você pode ser um advogado, médico gestor de empresa ou até mesmo um consultor de moda, beleza e afins, os instrumentais ISOR® serão benéficos.

Com tanta informação e conhecimento, o impulso de transpor o que foi aprendido, fica acentuado e a vontade de ajudar o próximo reverbera para a vida pessoal e profissional. Apliquei o conhecimento obtido no projeto “Líder Mentor”. Enfatizei  as ferramentas do Mentoring, pois um profissional que adquire toda a bagagem dos instrumentais ISOR®, torna-se automaticamente um mentor,  sua cosmovisão (ampliação da mente) o deixa receptivo para abarcar várias demandas.

 

Utilizei o referencial Holossistêmico apoiado na Teoria da Organização Humana com textos de Renato Klein e Maria Luiza Furlan Klein. A “Roda da Vida” detalha o Todo em 14 subsistemas, que são:

 

S01.  Parentesco: a Família;

S02. Sanitário: Saúde e higiene;

S03. Manutenção: Alimentação e sustento;

S04. Lealdade: Amor e relacionamentos;

S05. Lazer: Alegria e Recreação;

S06. Viário: Comunicação e Transportes;

S07. Pedagógico: Educação e Cultura;

S08. Patrimonial: Propriedade, renda e salário;

S09. Produção: extrativa, agropecuária, industrial e artística;

S10. Religioso: Religião e espiritualidade;

S11. Segurança: Defesa e paz;

S12. Político-administrativo: governo e liderança;

S13. Judiciário: normatização e ordenação jurídica;

S14. Precedência: prestígio e mecanismo de estimulação social.

 

Estudei amplamente cada subsistema, fiz um resumo e elaborei o projeto Marliflix  –  Líder Mentor  envio de  áudios para os clientes com posição de liderança. O resultado foi muito positivo, a ponto dos gestores pedirem para criar um grupo em uma rede social para discutirem os temas abordados.

 

Como você pode perceber, caro leitor, todo os referenciais ISOR® podem ser aplicados em processo de coaching individual  e coletivo, pessoa física e pessoa jurídica.

Espero ter contribuído para sua reflexão neste vasto campo de oportunidades de conhecimento e integração com o todo.

 

 

Marli Arruda

Palestras & Treinamentos

Psicóloga Empresarial, Master Coach e Adviser pelo Instituto Holos.

Facebook | Linkedin 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem