Melhore a Gestão de RH da sua Empresa com Estas 05 dicas

Melhore a Gestão de RH da sua Empresa com Estas 05 Dicas

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à gestão de rh, pois a boa administração de pessoal garante uma equipe motivada e capacitada, pronta para lidar com os desafios do mercado e gerar bons resultados para a organização.

Porém, nem sempre gerir pessoas é tarefa fácil e, quando esse gerenciamento não é eficaz, os efeitos são opostos aos esperados. Para resolver esse impasse e promover bons resultados, o setor de RH pode tomar algumas atitudes. Confira as 05 dicas a seguir e melhore a gestão de RH da sua empresa.

Invista na capacitação de líderes

Os líderes podem influenciar positiva ou negativamente o rendimento da sua equipe, por isso é importante investir em sua capacitação. São eles que conduzem, orientam, ensinam e inspiram os colaboradores, portanto, se não estiverem bem preparados para lidar com as diversas situações que o cargo requer, o resultado pode ser uma equipe totalmente perdida, despreparada e desmotivada.

Os treinamentos ou programas destinados aos líderes devem ser compostos não só por conhecimentos técnicos e gerenciais, mas também por disciplinas que trabalhem o poder de decisão, empatia, inteligência emocional, humildade e resiliência.

Além disso, é importante que esses líderes conheçam muito bem os membros de sua equipe. Dessa forma, quando ocorrer uma queda no rendimento de alguém, ele vai identificar os motivos, por meio de um diálogo franco, e trabalhar para que isso seja solucionado, rapidamente.

Treine as equipes

É claro que o líder é uma peça fundamental para o rendimento da equipe, porém não adianta investir apenas nele, a equipe inteira tem responsabilidade nos resultados obtidos.

Investir em capacitação e aperfeiçoamento contínuo da equipe é a chave para inovar e ficar à frente dos concorrentes, principalmente em um mercado tão competitivo como o nosso.

Use a tecnologia a favor da comunicação

A comunicação é peça fundamental na gestão de pessoas, sendo assim, é importante que todos os canais internos, como e-mails, aplicativos, newsletters e redes sociais corporativas sejam bem utilizadas. O uso correto de todas essas ferramentas facilita o compartilhamento de informações, de dados e de arquivos.

Crie metas e repasse parte dos lucros

Uma estratégia que vem sendo adotada por algumas empresas é a criação de metas coletivas e individuas. Quando essas metas são atingidas, os colaboradores são premiados com uma remuneração extra ou uma premiação, por exemplo. Dessa forma, a empresa e os funcionários saem ganhando.

A organização obtém o resultado esperado e o funcionário, um dos maiores responsáveis por isso, se sente reconhecido e motivado a continuar alcançando futuras metas.

Ofereça plano de cargos, salários e carreiras

Além de remuneração, é importante oferecer oportunidades de promoção na carreira aos funcionários que mostram excelente desempenho. Afinal, todos almejam crescimento e, se o colaborador está demonstrando compromisso com a empresa, é visível que ele deseja alçar voos mais altos.

Caso não seja possível oferecer uma promoção, por uma questão de arquitetura organizacional, outras medidas podem ser adotadas.

Estas foram algumas dicas para sua empresa melhorar a gestão do RH, tornando-o um pouco mais estratégico e participativo nos resultados da organização.

Quer saber mais sobre estes e outros temas inerentes à Recursos Humanos e Gestão de Pessoas? Acompanhe o blog da Sociis RH.

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade, Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem