Quando realizamos o exercício de projetar o futuro do mercado de trabalho, o que também surge em nosso horizonte são profissões que podem se transformar ou até mesmo serem extintas devido aos desenvolvimentos da automação e da inteligência artificial. Mas nesse cenário, ainda há espaço para o ser humano, afinal de contas, são as pessoas que conduzem a evolução tecnológica. Isso quer dizer que o ser humano ainda será fundamental em algumas profissões. E quem desponta nesse contexto é a mentoria, já que a base de sua atuação inclui proporcionar transformações na vida pessoal e profissional de alguém, de um grupo de pessoas ou em setores empresariais. Logo, a mentoria é necessária para propiciar um suporte emocional, estratégico e intelectual a profissionais que se dedicam a cumprir o mais variado leque de atividades.
Mentoria proporciona conhecimentos com qualidade de vida, pois molda a mentalidade de outras pessoas para que vejam o mundo com outros olhos e atinjam seus objetivos, de modo mais leve e assertivo. Moldar a mentalidade envolve ampliar a visão de mundo do outro, contribuindo para que haja uma compreensão mais ampla da realidade e, mais importante, uma autocompreensão. Ou seja, o cliente se transforma quando aceita participar de um processo de mentoria. Essa mudança deve ocorrer para o melhor, porque o bem-estar individual também é fruto e foco do nosso trabalho.
É por isso que a mentoria está se tornando a ferramenta de desenvolvimento humano mais usada no mundo. Ela tem ganhado destaque por conta desse momento que a humanidade está vivendo. É um momento de transição, causando ansiedades, medos e, às vezes, alguns excessos. Requer, portanto, mentores qualificados para guiar comportamentos, atitudes, decisões e procedimentos pessoais e empresariais.
Cada vez mais a humanidade está conciliando desenvolvimento humano, ambiental, econômico e tecnológico. Grandes e inteligentes líderes já se deram conta de que essas são as bases para o futuro tecnológico e sustentável que tanto almejamos. Quando falamos em desenvolvimento humano, colocamos as pessoas no centro de diversas iniciativas, o foco é promover o desenvolvimento dessas pessoas para que possam atuar de maneira mais significativa e produtiva na sociedade. É aceitar o outro, entender, aceitar e incluir o que é diferente de nós e de nossa cultura. Essa lógica também já está sendo adotada por grandes empresas, muitas, inclusive, buscam oferecer programas específicos para ensinar suas equipes a estarem sintonizadas com essa realidade. Esse é mais um exemplo da necessidade de mentores capazes de promover mudanças comportamentais em pessoas e empresas.
Cada mentor tem as suas particularidades, seu modo de atuar, mesmo que haja um conjunto específico de técnicas que pode ser utilizado para as suas sessões. Se você quer começar a praticar mentoria e não sabe como, identifique a sua maior expertise. Se domina alguma área de conhecimento, por exemplo, comece oferecendo serviços exclusivos para um público-alvo. Você pode atuar de maneira autônoma, atualmente podemos fazer esse trabalho remotamente. Há muitas plataformas digitais que garantem o cumprimento de um excelente trabalho. Você pode ainda prestar serviço a alguma empresa especializada que fornece mentorias à iniciativa privada ou ao setor público. Há alternativas, basta você adquirir a formação correta e começar a divulgar o seu trabalho.
A área da mentoria é ampla. Há diferentes nichos que você pode se especializar. A mentoria individual é voltada para uma única pessoa, já a mentoria em grupo está direcionada a um conjunto de pessoas. Há mentorias para pessoas físicas e para profissionais de empresas. Independente de cada uma delas, seu trabalho é, como falamos acima, ampliar a visão e inspirar pessoas para que consigam cumprir a trajetória que as levará ao encontro do que tanto almejam.
Em vista disso, há a mentoria humana, que trabalha comportamentos, visões de mundo, inteligência emocional, assertividade, espiritualidade, carreira, liderança, constelações, comunicação, ética, mentalidade, ações. Quando a gente muda o olhar, o mundo muda. É só uma questão de se desfazer de crenças limitantes. A mentoria exercida de maneira humanizada tem muita repercussão na vida dos clientes, não leva em conta somente procedimentos tecnicistas, mas metodologias que permitem às pessoas descobrirem os seus potenciais internos.
Outra modalidade é a mentoria técnica mais humana, relacionada a setores produtivos, envolvendo gestão, tecnologia, produtividade, qualidade, empresarial, industrial, comercial, agricultura, finanças, tecnologia da informação, ou alguma expertise sua. Muitas vezes, o cliente cria uma realidade que está dentro de modelos e prisões mentais, dogmáticas, dicotômicas e mecanicistas. Nossa atuação é contribuir para abrir o horizonte de possibilidades desse cliente, mostrando que a vida tem outros caminhos, mais plenos e felizes.
Toda mentoria é marcada por uma atitude de generosidade por parte do mentor, o que propicia e garante o sucesso do cliente. Para que o sucesso seja alcançado, o mentor utiliza um conjunto de técnicas que permite a execução de um plano de ação eficaz, são estratégias que levam em conta também o aspecto humano, pois acreditamos que é a partir de mudanças internas que podemos atuar de maneira mais sincera e assertiva no mundo externo. O mentor guia o cliente em uma jornada cujo desfecho é o inevitável sucesso.
Se ambos, mentor e mentorado, se entregarem com sinceridade a essa jornada, não há como dar errado. Porém, é preciso que o mentor domine esse conjunto de técnicas específicas para sua função, não é somente ensinar, envolve algo mais complexo e desafiador, é inspirar, ampliar visões de mundo. É a partir da aplicação de seu trabalho que o cliente estará preparado para conquistar o que almeja e viver com menos sofrimento.
Ser mentor é abrir os olhos das pessoas, é usar o amor para transformar e beneficiar. Não há como sair imune desse trabalho. Uma das consequências mais gratificantes é justamente que mentores também se modificam para melhor a cada progresso de seu cliente. É uma jornada em que ambos ganham. Ambos ficam fortalecidos e capazes de ativar as suas Consciências Plenas.
Ativar a Consciência Plena requer silêncio, não confusão mental. O silêncio faz com que estejamos centrados e presentes no aqui e agora. Antes de começar uma sessão de mentoria, faça uma mentalização ou meditação. Volte-se para dentro de você e perceba como isso vai ajudar a ter insights relevantes. Oriente o seu cliente a também ter o hábito de voltar-se para si a partir do silêncio.
Olhar para dentro faz emergir a Mente Sábia de maneira harmônica, porque somos essa essência. Somos uma Consciência Plena, infinita e poderosa. Somos a plenitude, o todo, o universo. Temos a capacidade de edificarmos os nossos mundos e essa criação é a manifestação da mente sábia, que não é afetada por nada, pois é a fonte geradora, a matriz. Um dos grandes segredos para uma vida feliz é acionar e trazer à luz nossa Sabedoria Natural.
Cada mentorado é uma escola para nós. Aprendemos com eles e eles aprendem conosco. Cada mentorado traz uma história diferente, devemos adaptar o nosso conhecimento técnico para atender às expectativas desse cliente. É uma via de mão dupla, pois a cada cliente nossa visão de mundo também se amplia. Por falar em ampliação de visão, podemos entendê-la como a oportunidade de compreendermos um pouco mais de nós mesmos e do mundo que nos rodeia, é a abertura de nossa Consciência Plena, que permite acessarmos nossa liberdade e felicidade inatas. A felicidade inata está dentro de nós e se manifesta quando estamos conscientes e presentes no aqui e agora. Não depende de nada externo e de nenhuma realização pessoal. Precisamos apenas aquietar a mente e deixá-la se manifestar livremente.
Na vida do mentor, a aprendizagem é constante. Ninguém precisa se sentir pronto para começar a atuar como mentoria. É ao longo das experiências vividas que adquirimos confiança em nosso trabalho. Todas as vivências devem ser consideradas aprendizagem, assim como todas as pessoas que cruzam nossos caminhos são, de certa maneira, professores. Afinal de contas, se cultivarmos o hábito da aprendizagem, teremos a humildade e a esperteza de aprender com todos os seres que vêm ao nosso encontro.
Quando comecei a atuar como mentor, na década de 1990, tinha uma serie de inseguranças, sobretudo em relação a como aplicar a mentoria. Então comecei a sistematizar o processo, e meus mentorados tiveram resultados mais consistentes. Foi assim que nasceu a metodologia do Instituto Holos, chamada de Sistema ISOR® e considerada a mais inovadora e completa do Brasil para a formação humanizada em Mentoring, Coaching e Advice. O conjunto de ferramentas é totalmente integrado e holístico. O Sistema ISOR® se relaciona com a compreensão isomórfica, capaz de alterar de maneira significativa nosso relacionamento e percepção de outros seres humanos. É dessa maneira que alcançamos a coerência com a vida (isomorfismo) e conseguimos nosso espaço e deixamos nossa marca neste mundo em constante evolução.
Quem pode exercer a mentoria?
Pessoas que receberam treinamento específico para aplicarem conhecimentos e ferramentas de mentoring;
Profissionais mais jovens que orientam pessoas mais experientes no mundo das inovações tecnológicas e das modernas formas de liderança e gestão;
Profissionais mais experientes nas empresas que orientam novos líderes e trainees;
Pessoas que usam a sabedoria inata para fazerem a diferença na vida de outras pessoas;
Professores e mestres que preparam alunos para a vida, estimulam a abertura mental, possibilitando a obtenção de sucesso e bem-estar;
Pessoas que deixaram um legado no mundo e continuam inspirando;
Pessoas mais experientes e de notório saber que compartilham sua experiência e conhecimentos;
Pessoas com forte desenvolvimento, evolução e visão que inspiram outras pessoas a realizarem transformações;
Pessoas simples, de pouco estudo que são naturalmente sábias.